Aprendizagem Motora - SN

Description

Enfermagem Mind Map on Aprendizagem Motora - SN, created by Kauana Giron on 06/11/2019.
Kauana Giron
Mind Map by Kauana Giron, updated more than 1 year ago
Kauana Giron
Created by Kauana Giron over 4 years ago
59
0

Resource summary

Aprendizagem Motora - SN
  1. DEFINIÇÃO: A aprendizagem motora é um conjunto de processos dinâmicos, associados à experiência e práticas motoras, que permitem a aquisição e optimização das capacidades do indivíduo para realizar determinada ação ou tarefa.
    1. FATORES LIMITATIVOS DA A.M: Dentre os fatores que limitam o alcance da aprendizagem motora, estão: o défice cognitivo, a falta de motivação e de atenção para o estímulo recebido, dificuldades de memória, a fadiga e problemas de compreensão e verbalização.
      1. SISTEMA NERVOSO E A APRENDIZAGEM MOTORA: A constante comunicação entre as áreas associativas do SNC (pré-frontal, pariotemporal, límbico e o núcleo estríado) permitem a aprendizagem de tarefas complexas, sendo estes mecanismos fundamentais para o controle postural, seletivo e também o padrão de execução do movimento; além destes, o cerebelo e o hipocampo são áreas que, devido à sua plasticidade, auxiliam na aprendizagem e memória de novas experiências através da sistematização de tarefas.
        1. APRENDIZAGEM ≠ MEMÓRIA: A aprendizagem é o processo através do qual ganhamos conhecimentos sobre o mundo, enquanto a memória é um fator e produto deste processo de aprendizagem, sendo dividida em memória de longo prazo e curto prazo.
          1. A IMPORTÂNCIA DA PLASTICIDADE SINÁPTICA: A especialização das estruturas corticais para a memória é mediada pela plasticidade funcional e estrutural entre neurônios, isso através do crescimento ou da retração dos dendritos, sendo este um mecanismo essencial para a formação da memória. Após uma aprendizagem, os ajustes dos circuitos neurais são modelados pela neurogénese hipocampal, potencializando assim, a memória comportamental a longo-prazo.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Termos téc. Enfermagem
          Letícia Silva
          Processo de Cicatrização
          Letícia Silva
          Bioética em Enfermagem
          Sachiko Chan
          QUIZ 1# - Diabetes Mellitus
          Maria Regina
          COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
          erikaaptorres
          SIMULADÃO DE REVISÃO E FIXAÇÃO - DIP
          dayse vasconcelos
          Práxis Segura da Enfermagem Radiológica
          thais.marinass
          Patologias dos rins
          Celi cs
          Troca de gases prejudicada -
          ucbjacque@gmaIl.com
          Posologia
          Letícia Silva
          SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
          Witamar Chaves