ESTRUTURA DA BNCC

Description

Resumo sobre a estrutura na BNCC do Novo Ensino Médio. Curso Novo Ensino Médio, InovEduc: Plataforma Educacional Sob Medida
InovEduc Consultoria Educacional
Mind Map by InovEduc Consultoria Educacional , updated more than 1 year ago
InovEduc Consultoria Educacional
Created by InovEduc Consultoria Educacional about 4 years ago
90
0

Resource summary

ESTRUTURA DA BNCC
  1. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica.
    1. Se divide em
      1. Competências
        1. São um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências.
        2. Habilidades
          1. Estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades
      2. Competências Gerais
        1. 1. Conhecimento - Para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
          1. 2. Pensamento crítico, científico e criativo - Para investigar causas, elaborar e t estar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
            1. 3. Repertório Cultural - participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural
              1. 4. Comunicação - Para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
                1. 5. Cultura e Comunicação Digital - Para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
                  1. 6. Cidadania e Projeto de Vida - Fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade,autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
                    1. 7. Argumentação - Para formular, negociar e d e fender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
                      1. 8 . Autoconhecimento e Cuidado Consigo Mesmo - cuidar de sua saúde f ísica e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com a u tocrítica e capacidade para lidar com elas.
                        1. 9. Empatia e Colaboração - cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
                          1. 10. Saber se relacionar com o mundo e com a sociedade - t omando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustent áveis e solidários.
        2. A carga horária, 60% será dedicada ao currículo base (BNCC) e os outros 40% para as disciplinas eletivas dos itinerários formativos.
          1. O ENEM vai mudar e terá dias de provas geral e específica. No primeiro, os estudantes respondem a perguntas gerais, referentes à Base Nacional Curricular. Já no segundo, serão avaliados os “itinerários formativos”
            1. O conjunto de saberes previsto na Base servirá como norte para a construção e adaptação dos currículos de todos os sistemas de ensino
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
          André Matias
          Ensinando com as ferramentas GoConqr
          GoConqr suporte .
          PROTAGONISMO DO ALUNO
          Alessandra S.
          10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
          Cristinamba
          Softwares Educacionais
          valdeiresmendes
          Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
          Karin Elisa Frie
          Novas Tecnologias e mediação pedagógicas
          tatiana_ana2012
          JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS
          Beth Schneider
          4 Maneiras de Usar as Redes Sociais em Sala de Aula
          GoConqr suporte .
          TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
          taize1305
          Tecnologia móvel em sala de aula: problema ou desafio?
          rosana-jatoba