Tecido Epitelial

Arthur Henrique  Monteiro da Silva
Mind Map by Arthur Henrique Monteiro da Silva, updated more than 1 year ago
Arthur Henrique  Monteiro da Silva
Created by Arthur Henrique Monteiro da Silva about 1 year ago
6
0

Description

Mind Map on Tecido Epitelial, created by Arthur Henrique Monteiro da Silva on 09/18/2019.

Resource summary

Tecido Epitelial
1 O Tecido Epitelial é formado por células que revestem e que secretam moléculas, tendo pouca matriz extracelular.
1.1 Suas principais funções são: secreção; revestimento da superfície externa do corpo, das cavidades internas e dos orgãos; proteção; absorção; detectação de sensações;
1.2 Características das células epiteliais: possui suprimento nervoso; não possui vasos (avascular); alta capacidade de renovação (mitose) e regeneração; células justapostas com pouco material extracelular entre elas; células unidas de forma bem organizada; nutrição e oxigenação por difusão pela lamina basal;
1.3 Tipos de Tecido:
1.3.1 Em reação a função:
1.3.1.1 Tecido Epitelial Glandular.
1.3.1.2 Tecido Epitelial de Revestimento.
1.3.2 Em relação ao epitelio:
1.3.2.1 Simples
1.3.2.1.1 Pavimentoso: O formato das células superficiais são achatadas e possuem núcleo alongado. Reveste o lúmen dos vasos sanguíneos e línfáticos, constituindo o que se denomina endotélio.
1.3.2.1.2 Cúbico: As células são cubóides e seus núcleos arredondados. É encontrado na superfície externa do ovário, e forma a parede de pequenos ductos excretores de várias glandulas.
1.3.2.1.3 Prismático/Colunar/Cilíndrico: As células são alongadas, sendo o maior eixo das células perpendicular a membrana basal. Os núcleos são alongados, elípticos e acompanham o maior eixo da célula. Constitui o revestimento do lúmen intestinal e da vesícula biliar.
1.3.2.2 Estratificado
1.3.2.2.1 De Transição: Reveste a bexiga urinária, uréter, e a porção inicia da uretra. É um epitélio estratificado em que a forma das células da camada mais superficial varia com o estado de extensão ou relaxamento do órgão.
1.3.2.2.2 Pavimentoso: se distribui em varias camadas e a forma das células depende de onde as células se situam. as células mais próximas da camada basal são geralmente cúbicas ou prismática. Essas células migram lentamente em direção a superfície mudando sua forma: elas gradativamente se tornam alongadas e achatadas.
1.3.2.2.2.1 Não queratinizado: Os epitélios estratificados pavimentosos não queratinizados são compostos por varias camadas de célula, com a camada mais superficial formada por células pavimentosas dotadas de núcleos.
1.3.2.2.2.2 Queratinizados: Os epitélios estratificado pavimentosos queratinizados apresentam várias camadas de células, que, conforme chegam à superfície livre, tornam-se anucleadas e, portanto, mortas, em função do preenchimento de seu citoplasma com uma quantidade abundante de filamentos de citoqueratina.
Show full summary Hide full summary

Similar

Tecido Epitelial
jana terumi
Tecido Epitelial
bedamorim
Tecido Epitelial
jana terumi
Tecido Epitelial
jana terumi
Tecido Epitelial
Yannka Olimpia
Histologia
Maurilio Leite
Tecido epitelial
Charles Mendes de Oliveira
Tecido epitelial
Marcio Felix
Tecido epitelial
Marcio Felix
Tecido Epitelial
Mickael Veras
Tecido epitelial ENSINO SUPERIOR
Medicina UNEC