Fisiologia Vegetal

Description

Fisiologia Vegetal Mind Map on Fisiologia Vegetal, created by Marcelo Miranda on 20/10/2019.
Marcelo Miranda
Mind Map by Marcelo Miranda, updated more than 1 year ago
Marcelo Miranda
Created by Marcelo Miranda over 4 years ago
25
0

Resource summary

Fisiologia Vegetal
  1. 6. Nutrição e metabolismo mineral
    1. Solo
      1. Horizontes

        Annotations:

        • São camadas que variam na cor, quantidade de matéria orgânica distribuída, porosidade, estrutura e extensão do intemperismo.
        1. Horizonte A

          Annotations:

          • Camada mais superficial, onde ocorre acumulo de humus e maior atividade física, química e biológica (grande número de minhocas, artrópodes e decompositores)
          1. Horizonte B

            Annotations:

            • Contêm menos material orgânico e não é tão atingido pelo intemperismo. É uma região de deposição de água e matéria orgânica (provenientes do Horizonte A).
            1. Horizonte C

              Annotations:

              • É a base do solo, composto por rochas intemperizadas e minerais.
            2. Análise

              Annotations:

              • Feita em toda a área a ser plantada levando em conta declividade (plano, inclinado), coloração (claro, escuro e intermediário), umidade (terra firme ou várzea), textura (argiloso ou arenoso), entre outros.
              1. Fertilidade

                Annotations:

                • Quantidade de nutrientes e CTC.
                1. Adubação corretiva

                  Annotations:

                  • Realizada quando a quantidade e a velocidade de extração dos nutrientes pelas plantas são maiores que a reposição pela ação natural do intemperismo, como acontece em cultivos intensivos (agricultura comercial).
                  1. Adubação orgânica

                    Annotations:

                    • A adubação orgânica é uma alternativa à adubação química, pois a adição de restos de cultura, esterco e húmus pode suprir as necessidades nutricionais das plantas, além de melhorar a estrutura e a capacidade de retenção de água do solo. Todavia, para que a matéria orgânica possa contribuir como fonte de nutrientes para o solo é necessário que ela seja decomposta e mineralizada, o que ocorre com a  participação de diversos microrganismos do solo.
                    1. Queimadas

                      Annotations:

                      • Queimadas aumentam a fertilidade do solo, uma vez que ela aceleram a velocidade de degradação da matéria orgânica, promovendo a sua rápida mineralização;
                      •  Queimadas são processos importantes em ecossistemas naturais, aumentando a velocidade de ciclagem dos nutrientes. No entanto, se realizadas de forma intensiva, levam ao empobrecimento do solo, pois volatizam nutrientes, eliminam microrganismos e promovem a erosão.
                  2. Cadeia de Transporte de Cátions (CTC)

                    Annotations:

                    • É um dos principais indicadores da fertilidade.  A adsorção iônica é fundamental, pois os cátions ficam retidos às partículas do solo, evitando assim a sua lixiviação; Ânions, com exceção do fosfato que forma precipitados insolúveis no solo, são mais facilmente perdidos por lixiviação, uma vez que eles são “repelidos” pelas cargas negativas presentes nas partículas de argila, sendo conduzidos até o lençol freático, podendo provocar a poluição de cursos e de reservatórios de água.
                  3. Acidez
                    1. Calagem

                      Annotations:

                      • Processo que consiste na aplicação de calcário (calático ou dolomítico) por pelo menos 2 meses antes do plantio, para tratar a acidez do solo e o excesso de alumínio tóxico. É realizada em períodos de 2, 3 ou 4 anos, dependendo da intensidade de cultivo do solo
                    2. Alumínio
                    3. Fornece
                      1. Estrutura

                        Annotations:

                        • Proporcionada pelos 3 constituintes do solo (Areia, Silte e argila)
                        1. Elementos minerais

                          Annotations:

                          • São retirados do solo e usados na fotossíntese, na síntese de aminoácidos, vitaminas, enzimas e outras substâncias
                          • Em condições naturais são formados a partir do intemperismo das rochas e são encontrados no solo em diferentes concentrações; Alguns elementos minerais encontrados nos tecidos vegetais são tóxicos, evidenciando um baixa seletividade de absorção nas raízes;
                          • A origem de todos os elementos do solo são as rochas. Pela ação do intemperismo, rochas liberam elementos minerais para a solução do solo, onde esses ficam adsorvidos às partículas de argila
                          1. íons

                            Annotations:

                            • Para serem absorvidos, os íons devem estar obrigatoriamente em uma forma solúvel em água, por isso, as rotas de movimentação dos íons são as mesmas das da água
                            • Como os ânions e os cátions são armazenados no vacúolo das células de parênquima localizadas nas raízes (ao redor dos tecidos de condução), a pressão osmótica nesses tecidos aumenta, fazendo com que ocorra fluxo de água do solo para as raízes.
                            1. Apoplasto

                              Annotations:

                              • Apoplasto (Espaço Livre Aparente = ELA) é um sistema interconectado de paredes celulares e espaços intercelulares que permitem o livre movimento de água e solutos (íons); Compreende a região do córtex da raiz, da epiderme ao endoderme (faixa de Caspari). Nesse ambiente, o movimento da solução (H2O + íons) é passivo;Enquanto se encontra no ELA, o elemento não foi efetivamente absorvido.
                              • Provavelmente, os elementos se movimentam até certa distância através do apoplasto (maior facilidade) até um “sítio de absorção”, onde o mesmo entra no simplasto.
                              1. Simplasto

                                Annotations:

                                • Simplasto corresponde ao “continuum citoplasmático”; Só existe graças aos plasmodesmas; Para um elemento ser realmente absorvido (entre no simplasma), é necessário o gasto de energia (pelo menos para os ânions)
                                1. Plasmodesmas

                                  Annotations:

                                  • Estruturas que permitem a interconexão entre células adjacentes; São o que permitem a existência do simplasto
                                2. Mecanismos de Ascensão da Seiva Xilemática

                                  Annotations:

                                  • Elementos minerais absorvidos com gasto de energia (ânions) ou na dependência dela (cátions) que estão solubilizados em água (absorvida por osmose), são secretados nos vasos do xilema;
                                  • A endoderme evita que a seixa xilemática retorne por conta da gravidade e extravase para o solo através das raízes; Essa seiva é transportada para a parte aérea através do xilema;Pode acorrer por diferentes mecanismos;
                                  1. Corrente transpiratória

                                    Annotations:

                                    • É o principal mecanismo de transporte de seiva xilemática. Depende da taxa de transpiração, o que está relacionado à disponibilidade de água e umidade relativa, componentes que afetam diretamente a abertura estomática. Normalmente, esse transporte no xilema ocorre sob pressão negativa.
                                    1. Pressão radicular

                                      Annotations:

                                      • Por conta do acúmulo dos íons nas raízes (nas células de parênquima dos tecidos de condução) e da consequente absorção de água (por osmose), existe a possibilidade de que a seiva xilemática seja transportada por pressão positiva, gerada nas células das raízes, o que resulta no fenômeno da gutação. No entanto, como ressaltamos, a ocorrência desse fenômeno se limita à altura de aproximadamente 10 m, além de exigir elevada disponibilidade de água no solo, temperatura amena e elevada umidade relativa do ar.
                                      1. Trocas iônicas

                                        Annotations:

                                        • Podem ocorrer em decorrência do fenômeno da adsorção da água e dos elementos solúveis na seiva xilemática às paredes dos vasos do xilema. As paredes dos vasos e dos traqueídeos possuem carga fixas predominantemente negativas, que apresentam maior afinidade por cátions. Quanto maior a carga do cátion, maior será a sua adsorção às cargas das paredes dos vasos (monovalentes < divalentes < trivalentes)
                                        1. Transferência lateral de íons

                                          Annotations:

                                          • A transferência lateral de íons para os elementos do floema também é possível com a participação das células de transferência, o que permite a redistribuição dos íons solúveis via floema através da planta
                                      2. Ciclos dos Nutrientes

                                        Annotations:

                                        • Macro e os micronutrientes são constantemente reciclados através da decomposição da matéria orgânica proveniente dos corpos das plantas e de animais mortos, retornando ao solo, sendo absorvidos novamente pelas plantas.
                                        1. Ciclo do Nitrogênio

                                          Annotations:

                                          • O nitrogênio é o macronutriente encontrado em maior quantidade nos tecidos das plantas. A maioria dos seres vivos não tem a capacidade de usá-lo diretamente para produzir aminoácidos (proteínas) e outras substâncias orgânicas, necessitando de compostos mais reativos como o amônio e o nitrato, presentes no solo. Esses compostos não são tão abundantes quanto o nitrogênio gasoso e, por isso, a escassez de nitrogênio nos solos é, normalmente, o principal fator limitante ao crescimento vegetal.
                                          • O ciclo do nitrogênio é o processo pelo qual essa limitada quantidade de nitrogênio circula e re-circula por todas as partes do mundo e dos organismos. Os três principais estágios desse ciclo são: (1) amonificação, (2) nitrificação e (3) assimilação.
                                          1. Amonificação

                                            Annotations:

                                            • Amonificação ou mineralização do nitrogênio é o processo onde o nitrogênio do solo, derivado de organismos mortos e encontrado na forma de materiais orgânicos complexos é quebrado em compostos simples por bactérias saprófitas e por fungos e então é incorporado (na forma de aminoácidos e proteínas), sendo o excesso liberado sob a forma de gás amônia (NH3). No solo, a amônia (NH3) produzida pela ação microbiana é dissolvida na água, onde se combina com prótons (H+) para formar o íon amônio (NH4+).
                                            1. Nitrificação

                                              Annotations:

                                              • É a oxidação da amônia, formando íons nitrito (NO2-) em um processo que libera energia. O NO2- é tóxico para as plantas, mas a ação de outra bactéria (Nitrobacter) promove a sua oxidação, formando íons de nitrato (NO3-), que são menos tóxicos, liberando novamente energia. Assim, o (NO3-) é a forma pela qual quase todo o nitrogênio é absorvido pela maioria das plantas cultivadas que crescem em terra firme.
                                              • o sistema solo-planta também perde nitrogênio por intermédio da desnitrificação, processo anaeróbico no qual o nitrato (NO3-) é reduzido a formas voláteis de nitrogênio, nitrogênio gasoso (N2) ou óxido de nitrogênio (N2O), que retornam à atmosfera.
                                              1. Assimilação
                                      3. Água

                                        Annotations:

                                        • A capacidade armazenamento depende do tipo de solo (argiloso ou arenoso), das precipitações atmosféricas e/ou frequência de regas; A matéria orgânica contribui para a retenção de água, principalmente em solos arenosos
                                  2. 4. Relações hidricas
                                    Show full summary Hide full summary

                                    Similar

                                    Fisiologia Vegetal - Aulas 19 e 20
                                    Guilherme Mello
                                    Hormônios vegetais
                                    Gabriel Rodrigues
                                    Fotossíntese
                                    Júlia Magalhães
                                    Introduzir texto aqui
                                    luismiguelschieb
                                    ÁGUA LÍQUIDA
                                    Larissa Broggio
                                    AUXINAS
                                    Ayumi Kawasaki
                                    Fisiologia Vegetal - Aulas 19 e 20
                                    July Hans
                                    Fotomorfogênese
                                    Leticia Vasconcelos
                                    Untitled
                                    luismiguelschieb
                                    Narrative Writing
                                    amberbob27