Metais em Alimentos

Description

Mapa Conceitual
Grazy Bonfim
Mind Map by Grazy Bonfim, updated more than 1 year ago More Less
Eduardo Morais
Created by Eduardo Morais about 9 years ago
ana.gazzola
Copied by ana.gazzola about 9 years ago
Grazy Bonfim
Copied by Grazy Bonfim over 4 years ago
1
0

Resource summary

Metais em Alimentos
  1. Os elementos de traço são componentes essenciais de estruturas biológicas , todavia, em concentrações superiores àquelas necessárias para as funções biológicas, poderão ser tóxicos.
    1. Alguns desses elementos são benéficos, enquanto outros, são danosos aos sistemas biológicos, dependendo da dose e da forma química em que se encontram.
      1. Os organismos que vivem em ambientes aquáticos captam e acumulam o chumbo existente na água e no sedimento .
        1. Nos animais, a distribuição de chumbo é associada ao metabolismo do cálcio e, a não ser em situações especiais, de contaminação, os níveis observados nos tecidos são quase sempre baixos.
          1. A maior parte do chumbo presente no TGI é resultante da ingestão de aliemntos e bebidas.
            1. As exposições ao chumbo devem ser evitadas principalmente durante o período da gravidez para prevenir os efeitos tóxicos no organismo em formação.
          2. Os alimentos de origem animal apresentam níveis variáveis de chumbo, entretanto nos ossos eles são mais elevados.
        2. A presença de determinados metais nos alimentos depende da localização geográfica e das condições em que se encontram o solo e a água.
          1. Os alimentos de origem animal ou vegetal possuem ampla faixa de de concentração de metais, refletindo a distribuição destes elementos no ambiente e as condições de produção e processamento.
            1. Os equipamentos em que os alimentos são processados ou os recipientes em que são armazenados ou acondicionados representam fontes em potencial de contaminação por metais.
              1. A quantidade de arsênio ingerida diariamente pelos humanos, via alimentos, é influenciada pela quantidade de alimentos provenientes do mar.
                1. O arsênio presente nos alimentos, pode ser absorvido e distribuído por todo o organismo (toxicocinética).
                  1. Os efeitos tóxicos provocados pelo arsênio, após exposições pela via gastrintestinal, são resultantes de eventos acidentais, suicidas, homicidas, ou ainda, pelo consumo de alimentos e água contaminados.
                    1. O arsênio interage com o selênio neutralizando sua toxicidade, segundo observações em animais. O selênio por sua vez pode diminuir os efeitos citotóxicos e teratogênicos do arsênio.
          2. Os metais na forma de complexos de coordenação estão envolvidos em funções bioquímicas essenciais do organismo como: biossíntese e degradação de moléculas.
            1. Outro tipo de complexo formado é por quelação. São complexos muito estáveis, envolvendo a molécula do ligante com dois ou mais átomos doadores de elétrons (N, O ou S).
              1. A denominação de "metal pesado" é, geralmente, usada para descrever o grupo de metais tóxicos que inclui o mercúrio, cádmio e chumbo.
                1. O solo é importante fonte de metais para os vegetais , nos quais são encontrados nas formas orgânica e inorgânica.
                  1. Muitos alimentos vegetais contêm alumínio porque crescem em solo que apresenta este metal e, quando o pH do solo é inferior a 4, a solubilização do alumínio se dá na água do solo e a absorção ocorre com maior facilidade pelas raízes e plantas.
                    1. Na toxicocinética, a absorção do alumínio parece ser muito baixa, porém, muitos fatores podem alterá-la nos animais e nos humanos.
                      1. O alumínio absorvido após a ingestão, é eliminado pelos rins e excretado na urina.
                    2. Outra fonte de exposição humana ao alumínio, em situações especiais, é a nutrição parenteral, como consequência da presença de Al nos aditivos empregados nas soluções de alimentação.
                      1. A absorção do alumínio aumenta quando os alimentos ou a bebidas que tiverem citrato (interações com ouras substâncias químicas) Os efeitos provocados por este tipo de interação podem ser letais.
                        1. Atualmente, o cádmio é colocado em oitavo lugar na lista prioritária de substâncias listadas como sendo perigosas.
                          1. As contaminações do solo pelo cádmio ocorrem, também, por resíduos da fabricação do cimento pelas cinzas produzidas pela queima de combustíveis fósseis e lixos urbanos e por sedimentos de esgotos.
                            1. Na pecuária os animais podem ingerir pastagens e água contaminadas, e o acúmulo de cádmio no organismo animal resulta em concentrações mais elevadas nos rins.
                              1. A principal via de exposição ao cádmio da população não exposta por razões de trabalho e não fumante se dá através da ingestão de água e alimentos.
                                1. O cádmio absorvido, presente na corrente sanguínea, é distribuído a várias partes do organismo.
                                  1. Efeitos tóxicos: O cádmio provoca uma série de efeitos tóxicos que podem ser observados em humanos e nos animais. Esses efeitos associados ao cádmio são: gastrintestinais, hepáticos, endócrinos, dérmicos, etc
                                    1. Interações com outras substâncias químicas: vários efeitos observados resultam da interação do cádmio com micro e macroelementos necessários ao organismo.
                                      1. Prevenção: indicada uma série de medidas para prevenir a ingestão de alimentos contaminados com cádmio que venha comprometer a saúde da população. recomenda-se maior controle na determinação de cádmio nos alimentos e na água potável.
                                2. O mercúrio existe em 3 formas, cada qual com diferentes características de biodisponibilidade e toxicidade.
                                  1. A progressiva utilização do mercúrio para fins industriais e o emprego de compostos mercuriais durante décadas na agricultura resultaram no aumento significativo da contaminação ambiental.
                                    1. Fonte de exposição: o mercúrio presente no ar, eventualemnte, passa aos rios, lagos e oceanos após percorrerem longas distâncias junto com os ventos.
                                      1. Toxicocinética: a absorção de mercúrio inorgânico pelo trato digestivo é estimada em cerca de 7%, podendo variar de 5 a 10%. Com relação ao mercúrio mercúrico, os níveis mais elevados são encontrados nos rins.
                                        1. Efeitos tóxicos: o mercúrico é conhecido como um forte ligante sao grupo tiol (-SH). Os fetos são vulneráveis ao MeHg desde o início dos processos de desenvolvimento cerebral.
                                          1. Interações com outras substâncias químicas: as interações entre o mercúrio e o selênio podem ser explicadas, ao menos teoricamente, através da formação de complexos proteína-selênio-mercúrio.
                                            1. Prevenção: a identificação das fontes de contaminação sempre será prioritária, com o objetivo de se adotarem medidas que possibilitem a redução do grau de exposição ou mesmo a sua eliminação.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Mapa Conceitual
                    fernanndabritto
                    Mapa Conceitual
                    surane ramos
                    Mapa Conceitual
                    Gabriel Vieira Bernardes
                    Mapa Conceitual
                    Heloize Neves
                    Primeiros Socorros
                    Mariana Cardoso
                    Sistema Imunológico.
                    Samantha Junqueira
                    Mapa Conceitual
                    mar sol
                    Mapa Conceitual
                    ana rufato
                    Mapa Conceitual
                    Mario henrique
                    Mapa Conceitual
                    Gabriel Fernando