BNCC- ENSINO FUNDAMENTAL

Description

mapa conceitual
Adriana Campos
Mind Map by Adriana Campos, updated more than 1 year ago
Adriana Campos
Created by Adriana Campos over 4 years ago
24
0

Resource summary

BNCC- ENSINO FUNDAMENTAL
  1. MATEMÁTICA
    1. 1 ANO
      1. NÚMEROS: contagem, adição básica, ascendente e descendente, composição e decomposição.
        1. ÁLGEBRA: padrões figurais e numéricos, sequências recursivas.
          1. GEOMETRIA: localização de objetos e pessoas, figuras geométricas espaciais e planas.
            1. GRANDEZA E MEDIDA: medidas de comprimento, medidas de tempo e sistema monetário brasileiro.
              1. PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAS: leitura de tabelas, noção do acaso, coleta de informação e registro pessoal.
      2. 2 ANO
        1. NÚMEROS: Leitura, escrita, comparação e ordenação de números, Problemas envolvendo adição de parcelas iguais (multiplicação), problemas envolvendo o dobro, triplo e metade, problemas com adição e subtração.
          1. ÁLGEBRA: construção de sequências repetitivas e de sequências recursivas, identificar elementos ausentes na sequência.
            1. GEOMETRIA: pontos de referência e indicação de mudança de direção e sentido, esboço de roteiros e plantas simples, figuras geométricas espaciais e planas.
              1. GRANDEZA E MEDIDA: medidas de comprimento (metro, centímetro e milímetro), medidas de capacidade (litro, mililitro, cm³, grama e quilograma), medidas de tempo (uso de calendário, leitura de horas e ordenação de datas). Sistema monetário - reconhecimento de cédulas e valores relacionando com valores.
                1. PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAS: análise de ideias em situações cotidianas, coleta e representação de gráficos simples e de coluna.
        2. 3 ANO
          1. NÚMEROS: comparação e ordenação de números naturais e de quatro ordens, construção de fatos de adição, subtração e multiplicação, reta numérica, procedimento numérico (mental e escrito), adição de parcelas iguais, repartição em partes iguais, significado de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.
            1. ÁLGEBRA: relação de igualdade, Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas
              1. GEOMETRIA: representação de objetos e pontos de referência, congruência de figuras planas, figuras geométricas espaciais.
                1. GRANDEZA E MEDIDA: medidas de comprimento (unidades não convencionais e convencionais), Medidas de capacidade e de massa (unidades não convencionais e convencionais), comparação de áreas por superposição, medidas de tempo (leitura de horas em relógios digitais e analógicos e duração de eventos; sistema monetário (estabelecimento de equivalências de um mesmo valor na utilização de diferentes cédulas e moedas)
                  1. PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAS: análise de situações cotidiana espaço amostral, leitura e interpretação de tabelas de dupla entrada e barras; classificação de dados em tabelas e gráficos.
          2. 4 ANO
            1. NÚMEROS: leitura e composição de números de até cinco ordens, adições e multiplicação por potências de 10; estratégias para cálculo com números naturais; problemas de contagem, frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100); representação decimal para representação do sistema monetário brasileiro.
              1. ÁLGEBRA: sequência numérica recursiva formada por múltiplos de número natural, Relações entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão e Propriedades da igualdade.
                1. GEOMETRIA: Paralelismo e perpendicularismo; Figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides); Ângulos retos e não retos: uso de dobraduras, esquadros e softwares e Simetria de reflexão.
                  1. GRANDEZA E MEDIDA: Medidas de comprimento, massa e capacidade: estimativas, utilização de instrumentos de medida e de unidades de medida convencionais mais usuais; malhas quadriculadas; relações entre unidades de medida de tempo; Medidas de temperatura em grau Celsius: construção de gráficos para indicar a variação da temperatura (mínima e máxima) medida em um dado dia ou em uma semana e Problemas utilizando o sistema monetário brasileiro.
                    1. PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAS: Análise de chances de eventos aleatórios; colunas e gráficos pictóricos; Diferenciação entre variáveis categóricas e variáveis numéricas
            2. 5 ANO
              1. NÚMEROS: leitura e composição de números de até seis ordens; números racionais e sua representação na reta numérica, noção equivalência, Cálculo de porcentagens e representação fracionária; Problemas de contagem do tipo: “Se cada objeto de uma coleção A for combinado com todos os elementos de uma coleção B, quantos agrupamentos desse tipo podem ser formados?”
                1. ÁLGEBRA: Propriedades da igualdade e noção de equivalência; Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais.
                  1. GEOMETRIA: representação de deslocamentos no plano cartesiano; figuras geométricas planas e espaciais (representação, características e ângulos), Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas.
                    1. GRANDEZA E MEDIDA: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais, Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas relações, noção de volume.
                      1. PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAS: Cálculo de probabilidade de eventos equiprováveis, leitura, classificação em gráficos de linhas.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Glossary of Accounting Terms
            racheloucks
            Criminal Law
            jesusreyes88
            B1.2: Responses to a changing environment
            benprice99
            IB SL Biology: Cell Division
            mcgowan-w-10
            BYU English 11 B Speedback
            Becky Kopplin
            Statistics Key Words
            Culan O'Meara
            Regular and Irregular Verbs - Preterite Tense
            Tomja07
            Compensation and Benefits PHR Study Guide
            Cari Hawthorne
            TOK mindmap “Without application in the world, the value of knowledge is greatly diminished.”
            Gabriela Serpa
            Marketing and Distributing
            Shannon Clarke
            Kitchen Safety WHS
            Carly Saunders