Conflitos no mundo

tomas-moraes
Mind Map by tomas-moraes, updated more than 1 year ago
tomas-moraes
Created by tomas-moraes over 5 years ago
30
1

Description

Mapa mental.
Tags

Resource summary

Conflitos no mundo
1 Europa
1.1 Xenofobismo

Annotations:

  • O xenofobismo é a aversão a outros grupos étnico-culturais: preconceito, forma de racismo assumida contra um grupo social.
1.1.1 França

Annotations:

  • No final do século XIX, a França e outras potencias europeias dominaram o continente africano. Com isso muitos habitantes de suas colonias migraram para a Europa em busca de trabalho, estudos, etc. Por um tempo esses imigrantes foram bem recebidos, porem nos últimos anos com o aumento do desemprego, franceses tem defendido o controle dos fluxos migratórios externos e medidas que incentivem a volta de imigrantes e seus descendentes aos países de origem. 
2 O mundo polarizado (EUA x URSS) se transforma em multipolar a partir da década de 1980
3 MEIOS DE COMUNICAÇAO
3.1 As informaçoes são controladas pela empresa de comunicação.
3.1.1 CNN - Reusters - Associated Press - France-Presse

Annotations:

  • Essas agencias fazem parte de companhias de atuam em todo o mundo. São multinacionais dos setores de comunicação e informação. 
4 ORIENTE MÉDIO

Annotations:

  • Focaremos nossas atenções num estudo em escala regional: o Oriente Médio. Optamos por essa região porque aí estão concentrados importantes conflitos mundiais da atualidade. Aproveite as informações e ideias sobre esse assunto adquiridas no desafio geográfico anterior. Esse estudo de caso também servirá para refletirmos sobre questões de geopolítica em outras escalas geográficas.
4.1 Conflitos

Annotations:

  • O Iraque é um país multiétnico e com grandes tensões internas. As suas principais etnias são os xiitas, os sunitas e a minoria são os curdos.
4.1.1 Irã x Iraque

Annotations:

  • Ocorreu entre 1980 a 1989 devido a disputa pelo canal Chatt al Ardo ( junção dos rios Tigre e Eufrates). Consequência: o Iraque invade o Kuwait alegando que esse pais era parte do seu território dando origem a Guerra do Golfo.
4.1.2 Iraque x EUA

Annotations:

  • Foi um conflito que começou a 20 de Março de 2003 com a invasão do Iraque, por uma coalizão militar multinacional liderada pelos Estados Unidos. O principal motivo para a guerra foi de que o Iraque estava desenvolvendo armas de destruição maciça, sendo que elas ameaçavam a segurança mundial
4.1.3 Guerra do Golfo

Annotations:

  • Ocorreu em 1991 quando o Iraque invadiu o Kuwait. Consequências: O Iraque perde o apoio dos EUA que forma uma coalisão pois o Kuwait era fornecedor de petróleo para o Ocidente e através do uso militar expulsa as tropas iraquianas do território Kuwaitiano. O Iraque passa a sofrer um embargo econômico que seria rompido se ele permitisse uma inspeção e destruição dos seus arsenais de destruição em massas.   
4.1.4 Primavera Árabe

Annotations:

  • Entende-se por Primavera Árabe a onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reinvindicar melhores condições sociais de vida. Tudo começou em dezembro de 2010 na Tunísia, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali. Em seguida, a onda de protestos se arrastou para outros países.
4.2 Clima e Hidrografia

Annotations:

  • O relevo costuma apresentar baixas altitudes em todo o seu território, excetuando-se a região Norte, mais especificadamente a Turquia, que apresenta  regiões montanhosas. Os dois rios mais importantes da região são os Rios Tigres e Eufrates, ambos localizados no território que pertencem ao Iraque e que desaguam no Golfo Pérsico.​Seu território é atravessado pelo Trópico de Câncer e, por isso, apresenta duas faixas climáticas, sendo uma a Zona Temperada Norte, ocupa a maior parte de sua área, e a Zona Intertropical, localizada na porção sul. Os principais climas da região são o árido e o semiárido. ​
4.3 Rios Jordão, Tigre e Eufrates

Annotations:

  • A planície que se destaca é a Mesopotâmia, localizada na parte central do território. Nele corre os dois mais importantes rios da região, o Tigre e o Eufrates, que nasce na Ásia Menor e desaguam no golfo Pérsico, através do canal Chat-el-Arab. Mesmo atravessando uma região árida de poucas chuvas, os rios Tigre e Eufrates não secam, porque suas nascentes encontram-se numa região de muita chuva na Turquia.​
4.4 Projeto Grande Anatólia

Annotations:

  •  Consistem no represamento das águas dos rios Tigre e Eufrates que se encontram no território da Turquia (amontante) reduzindo o volume de seus cursos. Este projeto iniciou em 1980 e visa transformar o sudeste turco em um polo agrícola e de produção energética. Para a realização deste projeto são necessárias as construções de hidrelétricas e barragens.  
4.5 Curdos

Annotations:

  •   É um povo de aproximadamente 25 milhões de pessoas que não possui uma pátria, pois estão espalhados por cinco países (Turquia, Iraque, Irã, Síria e Armênia). Os curdos nas ultimas décadas vem lutando pela criação de Curdistão.  Caso o Curdistão seja criado, ele seria o único país do Oriente Médio rico em água e petróleo. No Iraque, ele ficaria com uma parte do território com inúmeras jazidas de petróleo e na Turquia, iriam apropriar das nascentes dos rios Tigre e Eufrates.   
4.6 Economia dos Países

Annotations:

  • A economia do Oriente Médio está quase toda voltada para a produção e exportação de Petróleo, por conta desse combustível fóssil estar predominantemente localizado nessa região. Estima-se que mais de 60% do petróleo produzido no mundo seja do Oriente Médio. Além da exportação de petróleo, a atividade econômica mais rentável para a região, depois do petróleo, é o turismo, concentrado nas cidades de Jerusalém, Nazaré e Tel Aviv.​​
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
kelly.etehil
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo
Comunidades de Aprendizagem: Geomorfologia
Catarina Troiano