Diretrizes Curriculares

Description

Mind Map on Diretrizes Curriculares, created by vivimmatos5359 on 10/03/2015.
vivimmatos5359
Mind Map by vivimmatos5359, updated more than 1 year ago
vivimmatos5359
Created by vivimmatos5359 about 9 years ago
2
1

Resource summary

Diretrizes Curriculares
  1. O conselho nacional de educação define diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia que ao longo dos últimos anos tem na educação básica profissionais sem qualificação necessária.
    1. Em função das exigências do momento histórico no início da década de 80 algumas universidades já se preocuparam em reformular o currículo para formar no curso de pedagogia professores para atuarem na pré escola e nas séries iniciais do ensino fundamental.
      1. Foram ampliadas disciplinas e atividades para a docência como :educação de jovens e adultos, educação infantil, na cidade no campo,quilombolas, indígenas, relação étnica- racial e inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais, educação á distância e novas tecnologias.
        1. Tem como princípio a pluralidade de conhecimentos e saberes durante o processo de formação do licenciado em pedagogia sustenta a conexão entre sua formação inicial o exercício da profissão e a exigência de educação continuada.
          1. Hoje o curso de pedagogia tem como objetivo formar profissionais capazes de exercerem a docência na educação infantil, nos anos inicias do ensino fundamental, nas disciplinas pedagógicas e também na participação de planejamento e gestão.
        2. Perfil do licenciado deve contemplar consistente formação teórica , diversidade de conhecimentos e de práticas ao longo do curso. Atuar na educação infantil e séries inicias do ensino fundamental. apoio escolar e gestão educacional. Apto para atuar com ética e compromisso com a construção da sociedade justa,cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos, trabalhar em espaços escolares e não escolares; demonstrar consciência da diversidade respeitando as diferenças.
          1. Organização: O projeto de cada instituição terá modalidades de ensino que proporcionem aprofundamento de estudos a partir da formação comum da docência na educação básica e com objetivos próprios do curso de pedagogia. Será observado os princípios constitucionais e legais ; na aplicação destas diretrizes curriculares há que se adotar como princípio o respeito e a valorização de diferentes concepções teóricas e metodológicas no campo da pedagogia .
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      GCSE PE - 2
      lydia_ward
      OCR Physics P2 revision cards
      Alex Howard
      Global History Regents Review Notes (Europe)
      Jen Molte
      Plastics
      fampulli
      French Tense Endings
      James Hoyle
      The Brain and the Nervous System
      feelingthepayne
      Evolution
      rebeccachelsea
      Chemistry unit 2
      36jessieh
      All AS Maths Equations/Calculations and Questions
      natashaaaa
      Molecular Biology
      Fadila Farag
      CCNA Security 210-260 IINS - Exam 2
      Mike M