Gestação e parto

Description

fisiologia veterinaria Mind Map on Gestação e parto, created by Rayanne Da Costa on 01/04/2019.
Rayanne Da Costa
Mind Map by Rayanne Da Costa, updated more than 1 year ago
Rayanne Da Costa
Created by Rayanne Da Costa about 5 years ago
16
1

Resource summary

Gestação e parto
  1. Fertilização
    1. É o processo que consiste na união entre os gametas do macho e da fêmea e que resulta em um embrião. Esse processo se inicia quando o macho faz a liberação de seus espermatozoides no trato reprodutor da fêmea. Com os espermatozoides no trato reprodutor da fêmea, eles se dirigem para o local de fecundação, onde eles iram se capacitar e fecundar o oócito.
      1. Capacitação do espermatozoide: É o processo que o espermatozoide sofre de remoção da glicoproteínas da superfície das células, que é responsável por fazer proteção do espermatozoide. O espermatozoide possui o acrossoma livre para fazer a reação acrossômica.
        1. Reação acrossômica: É a reação que ocorre quando o espermatozoide capacitado chega ao oócito. Essa reação ocorre porque na cabeça do espermatozoide possui enzimas hidrolíticas que digerem a granulosa e a zona pelúcia do oócito.
      2. Reconhecimento da gestação: Durante o metaestro ocorre a produção do Corpo Lúteo que tem a função de produzir a progesterona ( até o aparecimento da placenta ou o fim da gestação, variando de acordo com a espécie). Com a fecundação, o CL não sofre degeneração feita pela PFG2-Alfa que seria secretada de forma pulsátil, mas agora sofre inibição por meio de uma secreção continua.
        1. Embrião: Após a fecundação, o oócito fecundado inicia o processo de maturação ainda no oviduto , onde permanece até o estagio de morula, ao chegar nesse estágio o embrião desloca-se para o endométrio do útero para fazer a nidação e se desenvolver até o parto.
          1. Parto: O parto se inicia com a diminuição da progesterona e o aumento da PGF2-Alfa que irá atuar diretamente no miométrio, iniciando as contrações e aumentando o estrogeno, que estimular a produção de ocitocina, que fará a abertura do canal de parto para o feto se alojar e causar o reflexo fergunson. O feto só será expelido para o meio externo quando houver a separação da sínfise púbica, e isso só irá o correr com a liberação do hormônio relaxina que irá causar o relaxamento de toda região pélvica.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
        Ana Inês Kruecck Quintas
        Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
        Ana Inês Kruecck Quintas
        FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO 1
        Paula Ceccon
        Sistema Endócrino
        Julia Helena Pacheco Muller
        Sistema nervoso
        João Victor
        Sistema Respiratório
        bedamorim
        Tecido Epitelial
        bedamorim
        Sistema Urinário
        mariana monteiro
        Fisiologia do Sistema Renal
        Paula Ceccon
        Fisiologia Vegetal
        victorgalol13
        Aparelho Locomotor - Sistema Muscular
        mariana monteiro