DOENÇAS NOS TECIDOS

Laiza Gonçalves
Mind Map by Laiza Gonçalves, updated 10 months ago
Laiza Gonçalves
Created by Laiza Gonçalves 10 months ago
5
0

Description

Mind Map on DOENÇAS NOS TECIDOS, created by Laiza Gonçalves on 12/03/2019.

Resource summary

DOENÇAS NOS TECIDOS
1 Reumatismo
1.1 É o termo genérico usado para designar um grupo de doenças que afeta articulações, músculos e esqueleto, caracterizado por dores e restrições dos movimentos.
1.2 Os sintomas estão relacionados com o inchaço e a dor provocados pela inflamação das articulações
1.3 O tratamento é através de medicamento adequado com cada caso.
2 Osteoporose
2.1 É definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio.
2.2 A osteoporose é uma doença silenciosa, que dificilmente dá qualquer tipo de sintoma e se expressa por fraturas com pouco ou nenhum trauma, mais frequentemente no punho, fêmur, colo de fêmur e coluna.
2.3 Tratamento através de ajuste na dieta e medicamento adequado.
3 Vitiligo
3.1 O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
3.2 O principal sinal de vitiligo é a perda da pigmentação da pele e pelos, geralmente com o surgimento de manchas por todo o corpo.
3.3 Não existem maneiras conhecidas de evitar essa doença, mas, por ter um componente hereditário, parentes de indivíduos com ela devem ficar atentos aos seus primeiros sinais. Quanto mais cedo o vitiligo for identificado, maior a chance de ser controlado.
4 Acne
4.1 É uma condição inflamatória da pele que ocorre quando folículos pilosos (regiões em que nascem os pelos) ficam obstruídos por sebo e células morta, gerando espinhas, cravos, cistos, caroços e cicatrizes.
4.2 As lesões surgem mais na face, ombros, peito e costas e variam de intensidade de acordo com o tipo de pele e predisposição para a enfermidade. Dor, coceira e irritação nas áreas afetadas são sintomas da doença.
4.3 O tratamento foca em reduzir: a produção de óleo na pele, acelerar a renovação celular, combater à infecção bacteriana e reduzir a inflamação
5 Celulite
5.1 É uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifesta externamente através dos furinhos indesejados na e/ou em "casca de laranja".
5.1.1 É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.
5.2 Região mais fria Endurecimento, dor e sensibilidade Pele com aspecto irregular.
5.3 Os tratamentos devem ter o acompanhamento de um dermatologista. Uma dieta balanceada e bem orientada pode melhorar o aspecto da celulite pela redução da gordura
6 Alzheimer
6.1 O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas
6.2 Estágio I (forma inicial) – alterações na memória, personalidade e habilidades espaciais e visuais; Estágio II (forma moderada) – dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos; agitação e insônia; Estágio III ( forma grave) – resistência à execução de tarefas diárias, incontinência urinária e fecal, dificuldade para comer, deficiência motora progressiva; Estágio IV (terminal) – restrição ao leito, mutismo, dor à deglutição, infecções intercorrentes.
6.3 Não existe cura, mas os medicamentos e as estratégias de controle podem melhorar os sintomas temporariamente.
7 Infarto Miocárdio
7.1 É a necrose (morte) de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração.
7.2 A pessoa receberá medicamentos que ajudam na redução deste sintoma. Dependendo da gravidade do infarto, o paciente passa pela angioplastia ou cirurgia de revascularização do miocárdio, que tem como objetivo direcionar as artérias a restaurar o fluxo do coração.
7.3 Sensação de aperto ou dor no peito, no pescoço, nas costas ou nos braços, bem como fadiga, tontura, batimento cardíaco anormal e ansiedade.
8 Psioríase
8.1 É uma doença inflamatória da pele, não contagiosa, multigênica (vários genes envolvidos). A psoríase é uma doença crônica, autoimune - ou seja, em que o organismo ataca ele mesmo
8.2 Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.
8.3 Psoríase não tem cura, tem tratamento. Não há como prevenir a doença, embora seja possível controlar a reincidência com a medicação correta.
Show full summary Hide full summary

Similar

HISTOGRAMS
Elliot O'Leary
Presentations in English
Alice ExamTime
Biology Unit 4: Respiration and Photosynthesis
Charlotte Lloyd
Of Mice and Men Plot Overview
Landon Valencia
Art & Design in Context
Chloe Scott
CCNA Security 210-260 IINS - Exam 3
Mike M
1PR101 1. test - 2. část
Nikola Truong
Inglés - Verbos Compuestos II (Phrasal Verbs)
Gerardo Aguilar Bruno
Mapa Conceptual
Brisa Jimenez Robles
Resúmenes 3er Parcial.- Embriología, Histología y Anatomía
Mariana Quevedo
La estadistica, mapa conceptual
Aury Bustamante