SISTEMA ENDÓCRINO

Pietra Minto
Mind Map by Pietra Minto, updated 12 months ago
Pietra Minto
Created by Pietra Minto 12 months ago
7
0

Description

Resumo do sistema endócrino matéria de prova do dia 21/10
Tags

Resource summary

SISTEMA ENDÓCRINO
1 DEFINIÇÂO

Annotations:

  • São parte deste sistema, as GLÂNDULAS ENDÓCRINAS. São glândulas endócrinas, todas aquelas glândulas que enviam seus hormônios para o sangue, com auxílio do sistema nervoso, especialmente do Hpotálamo.
2 GLÂNDULAS

Annotations:

  • HIPÓFISE- no encéfalo Tireoide e Paratireoides- no pescoço Suprarrenais- abdômen  Glândulas Sexuais (testículos e ovários)
3 GLÂNDULAS E SUAS FUNÇÕES
3.1 HIPÓFISE

Annotations:

  • dividida em duas: anterior ou adeno-hipófise e posterior ou neuro-hipófise. é considerada a glândula mestre do sistema endócrino.  é localizada na base do encéfalo.
  • adrenocorticotropina tireotofina hormônio folículo estimulante hormônio luteinizante prolactina ahd ocitocina
3.1.1 TIREOIDE

Annotations:

  • uma das maiores glândulas do corpo humano localizada no pescoço. a tireoide também está ligada ao hipertireoidismo e ao hipotireoidismo. hipertireoidismo- funcionamento exagerado da tireoide. por a pessoa gastar maios energia, ela emagrece mais rápido. hipotireoidismo- funcionamento lento da tireoide produzindo menos tiroxina. a pessoa gasta menos energia, tendo a tendência de engordar mais e com mais facilidade.
  • a tireoide apresenta três hormônios:  triiodotiroinina (T3) e tiroxina (T4) ambos relacionados e que apresentam iodo em sua composição. maior parte do iodo é obtida da alimentação. eles aceleram o metabolismo celular e aumentam o consumo de oxigênio e produção de calor. calcitocina diminui níveis sanguíneos e cálcio e fosfato, o que provavelmente acelera a absorção de cálcio pelos ossos.
3.1.1.1 SUPRARRENAIS

Annotations:

  • também chamadas de adrenais, possuem formato piramidal e localizam-se acima de cada rim. os hormônios produzidos pela glândulas supra-renais são a adrenalina e a noradrenalina.
  • adrenalina serve como um mecanismo de defesa do organismo, preparando-o para uma situação de emergência. é responsável por elevar o nível de glicose no sangue. noradrenalina hormônio relacionado com o raciocínio e emoções. a ação da noradrenalina no corpo é manter a pressão sanguínea em níveis normais.
3.1.1.1.1 PÂNCREAS

Annotations:

  • glândula mista que se localiza atrás do estômago, entre o duodeno e o baço. secreta dois estômagos: insulina e glucagon.
  • insulina hormônio responsável por diminuir o nível de glicose no sangue. glucagon estimula o fígado a degradar o glicogênio e liberar glicose quando o corpo precisa de energia.
3.1.1.1.1.1 TESTÍCULOS

Annotations:

  • representam as gônadas masculinas, que produzem os hormônios sexuais masculinos e os espermatozoides. são duas glândulas ovais, que estão situadas na bolsa escrotal
  • principal hormônio produzido é o testosterona responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas, como os pelos, modificações da voz, etc
3.1.1.1.1.1.1 OVÁRIOS

Annotations:

  • os ovarios representam as gonodas femininas principai hormônios produzidos são: estrógeno e progesterona.
  • estrógeno responsável pelo desenvolvimentos das características secundárias femininas e pelo controle do ciclo menstrual. ele prepara o útero para uma possível gravidez. progesterona atua no ciclo menstrual e no útero.
Show full summary Hide full summary

Similar

Patologias dos rins
Celi cs
Sistema Endócrino
Gabriel Paes
Sistema Endócrino
Letícia Fernandes
Sistema Endócrino
Adilson Costa
Sistema Endócrino
Livia Barreto
Sistema Endócrino
Yasmim Avila
Sistema Endócrino
Yasmim Avila
Sistema Endócrino
Yasmim Avila
Sistema Endócrino
Yasmim Avila
Sistema Endócrino
Yasmim Avila
Sistema Endócrino
Tamires Vasconcelos