fibromialgia - perfil psicologico

Nayara Aguilar
Mind Map by Nayara Aguilar, updated more than 1 year ago
Nayara Aguilar
Created by Nayara Aguilar about 5 years ago
7
0

Description

fontes: a) http://abrafibro.blogspot.com.br/2012/03/perfil-psicologico-do-fibromialgico.html b) https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&sqi=2&ved=0CCEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.uscs.edu.br%2Fsimposio_congresso%2Fcongressoic%2Ftrabalhos.php%3Fid%3D0080%26area%3DADMINISTRA%25C7%25C3O%2520%2C%2520ENGENHEARIA%2520%2CARQUITETURA%2520E%2520OUTROS&ei=VhvyVMP9CM2vogTHuIGoBg&usg=AFQjCNEyM6s7GCEmtpoLRPOrF-DraOhuFQ&sig2=wv6TUgPZpxDXvpH4_F6DCA&bvm=bv.87269000,
Tags

Resource summary

fibromialgia - perfil psicologico
1 O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono.
2 Segundo Daniel Feldman, acredita-se que a fibromialgia possa estar relacionada a traços de personalidade herdados, como o perfeccionismo ou a rigidez na manifestação do comportamento.
3 O perfil psicológico dos pacientes está associado à baixa auto-estima, perfeccionismo, autocrítica severa e busca obsessiva pelo detalhe, afirma Ulrich Egle da Universidade de Mainz.
4 São geralmente pessoas que têm um nível de exigência pessoal muito grande e que realizam muitas tarefas ao mesmo tempo, garante Linamara R. Battistella, médica fisiatra e diretora do CMR - ligado ao Hospital das Clínicas de São Paulo. São indivíduos que se auto-impõem ritmos de trabalho intensos e prolongados no tempo.
5 Os pacientes com fibromialgia são muito altruístas, estão sempre prontos a ajudar quem mais precisa, carregam o mundo nas costas, preocupam-se com tudo e com todos e se afligem com o fato de que ninguém se preocupa com os problemas como eles. Apresentam personalidade rígida, ansiosa e agitada, com inclinação à psicossomatização.
6 Segundo E. S. Rachlin, os fibromiálgicos possuem padrões elevados e exigem muito deles próprios e de outros indivíduos. São extremamente cautelosos, honestos, éticos, persistentes, trabalhadores e virtuosos. Têm uma performance exemplar no trabalho, sentem desconfortáveis nos períodos de férias, dedicam pouco tempo ao descanso e são patologicamente auto-confiantes. (Rachlin, 1994).
6.1 O desgaste físico e mental para manter esta imagem social é enorme, o que acarreta stress e tensão, 2 factores inimigos e cruciais nos pacientes com Fibromialgia
6.2 Rachlin informa, que geralmente estes pacientes possuem uma história de vida anterior à doença, que tem uma performance exemplar no trabalho
7 grande impacto deste síndrome na qualidade de vida dos fibromialgicos - Formas para melhorar a qualidade de vida do fibromialgico:
7.1 Tentar utilizar a energia da melhor forma possível, não desperdiçar energia. · Planear e organizar as tarefas para que possa utilizar o mínimo de energia. · Estabelecer prioridades de acordo com a sua importância, deixar para outro dia o que não poderá fazer nesse dia. · Eliminar todas as tarefas não necessárias e evitar detalhes desnecessários. · Delegar tarefas para outras pessoas. Não sentir sentimento de culpa por não conseguir fazer tudo o que quer. · Concentrar a energia no que realmente precisa. · Ter calma, dividir as tarefas pelos dias da semana. · Fazer do sono e do descanso uma prioridade. (The Fibromyalgia Help Book, Fransen et al)
8 STRESSORES
8.1 Os stressores têm sido apontados como um dos maiores factores presentes no desenvolvimento de muitos estados dolorosos e têm sido relacionados também na Fibromialgia. estes stressores, pois induzem uma tensão muscular aos pacientes e existem amplas evidencias que tensões musculares prolongadas provocam dor.
8.2 rigidez de carácter dos pacientes com Fibromialgia diminui a sua capacidade de adaptação
8.3 · Perturbações de sono · Dor constante · Rigidez matinal · Adaptação aos medicamentos · Medos em relação ao desenvolvimento da doença · Perda de memória · Frustração constante · Incompreensão por parte das pessoas significativas e outros.
8.4 ansiedade, gerada muitas vezes, do conflito entre o – “querer fazer“ e “poder fazer“.
Show full summary Hide full summary

Similar

Fibromialgia
Ana Lima
Fibromialgia
Eduardo Borça Barp
Fibromialgia
Ana Lima
FUNCTIONALIST ROLE OF EDUCATION
ashiana121
Biology Unit 1a - GCSE - AQA
RosettaStoneDecoded
ASIENTOS DE AJUSTE FINAL Y PREPARACION DE ESTADOS FINANCIEROS
Majo Herrera
mi mapa conceptual
Gloria Romero
REGLAMENTO DE USO LEGAL, ADECUADO Y PROPORCIONAL DE LA FUERZA PARA LA POLICÍA NACIONAL DEL ECUADOR
edwin patrico
mi mapa conceptual
Magda Hernandez
HISTORIA DE LA LITERATURA BOLIVIANA
Einard Angel Gutiérrez Huanca
mi mapa conceptual
AAROM MAXIMO VARGAS AZA�ERO