Guerra Fria

Description

3º ano História Mind Map on Guerra Fria, created by Kariny Lacerda on 21/08/2019.
Kariny Lacerda
Mind Map by Kariny Lacerda, updated more than 1 year ago More Less
Kariny Lacerda
Created by Kariny Lacerda over 4 years ago
Kariny Lacerda
Copied by Kariny Lacerda over 4 years ago
0
0

Resource summary

Guerra Fria
  1. Você sabe o que foi a Guerra Fria? Ela foi uma disputa entre as duas superpotências da época: Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). Este período de intensa hostilidade começou em 1947 e foi até 1989, e não contou com um conflito armado direto entre as duas potências. Por isso o nome: Guerra Fria, ou seja, o conflito não chegou a “esquentar” e ir para o campo de batalha. Mas isso não significa que não houve combates indiretos.
    1. Pois com a queda do regime comunista na União Soviética, ficou mais claro perceber que o capitalismo e que a economia de mercado venceram, já que hoje em dia, até mesmo países de viés socialista começam a se abrir mais para este tipo de sistema, como a China, por exemplo. Para a economia de muitos dos países que dependiam economicamente da União Soviética para sobreviver, as consequências do término da Guerra Fria foram terríveis num primeiro momento.
      1. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear, e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã
        1. Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir desta estratégia a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo político.
          1. Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Guerra fria-mapa mental
              Valdemar Sievert
              guerra fria
              Gabi De Lazzari
              História do Brasil - Período Colonial
              alessandra
              Períodos da História do Brasil
              GoConqr suporte .
              A CIVILIZAÇÃO ROMANA
              Lucas Villar
              Hebreus, Fenícios e Persas
              Júlia Flores
              Mercantilismo
              Professor Junior
              Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
              Professor Junior
              SEGUNDO REINADO
              Lucas Villar
              Projeto Med 2015: História e Geografia
              elisacoltro
              Feudalismo
              Malu Miralha