Tipos de organogramas

Description

Mind Map on Tipos de organogramas, created by Guilherme da Silva Castilhos on 20/11/2019.
Guilherme da Silva Castilhos
Mind Map by Guilherme da Silva Castilhos, updated more than 1 year ago
Guilherme da Silva Castilhos
Created by Guilherme da Silva Castilhos over 4 years ago
33
1

Resource summary

Tipos de organogramas
  1. Funçao
    1. atividades de acordo com as funções
      1. vantagens: situação favorável para tirar proveito das condições de grupos de clientes bem definidos; assegurar reconhecimento, atendimento contínuo e rápido
        1. desvantagens:baixa adaptabilidade,insegurança nas organizações em crescimento e aumento na complexidade,isolamento e visão parcial das áreas especializadas,criando feudos,problemas de comunicação,cada chefe acredita que sua função é mais importante; a responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula, já que cada área fiscaliza.
    2. Circular
      1. ressalta o trabalho em grupo.
        1. vantagens: é mais agradável para empresas com pouca preocupação hierárquica; promove melhor municação e troca de conhecimento entre as áreas; é mais flexível e dinâmico que os outros tipos.
          1. desvantagens:pode gerar confusão e perda de responsabilidade em empresas não preparadas; falta de posicionamento hierárquico faze com que não se saiba a quem deve se reportar em caso de necessidade.
      2. Território
        1. gestão é diferenciada pelo território.
          1. vantagens: econômia de determinadas operações locais;maior treinamento pela atuação direta no território considerado;ação mais imediata e consistente em determinada região;conhecimento dos fatores e problemas locais.
            1. desvantagens:multiplicação de instalações e de pessoal; deixar em segundo plano a coordenação em face do grau de liberdade e autonomia colocadas nas regiões ou filiais; priorizar preocupações estritamente territoriais que se concentram nos aspectos mercadológicos e de produção em detrimento das outras áreas da organização.
        2. Cliente
          1. conforme tipos de clientes que atendem.
            1. vantagens: propiciar situação favorável para tirar proveito das condições de grupos de clientes bem definidos; assegurar reconhecimento, atendimento contínuo e rápido aos diferentes tipos e classes de clientes.
              1. desvantagens:dificuldades de coordenação, pois o gerente de departamento pode exigir tratamento especial para o seu cliente; pode provocar a utilização inadequada de recursos em termos de demandas de diferentes grupos de clientes.
          2. Divisão de trabalho
            1. separar os setores.
              1. vantagens:maior especialização dos recursos alocados; possibilidade de comunicação mais rápida de informações técnicas; agrupamento de recursos das unidades organizacionais como centros de custo ou centros de resultado, objetivando uma melhor avaliação e coordenação de cada uma das partes do processo.
                1. desvantagens:possibilidade de perda da visão global do andamento do processo, dificultando seu gerenciamento como um todo; flexibilidade restrita para ajustes no processo; aumento nos custos dos recursos e em relação aos estoques de materiais.
            2. Projetos
              1. temporário,a divisão é feita somente em quanto durar o projeto.
                1. vantagens:alto grau de responsabilidade do grupo de execução do projeto; possibilita que os funcionários envolvidos tenham alto grau de conhecimento de todos os trabalhos inerentes ao projeto; tem alto grau de versatilidade e adaptabilidade, verificando e utilizando novas técnicas e ideias durante o desenvolvimento dos trabalhos; melhor atendimento ao cliente do projeto; melhor cumprimento dos prazos e orçamentos.
                  1. desvantagens:pode gerar situação de recursos ociosos ou mal-empregados ,não apresenta um sistema adequado de comunicação e de tomada de decisão, dificuldade em mensurar o mínimo necessário de componentes, pois quanto maior o tamanho do grupo, menor a probabilidade do sucesso.
              2. Matricial
                1. sobreposição de dois ou mais tipos de departamentos
                  1. vantagens:maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho,desenvolvimento de pessoal e especialização nas atividades desenvolvidas; uso compartilhado dos vários recursos;cumprimento de prazos e do orçamento; melhor atendimento dos clientes do projeto.
                    1. desvantagens:dupla subordinação, gerando um clima de ambiguidade de papéis e relações; conflito de interesses entre os chefes funcionais e os chefes de projetos, bem como entre seus subordinados.
                2. Quantidade
                  1. tarefas sob ordem do supervisor utilizado nos setores inferiores
                    1. Misto
                      1. mistura de dois ou mais tipos de organograma
                      2. Produto ou serviço
                        1. Empresas que têm linhas de produção de produtos diversos entre si
                          1. vantagens: facilita a coordenação dos resultados esperados por cada grupo de produtos ou serviços,facilita a utilização máxima da capacitação dos recursos; fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto, linha de produtos ou serviços,propicia maior facilidade para a coordenação interdepartamental, versatilidade e flexibilidade,
                            1. desvantagens: pode ser de coordenação mais difícil ,propiciar aumento dos custos pelas duplicidades de atividades nos vários grupos de produtos / serviços; pode criar situações onde gerências de produtos / serviços tenham muito poder, desestabilizando a estrutura da organização; pode provocar temores e ansiedades quanto à instabilidade externa.
                          Show full summary Hide full summary

                          Similar

                          Tips for IB History Paper 1
                          enyarko
                          OCR Biology AS level (f211) flashcards/revision notes
                          Dariush Zarrabi
                          CHEMISTRY C1 6
                          x_clairey_x
                          GCSE Music revision 1
                          georgie.proctor
                          USA and Vietnam (1964 - 1975) Part 2
                          Lewis Appleton-Jones
                          GCSE REVISION TIMETABLE
                          rebekahanne11
                          Forms of Business Ownership Quiz
                          Noah Swanson
                          Online Teaching and Learning
                          Shawna LeBouthil
                          Parasitology - Practical
                          Sole C
                          Macbeth Essay Notes
                          Mel M
                          Organic Nomenclature
                          mahnoor.gohar