Sistema Endócrino

Description

Mind Map on Sistema Endócrino, created by Gely Souza on 18/09/2013.
Gely Souza
Mind Map by Gely Souza, updated more than 1 year ago
Gely Souza
Created by Gely Souza over 10 years ago
84
2

Resource summary

Sistema Endócrino
  1. TIREOIDE
    1. ANATOMIA
      1. Localizada abaixo da laringe; contem um lobo direito e um lobo esquerdo; ligados por um istmo; tem o formato de uma borboleta.

        Annotations:

        • Localizada abaixo da laringe; contem um lobo direito; e um lobo esquerdo; ligados por um istmo; tem o formato de borboleta.
      2. HISTOLOGIA
        1. Composta por folículos tireoidianos, que são formados por um epitélio simples cúbico; Sua cavidade contem coloide, uma substância gelatinosa que armazena os hormônios T3 eT 4, é constituido por uma glicoproteina chamada tireoglobulina (contem tirosina); é recoberto por uma capsula de tecido conjuntivo frouxo; contém fibras reticulares e um rico plexo capilar; células foliculares que secretam os hormonios T3 e T4 e células parafoliculares que produz o hormonio calcitonina.

          Annotations:

          • Composta por folículos tireoidianos, que são formados por um epitélio simples cúbico; Sua cavidade contem coloide, uma substância gelatinosa que armazenam os hormônios T3 eT 4 e é constituido por uma glicoproteina chamada tireoglobulina, recoberto por uma capsula de tecido conjuntivo frouxo, contém fibras reticulares, um rico plexo capilar e células foliculares e parafoliculares que produz o hormonio calcitonina.
          1. As células foliculares se apoiam sobre uma lamina basal rica em um reticulo endoplasmatico granuloso e contém uma quantidade moderada de mitocondrias, seu nucleo é esferico e situado no centro das células, contem numerosos microvilos que se estendem para dentro do coloide e são células que sintetizam, absorvem e digerem proteínas.As celulas C ou Parafoliculares são células palidamente coradas, contém uma pequena quantidade de reticulo endoplasmatico granuloso, mitocondrias alongadas e um grande complexo de Golgi e está localizada no citoplasma basal.

            Annotations:

            • As células foliculares se apoiam sobre uma lamina basal rica em um reticulo endoplasmatico granuloso e contém uma quantidade moderada de mitocondrias, seu nucleo é esferico e situado no centro das células, contem numerosos microvilos que se estendem para dentro do coloide e são células que sintetizam, absorvem e digerem proteínas As celulas C ou Parafoliculares são células palidamente coradas, contém uma pequena quantidade de reticulo endoplasmatico granuloso, mitocondrias alongadas e um grande complexo de Golgi e está localizada no citoplasma basal.
        2. FISIOLOGIA
          1. Calcitonina
            1. Inibe a concentração de calcio no sangue, inibindo a ação dos osteoclastos . A secreção da calcitonina é controlado por feedback negativo, quando sua concentração sanguinea é alta, a calcitonina reduz a quantidade de calcio e de fosfato no sangue, inibindo a reabsorção ossea e acelerando a captação de calcio e fosfato pela matriz ossea extraceluar.
            2. O Iodo é ativamente transportado do sangue para as células epiteliais foliculares, contra gradientes quimicos e eletricos, niveis baixos de iodo estimulam a bomba, a atividade dessa bomba é regulada pelos niveis de iodo no corpo.Depois que o iodo é bombeado para celula, ele atravessa a celula ate a membrana apical , onde é oxidado a I2 pele enzima tireoide peroxidase. O I2 combina-se com a tirosina formando MIT e DIT.
              1. Monoiodotirosina (MIT): a tirosina liga-se a 1 iodo formando MIT. Diiodotirosina (DIT): a tirosina liga-se a 2 iodo formando DIT
                1. 1 MIT + 1 DIT = T 3 Triiodotironina
                  1. 2 DIT = T4 Tetraiodotironina
                2. HIPOTÁLAMO
                  1. Secreta TRH
                    1. Estimula a HIPOFESE ANTERIOR
                      1. Secretar TSH
                        1. Estimula a TIREOIDE
                          1. Secretar T3 e T4
                            1. Quando tem excesso desses hormonios ele inibem a liberação do TRH e TSH e quando tem a falta eles aumenta o TRH e TSH
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Patologias dos rins
              Celi cs
              Sistema Endócrino
              Gabriel Paes
              Sistema Endócrino
              Antonio Augusto
              Sistema Endócrino 8° ANO - CAP. 8
              Taína Garcia Moreno Tomazella
              Sistema Endócrino
              DANIELLE VICTORINO
              Sistema Endócrino na Ativ. Física
              Yukio Kohatsu
              Sistema Endócrino
              Mayla Ribeiro
              Sistema Endócrino: Glândulas e Hormônios
              Guilherme Nisiyama
              Fisiologia Humana - Hormônios do Hipotálamo e Hipófise
              Eduardo Almeida
              Sistema Endócrino
              Rebeca Souza
              Hormônios
              Thais Mendonça