Sistema Endócrino

Gely Souza
Mind Map by , created about 6 years ago

Mind Map on Sistema Endócrino, created by Gely Souza on 09/18/2013.

76
2
0
Tags No tags specified
Gely Souza
Created by Gely Souza about 6 years ago
Fisiologia Humana - Hormônios do Hipotálamo e Hipófise
Eduardo Almeida
Sistema Endócrino
Rebeca Souza
Sistema Endócrino
Mayla Ribeiro
GCSE Biology - Homeostasis and Classification Flashcards
Beth Coiley
Forces and motion
Catarina Borges
Sistema Endócrino
Gabriel Paes
Sistema Endócrino 8° ANO - CAP. 8
Taína Garcia Moreno Tomazella
Sistema Endócrino
Antonio Augusto
Sistema Endócrino
avestibulanda
Sistema Endócrino na Ativ. Física
Yukio Kohatsu
Sistema Endócrino
1 TIREOIDE
1.1 ANATOMIA
1.1.1 Localizada abaixo da laringe; contem um lobo direito e um lobo esquerdo; ligados por um istmo; tem o formato de uma borboleta.

Annotations:

  • Localizada abaixo da laringe; contem um lobo direito; e um lobo esquerdo; ligados por um istmo; tem o formato de borboleta.
1.2 HISTOLOGIA
1.2.1 Composta por folículos tireoidianos, que são formados por um epitélio simples cúbico; Sua cavidade contem coloide, uma substância gelatinosa que armazena os hormônios T3 eT 4, é constituido por uma glicoproteina chamada tireoglobulina (contem tirosina); é recoberto por uma capsula de tecido conjuntivo frouxo; contém fibras reticulares e um rico plexo capilar; células foliculares que secretam os hormonios T3 e T4 e células parafoliculares que produz o hormonio calcitonina.

Annotations:

  • Composta por folículos tireoidianos, que são formados por um epitélio simples cúbico; Sua cavidade contem coloide, uma substância gelatinosa que armazenam os hormônios T3 eT 4 e é constituido por uma glicoproteina chamada tireoglobulina, recoberto por uma capsula de tecido conjuntivo frouxo, contém fibras reticulares, um rico plexo capilar e células foliculares e parafoliculares que produz o hormonio calcitonina.
1.2.1.1 As células foliculares se apoiam sobre uma lamina basal rica em um reticulo endoplasmatico granuloso e contém uma quantidade moderada de mitocondrias, seu nucleo é esferico e situado no centro das células, contem numerosos microvilos que se estendem para dentro do coloide e são células que sintetizam, absorvem e digerem proteínas.As celulas C ou Parafoliculares são células palidamente coradas, contém uma pequena quantidade de reticulo endoplasmatico granuloso, mitocondrias alongadas e um grande complexo de Golgi e está localizada no citoplasma basal.

Annotations:

  • As células foliculares se apoiam sobre uma lamina basal rica em um reticulo endoplasmatico granuloso e contém uma quantidade moderada de mitocondrias, seu nucleo é esferico e situado no centro das células, contem numerosos microvilos que se estendem para dentro do coloide e são células que sintetizam, absorvem e digerem proteínas As celulas C ou Parafoliculares são células palidamente coradas, contém uma pequena quantidade de reticulo endoplasmatico granuloso, mitocondrias alongadas e um grande complexo de Golgi e está localizada no citoplasma basal.
1.2.1.1.1
1.3 FISIOLOGIA
1.3.1 Calcitonina
1.3.1.1 Inibe a concentração de calcio no sangue, inibindo a ação dos osteoclastos . A secreção da calcitonina é controlado por feedback negativo, quando sua concentração sanguinea é alta, a calcitonina reduz a quantidade de calcio e de fosfato no sangue, inibindo a reabsorção ossea e acelerando a captação de calcio e fosfato pela matriz ossea extraceluar.
1.3.2 O Iodo é ativamente transportado do sangue para as células epiteliais foliculares, contra gradientes quimicos e eletricos, niveis baixos de iodo estimulam a bomba, a atividade dessa bomba é regulada pelos niveis de iodo no corpo.Depois que o iodo é bombeado para celula, ele atravessa a celula ate a membrana apical , onde é oxidado a I2 pele enzima tireoide peroxidase. O I2 combina-se com a tirosina formando MIT e DIT.
1.3.2.1 Monoiodotirosina (MIT): a tirosina liga-se a 1 iodo formando MIT. Diiodotirosina (DIT): a tirosina liga-se a 2 iodo formando DIT
1.3.2.1.1 1 MIT + 1 DIT = T 3 Triiodotironina
1.3.2.1.2 2 DIT = T4 Tetraiodotironina
1.3.3 HIPOTÁLAMO
1.3.3.1 Secreta TRH
1.3.3.1.1 Estimula a HIPOFESE ANTERIOR
1.3.3.1.1.1 Secretar TSH
1.3.3.1.1.1.1 Estimula a TIREOIDE
1.3.3.1.1.1.1.1 Secretar T3 e T4
1.3.3.1.1.1.1.1.1 Quando tem excesso desses hormonios ele inibem a liberação do TRH e TSH e quando tem a falta eles aumenta o TRH e TSH

Media attachments