Sala de Aula

Description

eduarda
Eduarda Vian Zecchin
Mind Map by Eduarda Vian Zecchin, updated more than 1 year ago
Eduarda Vian Zecchin
Created by Eduarda Vian Zecchin over 4 years ago
11
0

Resource summary

Sala de Aula
  1. A sala de aula não é influenciada em seu todo por apenas aquilo que acontece dentro dela com os discentes e os docentes, mas sim por tudo aquilo que a compõe como escola.
    1. Professor
      1. A didática do professor e como ele se relaciona com os alunos é importante para um bom desenvolvimento. Desde o tipo de como ele da aula, a como as atividades são passadas: o quão ele consegue passar o conteúdo para os discentes e manter a atenção da aula.
        1. Tríade ação-reflexão-ação
          1. Existe uma ação planejada pelo professor, a qual acontece durante a aula, então o docente reflete sobre a mesma, podendo depois (no caso em sua próxima aula) rever seus alunos e reaplicar a ação agora de forma a atingir uma maior eficiência
            1. Reflexão
              1. -Da prática, do porque o professor fez tal coisa. / -Na prática, momento em que a aula está acontecendo, procurando alternativas caso algo de errado. / -Sobre a prática, pensar sobre os problemas que aconteceram, o porque deles e como os resolver. Voltando a aquilo que ocorreu na sala e tentando pensar de outras formas
              2. Podemos considerar que: o docente tem um conteúdo a passar para os alunos, organizando de forma que os mesmos aprendam mais e melhor, sempre buscando formas diferentes de se passar um conteúdo.
            2. O projeto político pedagógico precisa dos professores em sua criação pois são eles quem muitas vezes elaboram grande parte dele. A inclusão dos docentes no PPP é essencial para que se vejam representados no mesmo, de forma que aquilo colocado no mesmo é o que identifica a identidade da escola, de como os professores tem uma importância na formação dos alunos. Professores de uma mesma matéria mas classes, períodos ou até mesmo anos diferentes definem juntos um esquema para a matéria em questão ser passada de forma que não prejudique os alunos. Tendo assim uma influência importantíssima e direta na elaboração do PPP.
            3. Aluno
              1. A forma de como o aluno se relaciona com tudo aquilo a volta dele, desde colegas de classe, ao material didático é importante para um bom desenvolvimento da sala de aula. Eles são o assunto principal quando se pensa em uma escola, pois são aqueles quem fundamentam e compões a escola.
                1. No meu primeiro ano do ensino médio tive relações horríveis com meus colegas de classe como alunos. O sistema de provas não era de fato justo, pois os alunos se ajeitavam em classe de maneira que fosse mais acomodado para se passar "cola" durante a prova. Tive uma crise contra isso pois os professores apenas aceitavam jogando a culpa para os próprios alunos, de maneira que atrapalhavam as aulas daqueles que realmente a queriam ter e utilizavam a cola como uma desculpa para tal ato.
              2. Escola como organização
                1. A instituição e a organização da escola é algo que influência diretamente a sala de aula. A forma com que os recados que chegam da direção, como os inspetores se relacionam com os discentes e docentes e até mesmo a parte da coordenadoria importa para o funcionamento geral da escola. Até mesmo o intervalo para o lanche e o quão de liberdade é relacionada com as regras da instituição, sendo assim se relacionando diretamente ao quão rígida com os alunos a escola é.
                  1. Os diretores de meu colégio são extremamente rigorosos a causas irrelevantes. Pude perceber isso de fato em meu oitavo ano do ensino fundamental, de maneira pedi permissão para entrar na biblioteca do colégio. A mesma é extremamente fechada e os alunos e professores não tem acesso algum a mesma, de forma que todos os livros eram didáticos e tinham no mínimo 2 versões, sequer a consulta local poderia ser feita. A maneira de como a escola se relaciona com a arte e cultura que podem os alunos terem contato se vem da escola como uma organização e não apenas por meio do professor.
                  2. A escola como organização é obrigada a criar um PPP, a qual anuncia a comunidade de uma maneira geral quem é a escola, no que acredita, no que trabalha, onde trabalha e situa na comunidade e sociedade, qual o projeto de vida buscado para os alunos e quem buscam formar. Ou seja, é ela a identidade da escola, logo a organização da mesma deve ser a encarregada por o desenvolver de maneira que compartilhe ideias, negocie com seus pares a maior parte de suas situações a ponto de que grande maioria se enxergue no PPP, tornando-se assim prática e efetiva não apenas na sala de aula mas na escola como um todo.
                  3. Influências externas
                    1. A forma em como a sala de aula está disposta na escola, a localização da mesma, a quantidade de luz, a forma com que as cadeiras estão dispostas, a quantidade de barulho, e até mesmo o quão arejado é o espaço da sala de aula, tudo isso influência diretamente na sala de aula.
                      1. Em meu colégio nossas salas são distribuídas de maneira totalmente irregular, de forma que algumas salas são maiores, tem mais janelas, mais iluminação e/ou são atingidas ainda mais com o barulho vindo do pátio e do refeitório. Durante toda o meu ensino fundamental e médio estudei em uma mesma escola, a qual tinha muitas influências externas ruins e que atrapalham o desenvolvimento do aluno. A partir do meu quinto ano do ensino fundamental entendi de fato como a sala em que eu estava influenciava diretamente ao meus estudos, o espaço apertado e pequeno o qual qualquer barulho já era incomodo ou então o espaço enorme mas com poucos alunos em sala e o eco, até mesmo a passagem de outras turmas para o intervalo e/ou aulas de educação física.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula
                  Alice Sousa
                  GoConqr para Professores
                  Lilian Arruda
                  Mapas Mentais em Sala de Aula
                  GoConqr suporte .
                  Sala de Aula Invertida
                  GoConqr suporte .
                  Mapas Mentais em Sala de Aula
                  Alice Sousa
                  6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
                  Maria José
                  4 Passos para Aplicar o Método da ABP
                  GoConqr suporte .
                  6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
                  GoConqr suporte .
                  4 Maneiras de Usar as Redes Sociais em Sala de Aula
                  GoConqr suporte .
                  Neurociência
                  Marcia Campos
                  Ciências Naturais 9
                  Leonardo Alves