Rebelião Colonial

fonsecagabi.s
Mind Map by fonsecagabi.s, updated more than 1 year ago
fonsecagabi.s
Created by fonsecagabi.s over 5 years ago
15
0

Description

Mind Map on Rebelião Colonial, created by fonsecagabi.s on 11/25/2014.

Resource summary

Rebelião Colonial

Annotations:

  • Resistência de grupos indígenas e negros à presença e à dominação lusa no Brasil, que resultou em diversas rebeliões.  
1 Revoltas nativistas

Annotations:

  • Foi uma das primeiras revoltas de contestação dos colonos contra a metrópole, mas sem defender a separação do Brasil e Portugal. obs: engloba todas as rebeliões da época ; Não expressavam ideias emancipacionistas.
1.1 Conflitos
1.1.1 Guerra dos mascates

Annotations:

  • Surgiu de 1710 a 1711 um conflito entre senhores do engenho de Olinda e comerciantes portugueses de Recife (mascates) na disputa pelo poder politico e economico. Os olindenses foram considerados culpados e seus lideres condenados. Portanto esse movimento foi importante para demonstrar a decadencia economica e a perda de força politica dos senhores do engenho olindenses.
1.1.1.1 Ocorreu em Pernambuco
1.1.1.2 Disputa por poder
1.1.1.3 Conflito entre senhores do engenho e mascates
1.1.2 Revolta de vila rica

Annotations:

  • Teve inicio em 1720 sendo conhecida por Revolta de Filipe dos Santos por ter o tropeiro Filipe como um de seus lideres que foi a luta afim de apresentar suas reinvidicaçoes ao conde de Assumar. O governados comprometeu-se a cumprir as reivindicaçoes; portanto, apos algum tempo ocupou a vila e prendeu os envolvidos e mais tarde os puniu. Filipe foi esquartejado e espalhado em pedaços pelas estradas.
1.1.2.1 Ocorreu em Minas Gerais
1.1.2.2 Conflito pela Casa de Fundição
2 Quilombo de Palmares

Annotations:

  • Foi um movimento que demonstrou a insatisfação da população negra em relação a mao de obra escrava e a crueldade da elite branca com os mesmos. Palmares e Quilombos de menor porte e duração representaram a resistência contra a escravidão que, também, era manisfestada com violência.
2.1 Usufruiu da violência
2.2 Insatisfação dos negros
2.3 Luta pelo fim da escravidão
3 Revolta de Beckham

Annotations:

  • Foi uma revolta que ocorreu no Maranhão com o intuito de contestar a autoridade da metrópole pois faltava infraestrutura para escoar produção e receber mercadorias e escravos africanos. Liderados por Manuel Beckman, os litifundiarios depuseram o governador dando inicio a saques aos armazéns da Companhia de Comercio, além da destruição das missões e da expulsão dos padres jesuítas. Por fim, o movimento foi massacrado e seus lideres executados pela Coroa Portuguesa.
3.1 Falta de condições
3.2 Conflito pela catequização de negros
3.3 Manuel Beckman liderou
3.4 Ocorreu no Maranhão
3.5 Criação e fim da Companhia do Comércio

Annotations:

  • Visava atender as necessidades da população maranhense e principalmente dos grandes proprietarios da região. No entanto exercia monopolio comercial e prejudicou a população, vendendo produtos de baixa qualidade á precos exorbitantes e comprando mercadorias da propria regiao com impostos baixissimos 
3.6 busca por escravos

Annotations:

  • Principalmente para a extração das 'Drogas do Sertão'
3.7 Fracassou

Annotations:

  • o movimento foi massacrado, seus lideres executados, e a Companhia do Comercio foi extinta.
4 Guerra dos Emboabas

Annotations:

  • Ocorreu de 1707 a 1709, e se caracteriza por ser uma disputa entre paulistas e emboabas( portugueses e "forasteiros") no qual os paulistas não aceitavam dividir as minas com os forasteiros. Por fim, Nunes Viana liderou os emboabas e se tornou lider dos paulistas fazendo com que ocorrece em 1709 o capão da Traição 
4.1 Ocorreu em Minas Gerais
4.2 Descoberta de riquezas
4.3 Disputa pela mineradora
4.4 Liderada por Manuel Nunes Viana
4.5 Capão da traição

Annotations:

  • Foi a primeira batalha que ocorreu em 1707 no qual os paulistas foram cercados e convencidos a se entregar com "garantia" de que não seriam mortos. Entretanto, os emboabas nao cummpriram a palavra e massacraram os paulistas.
4.6 Capitania Real de SP e Minas de Ouro

Annotations:

  • Deu fim a disputa por riquezas centralizando a aministração para os funcionários portugueses e mais tarde os paulistas se retiraram de Minas Gerais e foram para os estados de Goias e Mato Grosso a procura de ouro.
5 Mudanças

Annotations:

  • de 1640 a 1660, o Brasil colonial vivenciou grandes mudancas como a expulsao definitiva dos holandeses do nordeste acucareiro (1654) que permitiu a retomada do controle de Portugual sobre a producao açucareira. 
5.1 Expansão territorial

Annotations:

  • Logo apos a superprodução açucareira, seu preço foi influenciado negativamente no qual uma das medidas para superar tal situação foi a expansão pelo interior do territorio em busca de novas fontes de riqueza.
5.2 Expulsão dos Holandeses

Annotations:

  • A expulsão definitiva dos holandeses do nordeste açucareiro (1654) permitiu a retomada do controle de Portugal sobre a produção açucareira. 
5.3 Conselho Ultramarinho

Annotations:

  • Medida para ampliar o controle sobre a colonia criada em 1642 que promoveu desentendimentos constantes entre colonos e a Coroa Portuguesa ( por conta dos altos impostos e dos monopólios instituídos por essa metrópole)
Show full summary Hide full summary

Similar

Photosynthesis and Respiration Quiz
Selam H
PHYSICS P1 1
x_clairey_x
SMART School Year Goals
Alice ExamTime
ExamTime Quick Guide to Getting Started
Andrea Leyden
GCSE Maths: Geometry & Measures
Andrea Leyden
GCSE REVISION TIMETABLE
megangeorgia03
Making the Most of GoConqr Flashcards
Sarah Egan
Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
RUPTURA PREMATURA DE MEMBRANAS
GINA DANIELA TABLA GERENA
CONOCIMIENTO
Ceci Manzanillas
Creación del archivo
Lina Baldovino