OSM & OM

Description

A Administração e a OS&M
Ione Reis
Mind Map by Ione Reis, updated more than 1 year ago
Ione Reis
Created by Ione Reis over 5 years ago
9
0

Resource summary

OSM & OM
  1. CONCEITO: é uma área da Adm com objetivo de aperfeiçoar o funcionam/ das organizações, ver como a empresa está funcionando de uma forma diferenciada, mais sagaz em observar erros e dar proposta para solução.
    1. MÉTODO é a forma, é saber qual é a forma mais prática de desenvolver uma atividade e/ou um trabalho,. Vai desenvolver as tarefas com menos energia.
      1. SISTEMAS podem ser conjunto de métodos, procedimentos e técnicas que fazemos para gerar informação. Tem que ter visão sistêmica, áreas integradas a outra e ter ferramenta informatizada.
        1. ORGANIZAÇÃO é ver a parte sistêmica da atividade e adequar o funcionam/ da empresa olhando os setores como interligados-VISÃO SISTÊMICA. Ver como capacitar as pessoas para desenvolver melhor suas atividades e produzir de forma eficiente e eficaz.
          1. VISÃO HOLISTICA (CURY, 2005) é você ver a empresa como um todo e não apenas parte, ou um pedaço. É ter perspectiva global.
          2. METODOLOGIA DE OSM consiste na realização de diagnóstico - ANÁLISE ADMINISTRATIVA
            1. Suas fases são: IDENTIFICAR O PROBLEMA através da COLETA DE DADOS para ver onde estão os pontos críticos (gargalos) fazer a ANÁLISE e a ELABORAÇÃO DE SUGESTÕES ou do novo sist., treinam/, implantação e acompanham/. A sugestão não pode ser isolada, tem que ser em conjunto.
            2. OBJETIVO FINAL: renovação organizacional (renovar a empresa) por meio da manipulação da empresa como sist. social (pq trabalha com pessoas-funcionário, comunidade, fornecedores...), aberto (afetado por outras áreas que não imaginamos. Ex: greve dos caminhoneiros), em permanente sintonia com o ambiente externo e/ou interno (governo, questão internacional, dólar ...)
              1. ATIVIDADES BÁSICAS DA ÁREA DE OSM: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (Organograma); RACIONALIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE TRABALHO (otimizar o processo, diminuir etapas, automatizar); DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (treinamento, capacitação, melhorar o clima da organização); CONTROLE DOS SISTEMAS DA INFORMAÇÃO (um sist. para rodar direito vai de 2 a 3 anos); CONSULTORIA EXTERNA (pode ser Administrador, Consultor e fazer alguns cursos de sistemas depois de uma pós-graduação, além das especializações).
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Administração Financeira e Orçamentária
                Raphael Luiz Fonseca
                CONTABILIDADE GERAL
                MJPD
                ÉTICA CONTABIL
                dany_ecia
                Sistemas de Informações Contábeis.
                brunomonteirof
                Perícia Contábil
                paulinha_luzf
                Função Social dos Tributos
                Gabriela Guedes da Cruz
                Comportamento Organizacional
                KASSIA PAULO
                Definições e Noções Básicos de Contabilidade
                Samuel de Paula Oliveira
                Patrimônio
                Ricardo Pereira
                Obrigações trabalhistas do empregador
                Luiz Felippe Bolzani
                Ativo Imobilizado
                Luís de Lima Machado