A Psicologia ou as psicologias

Description

testando Mind Map on A Psicologia ou as psicologias, created by Cristina Coutinho Marques de Pinho on 20/02/2019.
Cristina Coutinho Marques de Pinho
Mind Map by Cristina Coutinho Marques de Pinho, updated more than 1 year ago More Less
jvoliveira12
Created by jvoliveira12 about 10 years ago
Cristina Coutinho Marques de Pinho
Copied by Cristina Coutinho Marques de Pinho about 5 years ago
7
0

Resource summary

A Psicologia ou as psicologias
  1. Ciência
    1. É uma atividade reflexiva, ela procura compreender, elucidar e alterar o cotidiano, a partir de seu estudo sistemático.
      1. A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (Objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Essa caracteristica da produção científica possibilita sua continuidade: um novo conhecimento e produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido, nesse sentido a ciência caracteriza-se como um processo.
        1. A ciência ainda tem uma caracteristica fundamental: ela aspira a objetividade.Suas concluções devem ser passiveis de verificações e isentas de emoção,assim tornando valida para todos.
          1. Aspectos que fazem da Ciência uma forma de conhecimento que supera em muito o conhecimento espontâneo do senso comum: Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processos cumulativos do conhecimento, objetividade.
    2. Senso Comum
      1. Psicologia do Senso comum
        1. É a Psicologia usada no cotidiano pelas pessoas em geral, por exemplo, um vendedor usa sua "psicologia" para persuadir uma pessoa a comprar um produto, ou seja, assim podemos dizer que as pessoas normalmente, têm um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica, o que lhes permiteexplicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico.
        2. É um tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano, é um conhecimento intuitivo, espomtâneo, de tentativas e erros.
          1. Ex.:Nós mesmos, quando precisamos atravessar uma avenida movimentada, com o tráfego de veículos em alta velocidade, sabemos perfeitamente medir a distância e a velocidade do automóvel que vem em nossa direção, como se fosse uma noção, um pré-conhecimento, até hoje não conhecemos ninguem que usasse máquina de calcular ou uma fita métrica para essa tarefa.
            1. Esse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hábito á tradição, a qual, quando estabelecida, passa de geração para geração (cutural).
        3. Objeto de estudo da Psicologia
          1. A Pscologia e todas as ciências humanas, estuda o HOMEM.Daí que se vem a pergunta: "Qual é, então, o objeto específico de estudo da Psicologia?"
            1. Se dermos a palavra a um psicologo comportamentalista, ele dirá: "O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano". Se a palavra for dada a um psicologo psicanalista, ele dirá: "O objeto de estudo da Psicologia é o inconsciente". Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.
              1. Por ter-se constituido como area do conhecimento cientifico só muito recentimente (final do séc.19),acabou mostrando dificuldades a se ter um objeto especifico a estudar,pois antes mesmo na filosofia já se tinha a preocupação de estudar o homem.
                1. Outro motivo que contribui para dificultar uma clara definição de objeto da Psicologia é o fato de o cientista - o pesquisador - confundir-se com o objeto a ser pesquisado.
          2. A subjetividade como objeto da Psicologia
            1. A psicologia colabora com o estudo da SUBJETIVIDADE: é essa a usa forma particular, especifica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana
              1. Nossa matéria-prima, portanto, é o homem em todas as suas versões: as Visiveis = comportamento; as Invisiveis = sentimentos; Singulares = somos o que somos; Genéricos = somos porque todos são, (somos todos assim);
                1. A subjetividade é a sintese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural;
                  1. Esta sintese - a subjetivida - é um mundo de ideias, significados
                    1. Entretanto,a sintese que a subjetividade representa não é inataao individuo,ou seja,ela não nasce com o individuo,Ele a controi aos poucos apropriando do mundo social e cultural,criando e transformando o mundo (externo),o homem constroi e tranforma a si proprio.
            Show full summary Hide full summary