Locke

Description

Trabalho resumido de Locke
Telma Siqueira
Mind Map by Telma Siqueira, updated more than 1 year ago More Less
annapaulaforesta
Created by annapaulaforesta almost 9 years ago
Telma Siqueira
Copied by Telma Siqueira over 4 years ago
1
0

Resource summary

Locke
  1. Homem
    1. No Segundo tratado o homem deve utilizar o seu trabalho sem retirar com isso vantagens para sua existência, evitando todo e qualquer desperdício pois “Tudo o que excede a este limite é mais que a sua parte e pertence aos outros. Deus não criou nada para que os homens desperdiçassem ou destruíssem”
    2. Estado
      1. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Afirmava que, para assegurar um Estado de direito, os representantes do povo deviam promulgar as leis e o rei ou o governo executá-las.
        1. Essa relação estado-indivíduo para Locke deve ser baseada em uma relação de consentimento e confiança e, uma vez quebrada esta confiança por parte do governante, agindo por má-fé ou não garantindo os direitos individuais ou naturais, deve ser destituído do poder.
          1. Para Locke o Estado tem a função de interferir quando há uma necessidade. Se surgem conflitos é que o Estado vai interferir, entretanto, o Estado seria uma entidade invisível que só atuaria se houvesse conflitos entre indivíduos.
      2. DIVISÃO
        1. Foi o primeiro a apresentar o princípio da divisão dos três poderes, segundo o qual o poder do estado se divide entre instituições distintas. O Poder Legislativo, ou Parlamento, o Poder Judiciário, ou o Tribunal, e o Poder Executivo, ou o Governo.
          1. O parlamento representa o povo, o povo em Locke é a nobreza, pois, a nobreza para Locke são os homens livres e ricos, no entanto, essas pessoas tem o direito de votar e de serem votadas, essas pessoas é que vão eleger o tal parlamento
        2. filósofo inglês considerado como precursor e ideólogo do liberalismo
          1. além de ser considerado como o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contratualismo
            1. três direitos naturais: o direito a vida, o direito a propriedade privada e o direito de punir.
          2. PACTO
            1. No Primeiro Tratado sobre o Governo Civil, critica a tradição que afirmava o direito divino dos reis, já que, como contratualista, o poder dos reis deriva de um pacto e não de uma ordem sobrenatural.
              1. a sociedade surge a partir de um pacto, um contrato estabelecido entre os homens, que faz com que estes abandonem o estado de natureza e se organizem em sociedade.
                1. Seu objetivo precípuo é a preservação da propriedade e a proteção da comunidade tanto dos perigos internos quanto das invasões estrangeiras.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Hobbes, Locke e Rousseau
            Ricardo l.
            Direito Penal
            ERICA FREIRE
            Organização político administrativa - UNIÃO
            eliana_belem
            Espécies de Agente Público
            Gik
            ato administrativo- requisitos/ elementos
            michelegraca
            TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
            Eduardo .
            TIPOS - AÇÃO PENAL
            GoConqr suporte .
            Direito Civil
            GoConqr suporte .
            Revisão de Direito Penal
            Alice Sousa
            Direito Constitucional e Administrativo
            Maria José