O mundo urbano

Description

Parte 6
João Frigeri
Mind Map by João Frigeri, updated more than 1 year ago
João Frigeri
Created by João Frigeri over 4 years ago
5
0

Resource summary

O mundo urbano
  1. Aspectos da localização nas cidades
    1. Um pequeno apartamento no centro de uma das metrópoles mais importantes do mundo tem um preço superior ao de uma casa térrea grande em uma cidade que um país emergente, uma das justificativas é que, nessas metrópoles, oferecem-se serviços e bens de consumo mais diversificados e sofisticados que nas demais.
      1. Geralmente as áreas centrais são consideradas de boa localização porque concentram infraestrutura e a maioria dos consumidores, no entanto, há outras áreas que podem ser muito disputadas, mesmo não sendo tão centrais. Alé do valor conferido pela localização, influenciam também no preço de um terreno a lesgislação e as regurlamentações municipais. Determinadas áreas das cidades são atingidas por restrições de uso estabelecidas pela administração pública, que as valoriza ou desvaloriza.
        1. A organização do espaço urbano depende de algumas variáveis. Decisões políticas de implementação de equipamentos urbanos e infraestruturas e a atuação de agentes econômicos impactam sobre o preço do solo urbano. Nas Aglomerações em que o sistema de transportes e de circulaão é precário, a região central das cidades é mais acessível aos consumidores que as demais áreas.
        2. Grandes problemas socioambientais urbanos
          1. A enorme quantidade de poluentes expelidos pelas chaminés das fábricas e, principalmente, pela combustão dos automóveis causa problemas na atmosfera que envolve as cidades. Muitas vezes as consequências são em escala mundial, como o aquecimento global.
            1. A chuva ácida, ou deposição ácida, é um dos problemas ambientais que ocorrem com frequência nas grandes áreas urbanas. É resultao da concentração, na atmosfera, de dióxido de enxofre e de óxidos de nitrogêni, compostos gasosos liberados na queima de combustiveis fósseis como petróleo seus derivados e o carvão mineral, que reagem com a umidade atmosférica, precipitando-se em forma de chuva ou de neve, que pode causar corrosão em casas e matar plantações e vegetações.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Períodos geológicos
            Alessandra S.
            Projeto Med 2015: História e Geografia
            elisacoltro
            O Clima - Geografia
            GoConqr suporte .
            Simulado Geografia
            Marina Faria
            Geografia do Brasil
            JOISSE DE OLIVEIRA
            Geografia - Mapa do Brasil
            GoConqr suporte .
            Blocos econômicos
            Ighor Ferreira
            CLIMA GEOGRAFIA
            Alice Sousa
            Revolução Industrial século XVIIl e XIX
            izabelamendeslop
            Geografia- ENERGIA
            jpedrohenriques
            Geografia - Cartografia
            Jessica Caroline de Macedo