idade das trevas

thiago serra
Mind Map by thiago serra, updated more than 1 year ago
thiago serra
Created by thiago serra over 5 years ago
20
0

Description

Mind Map on idade das trevas, created by thiago serra on 11/06/2014.

Resource summary

idade das trevas

Annotations:

  • durante dez anos se passou a idade média, e agora na metade do século XVIII começou o...
1 iluminismo

Annotations:

  • o iluminismo foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval.
  • Originário do período compreendido entre os anos de 1650 e 1700, o iluminismo foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza (1632-1677), John Locke (1632-1704), Pierre Bayle (1647-1706) e pelo matemático Isaac Newton (1643-1727). O iluminismo floresceu até cerca de 1800, após o qual a ênfase na razão deu lugar ao romantismo na emoção e um movimento contrailuminista ganhou força.
1.1 os filósofos combatiam à:
1.1.1 igreja católica

Annotations:

  • estavam contra o direito divino dos reis e queria a autonomia da razão
  • Os iluministas defendiam a criação de escolas para que o povo fosse educado e a liberdade religiosa. Para divulgar o conhecimento, os iluministas idealizaram e concretizaram a idéia da Enciclopédia (impressa entre 1751 e 1780), uma obra composta por 35 volumes, na qual estava resumido todo o conhecimento existente até então.
1.1.2 mercantilismo

Annotations:

  • queriam a não-intervenção do estado na economia
1.1.3 absolutismo

Annotations:

  • queriam limitar o poder do rei, substituindo por regime
1.1.4 nobreza

Annotations:

  • queriam igualdade entre as classes  (pessoas nascidas em famílias nobres recebiam benefícios)
1.2 onde se iniciou o iluminismo?

Annotations:

  • O centro do iluminismo foi a França, onde foi baseado nos salões e culminou com a grande Encyclopédie (1751-1772) editada por Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d'Alembert com contribuições de centenas de líderes filosóficos (intelectuais), tais comoVoltaire (1694 -1778) e Montesquieu (1689-1755)
1.3 principais filósofos

Annotations:

  • defendiam o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. O centro das idéias e pensadores Iluministas foi a cidade de Paris.
1.3.1 Montesquieu

Annotations:

  •  (1689-1755) – fez parte da primeira geração de iluministas. Sua obra principal foi “O espírito das leis”. Antes mesmo da sociologia surgir, Montesquieu levantou questões sociológicas, e foi considerado um dos precursores da sociologia
1.3.2 Voltaire

Annotations:

  •  (1694-1778) – Critico da religião e da Monarquia, Voltaire é o homem símbolo do movimento iluminista. Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das idéias iluministas
1.3.3 Diderot

Annotations:

  •  (1713-1784) – Dedicou parte de sua vida à organização da primeira Enciclopédia, sendo essa a sua principal contribuição.
1.3.4 D’Alembert

Annotations:

  •  (1717-1783) – Escreveu e ajudou na organização da enciclopédia.
1.3.5 Rousseau

Annotations:

  •  (1712-1778) – redigiu alguns verbetes para a Enciclopédia. Suas idéias eram por vezes contrárias as dos seus colegas iluministas, o que lhe rendeu a fama de briguento. Sua principal obra foi “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”.
1.4 despotismo esclarecido

Annotations:

  • O despotismo esclarecido foi uma forma de governo adotada pelos Reis, no século XVIII, como uma alternativa para a Monarquia Absolutista que estava em crise, devido às idéias Iluministas. Até então, acreditava-se que o monarca era escolhido por Deus. Sem serem questionados, os monarcas exerciam seu poder de forma centralizada, absoluta. No entanto, desde o século XVII as ideias dos filósofos iluministas ganhavam espaço por toda a Europa. O Iluminismo foi um movimento filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão sobre a visão teocêntrica que vigorou por toda a Idade Média. De acordo com a divisão da sociedade naquela época, pode-se dizer que o Iluminismo foi um movimento iniciado pela burguesia.
1.4.1 Catarina II da Rússia

Annotations:

  • a partir das ideias iluministas, sobretudo de Voltaire e D’Alembert, a imperatriz limitou a interferência da igreja, pois passou a aceitar todas as crenças religiosas; construiu escolas e modernizou a administração, assim como reformou algumas cidades. O filósofo iluminista Diderot esteve na Rússia, a convite de Catarina II.
1.4.2 José II, da Áustria

Annotations:

  •  Apesar de não ter se aproximado dos filósofos iluministas, provavelmente por ser católico, José II realizou grandes reformas a partir das ideias iluministas na Áustria. Aboliu a tortura e a servidão, passou a cobrar impostos do clero e da nobreza, antes poupados, fundou escolas, construiu hospitais, reformou a legislação e permitiu todas as crenças religiosas.
1.4.3 Frederico II da Prússia

Annotations:

  • Foi o monarca mais próximo dos filósofos iluministas, tendo inclusive, os acolhido quando os mesmos sofreram perseguições na França. Frederico II aboliu as torturas, fundou escolas, reformulou o sistema penal e passou a aceitar todas as crenças religiosas.
1.4.4 Marquês de Pombal

Annotations:

  •  Não era um monarca, e sim um conde português, ministro do Rei D. José, de Portugal. Pombal expulsou os jesuítas das terras portuguesas (Portugal e suas colônias) e reformou a estrutura administrativa (educacional, econômica, social e do exército), desenvolvendo, dessa forma, o comércio colonial.
Show full summary Hide full summary

Similar

Idade Média - Conceitos
Emanuelle Alcantara
The USA, 1919-41
sagar.joban
Geography Restless Earth
sophieelizabeth
Key Shakespeare Facts
Andrea Leyden
Ebola Virus Disease
rubyduggan
Edexcel Additional Science Biology Topic 2- Life Processes
hchen8nrd
GCSE REVISION TIMETABLE
Sonia Christopher
Organigramas
Cynthia Orellana
Organigramas
Sindy Deydania
seis procesos de la ARH. Administración de Recursos Humanos
Lenin Lanza
Evaluación y sostenibilidad organizacional a partir del presupuesto
Jessica Alvir