Teoria da Burocracia

Description

Mind Map on Teoria da Burocracia, created by Renan Pinheiro de Borba on 15/04/2019.
Renan Pinheiro de Borba
Mind Map by Renan Pinheiro de Borba, updated more than 1 year ago
Renan Pinheiro de Borba
Created by Renan Pinheiro de Borba about 5 years ago
355
0

Resource summary

Teoria da Burocracia
  1. Teoria das organizações
    1. 3 Formas de Autoridades
      1. Tradicional

        Annotations:

        • a autoridade tradicional é baseada nos costumes e tradições de uma cultura. A autori-dade dos patriarcas e anciãos nas sociedades antigas, e o poder do senhor feudal, por exemplo, baseiam-se nesse tipo de legitimação, garantida pela tradição religiosa, pelas crenças e pelos costumes sociais.
        1. Passado eterno
        2. Carismática

          Annotations:

          • é baseada nas características pessoais de um indivíduo. Os profetas, heróis, guerreiros e líderes normalmente são reconhecidos pelos seus feitos e qualidade pessoais, exemplificando esse tipo de autoridade”
          1. Caracteística individuais do lider
          2. Racional-Legal

            Annotations:

            • autoridade baseada nas regras e normas estabelecidas por um regulamento reconhecido e aceito por todos os membros de dada comunidade. O ordenamento jurídico estabelece com-petências, direitos e deveres atribuídos a cada função e a autoridade se impõe pela obediência a esses princípios. O exercício da função e da autoridade é assim limitado pela regra.
            1. Baseia-se em normas legais
          3. Racionalidade burocrática

            Annotations:

            • hiavenato (2014, p. 267) diz que “a raciona-lidade implica a adequação dos meios aos fins. No contexto burocrático, isso significa eficiência. Uma organização é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para a implementação das metas”
            • “a racionalidade funcional é alcançada pela elaboração – baseada no conhecimento científico – de regras que servem para dirigir, partindo de cima, todo comportamento de encontro à eficiência”.
          4. CONCEITO: sistema que busca organizar, de forma estável e duradoura a cooperação de um grande números de indivíduos, cada qual tendo uma função especializada
            1. Separa a esfera privada da profissional
              1. Para Weber, qualquer sociedade que sustente e oriente os seus atos em leis racionais, é uma burocracia
                1. FORMALIDADE DE RACIONALIDADE para dirigir indivíduos em diferentes cargos em direção a um alvo comum
                  1. Busca previsibilidade
                    1. Impessoabilidade
                      1. Lógica
                        1. Eficiência e produtividade
                        2. TIPO IDEAL DE ORGANIZAÇÃO
                          1. Formalidade

                            Annotations:

                            • Estabelece que a burocracia é algo formal, baseado em normas e leis, as quais devem sustentar as decisões tomadas, principalmente por critérios impessoais.
                            1. Impessoalidade

                              Annotations:

                              • Estabelece que a burocracia é algo impessoal, em que os cargos são mais importantes do que as pessoas que os ocupam, sendo que as pessoas, uma vez nos cargos, simplesmente cumprem as leis.
                              1. Profissionalismo

                                Annotations:

                                • Estabelece que a burocracia é algo com forte abordagem profissional, e que funciona, na prática, como fator de sobrevivência das pessoas nas organizações
                            2. Características da burocracia
                              1. Disfuinções

                                Annotations:

                                • egundo Chiavenato (2014, p. 269), “[...] a essas consequências imprevistas Merton deu o nome de disfunções da burocracia, para designar as anomalias de funcionamento responsáveis pelo sentido pejorativo que o termo burocracia adquiriu junto aos leigos no assunto”.
                                • Chiavenato (2014, p. 272), as “causas das disfunções da burocracia residem no fato de que a burocracia não leva em conta a chamada organização informal que existe em todo tipo de organização humana”.
                                1. Regras burocrásticas
                                  1. Graus de burocratização: Autoridade dos membros, forma do procedimento, maneira de aplicação das normas, ou seja, não há apenas uma forma de mensurar
                                  2. CRÍTICA

                                    Annotations:

                                    • “concentrando sua atenção nos aspectos meramente formais das organizações, deixando de lado aqueles que efetivamente fazem com que as organizações funcionem: as pessoas que nelas operam” Caravantes (1998, p. 51)
                                    • Chiavenato (2014, p. 265-266) afirma: “Weber não previu nenhuma variação no comportamento humano dentro da organização. Antes, pelo contrário, a burocracia assenta-se em uma visão padronizada do comportamento humano”
                                    1. Não é ideal para todas as organizações

                                      Annotations:

                                      • esse sentido, podemos dizer que as orga-nizações da economia criativa e da nova economia digital não são adequadas ao tipo burocrático de estrutura e gerenciamento.
                                      1. três grandes críticas | Oliveira (2010, p. 125-126)
                                        1. a dificuldade de adequação das organizações ao acelerado ritmo “das mudan-ças e das novas tecnologias de operação e, principalmente, do conhecimento administrativo
                                          1. a exagerada ênfase nos métodos e procedimentos administrativos, em detri-mento das habilidades, do conhecimento e da criatividade das pessoas;
                                            1. a Teoria da Burocracia proporciona inchaço das organizações”
                                            2. Três Crítica CHIAVENATTO
                                              1. Weber não inclui a organização informal em seu tipo ideal de burocracia. As pes-soas são vistas como seguidores de regras e procedimentos em um sentido meca-nístico, e não como criaturas sociais interagindo dentro de relacionamentos sociais
                                                1. As distinções de Weber entre tipos de autoridade são exageradas, embora te-nha discutido a “combinação de diferentes tipos de autoridade”
                                                  1. O conflito interno na organização é considerado indesejável. Dentro de uma estrutura integrada racionalmente, em que pessoas seguem comportamentos prescritos, assume-se que o conflito não deve existir.
                                                2. ORIGEM (1940): Em contraste com as sociedades primitivas e feudais
                                                  1. Max Weber
                                                    1. Surgiu como contraponto às práticas desumanas e injustas do início da Revolução Industrial.

                                                      Annotations:

                                                      • Teoria Geralda adminisTração57Em função dessas características, Bateman e Snell (1998, p. 55) relatam que uma “[...] organização burocrática pode ser eficiente e produtiva”. No entanto, os mesmos autores mostram que “[...] a burocracia não é o modelo apropriado para todas as orga-nizações” (BATEMAN; SNELL, 1998, p. 55). Nesse sentido, podemos dizer que as orga-nizações da economia criativa e da nova economia digital não são adequadas ao tipo burocrático de estrutura e gerenciamento.A economia criativa é um termo cunhado contemporaneamente para designar os tipos de ne-gócios que são decorrentes da criatividade humana. Podemos citar como exemplo as empresas que criam games que são disputados on-line com jogadores em diversos lugares do mundo.Segundo Maximiano (2000, p. 62), o modelo burocrático de organização “[...] é um esquema que procura sintetizar os pontos comuns à maioria das organizações formais e modernas, que fora contrastado com as sociedades primitivas e feudais”.Nessas organizações, a estrutura burocrática se baseia em alguns princípios. Conforme afirmam Motta e Vasconcelos (2006, p. 131), nesse tipo de organização há “[...] a existência de funções definidas e competên-cias rigorosamente determinadas por leis ou regula-mentos”. Os mesmos autores retratam o princípio da impessoalidade dizendo que “a remuneração deve ser igual para o exercício de cargos e funções seme-lhantes” (MOTTA; VASCONCELOS, 2006, p. 131).Podemos dizer que o pensamento burocrático fora desenvolvido a partir das reflexões a respeito da sociedade desenvolvidas por Max Weber e que se refletiu forte-mente na gestão de empresas.A Teoria da Burocracia, segundo Chiavenato (2014, p. 257-258) surgiu por volta dos anos 1940 em decorrência de alguns aspectos distintos que são: 1. a fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias, mas sem possibilitarem aborda-gem global e integrada dos problemas organizacionais;2. a necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar to-das as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de or-ganização humana e principalmente às empresas;3. o crescente tamanho e complexidade das empresas, que passaram a exigir mo-delos organizacionais mais bem definidos;© Team Oktopus // Shutterstock
                                                      1. a fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, a

                                                        Annotations:

                                                        • a fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias, mas sem possibilitarem aborda-gem global e integrada dos problemas organizacionais;
                                                        1. a necessidade de um modelo de organização racional

                                                          Annotations:

                                                          • a necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar to-das as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de or-ganização humana e principalmente às empresas
                                                          1. o crescente tamanho e complexidade das empresas,

                                                            Annotations:

                                                            • o crescente tamanho e complexidade das empresas, que passaram a exigir mo-delos organizacionais mais bem definidos
                                                            1. o ressurgimento da Sociologia da Burocracia

                                                              Annotations:

                                                              • o ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos tra-balhos de Max Weber, seu criador.
                                                            2. ASPECTOS ESSENCIAIS
                                                              1. ênfase à forma

                                                                Annotations:

                                                                • ênfase na forma, ou seja, um conceito definido de hierarquia, uma organização sequencial de cargos;
                                                                1. especialização da tarefa e competência,

                                                                  Annotations:

                                                                  • especialização da tarefa e competência, onde só estaria qualificada para inte-grar o quadro administrativo da organização a pessoa que demonstrasse pre-paro técnico adequado;
                                                                  1. regras e normas

                                                                    Annotations:

                                                                    • regras e normas, de forma a garantir que os objetivos fossem efetivamente alcançados
                                                                    1. responsabilidades divididas,

                                                                      Annotations:

                                                                      • responsabilidades divididas, para os ocupantes dos cargos, com a autoridade necessária para o desempenho efetivo;
                                                                      1. registro

                                                                        Annotations:

                                                                        • registro, no qual todos os documentos relevantes da vida organizacional deve-riam ser documentados.
                                                                      Show full summary Hide full summary

                                                                      Similar

                                                                      Teoria Geral da Administração(TGA)
                                                                      Flávio Machado Lobo
                                                                      Direito Constitucional focado (INSS 2016) - Direitos e Garantias Fundamentais e Administração Pública
                                                                      Thiago Amério
                                                                      ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
                                                                      Nathalino Pachêco
                                                                      Abordagens de Gestão
                                                                      sa.sousa
                                                                      T1 - ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
                                                                      Dayene Campos
                                                                      A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
                                                                      eduarda Fernandes
                                                                      Tecnologia e Administração
                                                                      Erika Lots
                                                                      TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
                                                                      Fernando Luiz
                                                                      Conceito de Gestão Produtiva
                                                                      Ana Cristina Ush
                                                                      Funções administrativas
                                                                      brunocmt
                                                                      Administração Financeira e Orçamentária
                                                                      Raphael Luiz Fonseca