Infraestrutura e logística no Brasil

Description

Parte 3
João Frigeri
Mind Map by João Frigeri, updated more than 1 year ago
João Frigeri
Created by João Frigeri over 4 years ago
14
0

Resource summary

Infraestrutura e logística no Brasil
  1. Pré-sal
    1. O pré-sal é uma extensa área sedimentar que vai do litoral do espírito santo ao de Santa Catarina, com mais de 800 quilômetros, abrangendo as bacias do espírito santo, de Campos e de Santos, com reservas de petróleo entre 5 mil e 6 mil metros de profundidade. Descobertas em 2007, as reservas de petróleo e gás da camada pré-sal, mesmo com as dificuldades técnicas, passaram a ser explorada já no ano seguinte.
      1. Estudos internacionais preveem que a produção brasileira diária de petróleo deverá atingir 4 milhões de barris por dia em 2020 e continuar aumentando até atingir 5,7 milhões de barris diários em 2035. se isso se confirmar, o Brasil estará entre um dos maiores produtores de petróleo do mundo.
        1. De acordo com a petrobras, em 2013 a extração de petróleo no Brasil atingiu 2,02 milhões de barris por dia, extraídos de cerca de 9 mil poços. o país possui 16 refinarias capazes de processar 2,2 milhões de barris de óelo diariamente.
        2. Proálcool e etanol
          1. O governo brasileiro respondeu ao primeiro choque do petróleo criando, em 1975, o Programa Nacional do Álcool (proálcool), cujo objetivo era substituir aos poucos o uso de gasolina pelo de álcool em carros de passeio. Foi implantado em zonas que já possuiam usinas de açucar, em geral, por apresentarem solos de boa qualidade.
            1. O etanol é produzido nas regiões Nordeste e Centro-Sul, sendo esta responsável por 90% da produção nacional, do qual o estado de São Paulo responde por 60% do biocombustível. Os outros 10% são produzidos na região litorânea do Nordeste. O Brasil é o segundo produtor mundial de etanol, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. As exportações são cada vez mais expressivas, e nossos maiores compradores são os Estados Unidos e o Japão.
              1. O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, óleos vegetais e gorduras animais, que substituiu o óleo diesel usado como combustível em caminhões, ônibus e carros. Cerca de 6% de biodiesel é adicionado ao diesel de petróleo, o que economiza petróleo e e polui menos. O óleo de soja é a príncipal matéria-prima para a produção de biodiesel, equivalente a 76% do total.
              2. Energia eólica
                1. A energia do vento vem sendo aproveitada desde a Antiguidade e, atualmente, é uma das mais promissoras fontes de energia, principalmente por ser renovável, podendo vir a complementar o uso dos combustíveis fósseis e auxiliar na redução dos gases de efeito estufa.
                  1. Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentam importantes parques aeólicos, mas é no Nordeste que se concentra a maior parte da geração de energia produzida pelo vento. em 2015, o Rio grande do Norte liderou a produção de energia eólica, seguido do Ceará, Rio Grande so sul e Bahia.
                  2. Solar
                    1. A radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica. A maioria da população brasileira e da produção econômica do país, entretanto, concentra-se em regiões mias ao sul. Em porto Alegre, por exemplo, a duração da luz do sol varia de 10 horas a 13 horas entre os meses de Junho e de Dezembro, respectivamente. Variações como essa são um obstáculo à maior difusão do uso da energia solar.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Períodos geológicos
                    Alessandra S.
                    Projeto Med 2015: História e Geografia
                    elisacoltro
                    O Clima - Geografia
                    GoConqr suporte .
                    Simulado Geografia
                    Marina Faria
                    Geografia do Brasil
                    JOISSE DE OLIVEIRA
                    Geografia - Mapa do Brasil
                    GoConqr suporte .
                    Blocos econômicos
                    Ighor Ferreira
                    CLIMA GEOGRAFIA
                    Alice Sousa
                    Revolução Industrial século XVIIl e XIX
                    izabelamendeslop
                    Geografia- ENERGIA
                    jpedrohenriques
                    Geografia - Cartografia
                    Jessica Caroline de Macedo