ÁTOMO

Description

1º ano Educação Física Mind Map on ÁTOMO, created by Eduarda Cerqueira on 04/05/2020.
Eduarda Cerqueira
Mind Map by Eduarda Cerqueira, updated more than 1 year ago More Less
Hugo Fonseca
Created by Hugo Fonseca about 7 years ago
Eduarda Cerqueira
Copied by Eduarda Cerqueira almost 4 years ago
20
0

Resource summary

ÁTOMO
  1. Estrutura Atômica
    1. A estrutura atômica é composta por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons (partículas neutras) e elétrons (com carga negativa).
      1. O próton é uma partícula fundamental na estrutura atômica. Juntamente com os nêutrons, forma todos os núcleos atômicos, exceto para o hidrogênio, onde o núcleo é formado de um único próton.
        1. O nêutron são partículas neutras que fazem parte da estrutura atômica dos átomos, juntamente com os prótons. Ele tem massa, mas não tem cargaPara se calcular a quantidade de nêutron que um átomo possui basta fazer a subtração entre o número de massa (A) e o número eletrônico (Z).
          1. O elétron é uma partícula subatômica que circunda o núcleo atômico, sendo responsável pela criação de campos magnéticos elétricos.Os elétrons dos átomos giram em órbitas específicas e de níveis energéticos bem definidos. Sempre que um elétron muda de órbita, um pacote de energia seria emitido ou absorvido.
        2. Isótopos
          1. Átomos com mesmo número atômico e diferente número de massa (mesmo elemento químico).
            1. Isóbaros
              1. Átomos com mesmo número de massa e diferem pelo número de prótons e de nêutrons (elementos químicos diferentes).
                1. Isótonos
                  1. Átomos com mesmo número de nêutrons e diferente número de prótons (elementos químicos diferentes).
              2. Número atômico (Z): n.° de prótons (P) no núcleo de um átomo. O número atômico caracteriza um elemento químico.
                1. Número de massa (A): O número de massa é a soma dos prótons (P) e nêutrons (N) do núcleo de um átomo. A = P + N ou A = Z + N
              3. MODELO ATÔMICO DE THOMPSON
                1. Afirmou que o átomo seria uma esfera neutra, maciça e não-homogênia, composta por um fluído positivo onde estariam dispersos os elétrons. No modelo de Thomson, o átomo continua sendo representado por uma minúscula esfera maciça, porém revela o átomo como uma estrutura complexa e divisível. Esse modelo de átomo á chamado por alguns de “pudim de passas”: a massa do pudim seria a carga positiva, e as passas espalhadas sobre o pudim seriam as partículas negativas – os elétrons.Você está em Só Ciências > Química O modelo de Thomson O modelo de Dalton possibilitou explicação de diversos fenômenos e contribuiu muito para a evolução do conhecimento da matéria. No entanto, não considerava a natureza elétrica da matéria. A eletricidade era estudada desde o século XVIII, e os cientistas avançavam em novas pesquisas e experimentos. A teoria referente à existência de uma partícula da matéria de carga negativa, o elétron, se consolidava. Novos conhecimentos, novas questões eram formuladas, e o mod
                2. MODELO ATÔMICO DE DALTON
                  1. A matéria seria formada por pequenas partículas esféricas, maciças (algo que não é oco, mas que é compacto) e indivisíveis, denominadas átomos; A matéria seria descontínua, pois entre um átomo e outro haveria espaços vazios; Um elemento químico seria formado por um conjunto de átomos de mesmas massas, tamanhos e propriedades; Elementos químicos diferentes seriam formados por átomos que teriam massas, tamanhos e propriedades diferentes;
                  2. MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD
                    1. observou que algumas partículas ficavam totalmente bloqueadas. Outras partículas não eram afetadas, mas a maioria ultrapassava a folha sofrendo desvios. Segundo ele, esse comportamento podia ser explicados graças às forças de repulsão elétrica entre essas partículas. Pelas observações, afirmou que o átomo era nucleado e sua parte positiva se concentrava num volume extremamente pequeno, que seria o próprio núcleo. O Modelo Atômico de Rutherford, conhecido como modelo planetário, corresponde a um sistema planetário em miniatura, no qual os elétrons se movem em órbitas circulares, ao redor do núcleo.
                    2. MODELO ATÔMICODE BOHR
                      1. O modelo apresentado por Rutherford foi aperfeiçoado por Bohr. Por esse motivo, o aspecto da estrutura atômica de Bohr também é chamada de Modelo Atômico de Bohr ou Modelo Atômico de Rutherford -Bohr Os elétrons que giram ao redor do núcleo não giram ao acaso, mas descrevem órbitas determinadas. O átomo é incrivelmente pequeno, mesmo assim a maior parte do átomo é espaço vazio. O diâmetro do núcleo atômico é cerca de cem mil vezes menor que o átomo todo. Os elétrons giram tão depressa que parecem tomar todo o espaço. Quando a eletricidade passa através do átomo, o elétron pula para a órbita maior e seguinte, voltando depois à sua órbita usual. Quando os elétrons saltam de uma órbita para a outra resulta luz. Bohr conseguiu prever os comprimentos de onda a partir da constituição do átomo e do salto dos elétrons de uma órbita para a outra.
                      2. O átomo é a unidade fundamental da matéria, é a menor fração capaz de identificar um elemento químico.
                        1. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo.
                          1. O termo átomo deriva do grego e significa indivisível.
                          2. Camadas eletrônicas
                            1. O átomo apresenta níveis energéticos, existem sete camadas em torno de um núcleo e nelas estão os elétrons que orbitam ao redor do núcleo. As camadas são denominadas de K, L, M, N, O, P e Q.
                              1. Cada camada pode conter um número limitado de elétrons fixado em oito elétrons por camada. A camada mais externa é sempre a mais energética.
                                1. Apenas o átomo de hidrogênio não possui nêutrons, sendo constituído de apenas um elétron girando em torno de um próton.
                                  1. A distribuição eletrônica ou configuração eletrônica a forma como os elementos químicos são ordenados considerando o número de elétrons que eles possuem e a sua proximidade do núcleo atômico.
                                    1. Diagrama de Pauling
                                      1. Pauling descobriu uma forma de colocar todos os subníveis de energia em ordem crescente, usando para tanto o sentido diagonal. O esquema ficou conhecido como o Diagrama de Pauling.
                                      2. Números Quânticos
                                        1. Os números quânticos são quatros: principal (n), secundário (l), magnético (m ou ml) e spin (s ou mS). Eles têm a função de localizar os elétrons, motivo pelo qual não existem elétrons que tenham os quatro números quânticos iguais.
                                          1. O número quântico principal (n) é aquele que indica os níveis de energia, ou seja, a camada eletrônica em que o elétron está. As camadas eletrônicas K, L, M, N, O, P e Q representam, respectivamente, os seguintes números quânticos principais 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7: K = 1, L = 2, M = 3, N = 4, O = 5, P = 6, Q = 7
                                            1. O número quântico secundário, azimutal ou de momento angular (l) é aquele que indica os subníveis de energia, ou seja, o subnível de energia a que o elétron pertence. Os subníveis de energia s, p, d e f representam, respectivamente, os seguintes números quânticos secundários 0, 1, 2 e 3: s: l = 0, p: l = 1, d: l = 2, f: l = 3
                                              1. O número quântico magnético (m ou m1) é aquele que indica a órbita onde os elétrons se encontram: O subnível s possui 1 orbital, que é o orbital (0). O subnível p possui 3 orbitais, que são os orbitais (0), (+1) e (-1). O subnível d possui 5 orbitais, que são os orbitais (-2), (-1), (0), (+1) e (+2). O subnível f possui 7 orbitais, que são os orbitais (-3), (-2), (-1), (0), (+1), (+2) e (+3).
                                                1. Número Quântico de Spin O número quântico de spin (s ou mS) é aquele que indica o sentido de rotação do elétron: Se o orbital de um subnível for negativo, a rotação é no sentido negativo, o qual é representado por uma seta para cima. Mas, se o orbital de um subnível for positivo, a rotação é no sentido positivo, o qual é representado por uma seta para baixo.
                                    2. Substâncias simples e compostas
                                      1. As substâncias simples são formadas por apenas um elemento químico, mas a maneira como os átomos se organizam para produzi-las pode variar da seguinte forma: Há átomos que permanecem isolados. Há átomos que se agrupam de modos distintos e podem formam diferentes substâncias.
                                        1. As substâncias compostas também são chamadas de compostos químicos, que são formados em reações químicas por átomos ou íons de diferentes elementos.
                                          1. Os elementos químicos, também chamados de substâncias simples, são elementos formados por átomos.
                                            1. Todos os elementos químicos estão presentes na tabela periódica. Eles são representados por uma sigla, onde a primeira letra é maiúscula. Se essa sigla tiver duas letras, a segunda será minúscula, por exemplo: Elemento Ferro – sigla Fe Além disso, na tabela periódica são indicadas algumas características desse elemento: nome, símbolo, número atômico, massa atômica e distribuição eletrônica.
                                              1. Propriedades dos Elementos
                                                1. Propriedades Periódicas: variam periodicamente com o aumento de seus números atômicos, são elas: Raio Atômico Volume Atômico, Densidade Absoluta ,Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Afinidade Eletrônica ,Energia de Ionização ,Eletronegatividade e Eletropositividade.
                                                  1. Propriedades Aperiódicas: não variam periodicamente, por exemplo: Massa Atômica Calor Específico
                                          2. O íon é definido como um átomo eletrizado que ganhou ou perdeu elétrons. Já o cátion e o ânion são considerados íons. Cátione o ânion são considerados íons.
                                            1. Os cátions, são normalmente formados por metais alcalinos IA) e metais alcalinos terrosos da tabela periódica. Eles apresentam carga positiva, na medida em que perdem um ou mais elétrons (ionização), resultando, assim, num número de prótons superior em relação ao número de elétrons.
                                              1. Os ânions, por sua vez, possuem carga negativa, pois recebem um ou mais elétrons, resultando num maior número de elétrons em relação ao número de prótons.
                                              2. Teoria do Octeto :Segundo a “Teoria do Octeto”, os átomos possuem a tendência de se estabilizarem e ficarem neutros (mesma quantidade de prótons e nêutrons). Ou seja, com oito elétrons na última camada eletrônica (camada de valência) Para isso, os íons, se unem à outros átomos a fim de buscar a neutralidade.
                                                1. Ligações Químicas
                                                  1. São classificadas em: ligação iônica, ligação covalente, ligação covalente dativa e ligação metálica.
                                                    1. Ligação Iônica também chamada de ligação eletrovalente, esse tipo de ligação é realizada entre íons (cátions e ânions),
                                                      1. Ligação Covalente também chamada de ligação molecular, as ligações covalentes são ligações em que ocorre o compart ilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, segundo a Teoria do Octeto; diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons.
                                                        1. Ligação Covalente Dativa também chamada de ligação coordenada, a ligação covalente dativa é semelhante à dativa, porém ela ocorre quando um dos átomos apresenta seu octeto completo, ou seja, oito elétrons na última camada e o outro, para completar sua estabilidade eletrônica necessita adquirir mais dois elétrons.
                                                          1. Ligação Metálica é a ligação que ocorre entre os metais, elementos considerados eletropositivos e bons condutores térmico e elétrico. Para tanto, alguns metais perdem elétrons da sua última camada chamados de "elétrons livres" formando assim, os cátions.
                                              Show full summary Hide full summary

                                              Similar

                                              Teorias atomicas
                                              Vitor Felix
                                              Cinemática Escalar: Conceitos fundamentais
                                              Bruno Fernandes3682
                                              Fórmulas de física
                                              Alessandra S.
                                              Física moderna
                                              GoConqr suporte .
                                              Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
                                              GoConqr suporte .
                                              Oscilações, ondas, óptica e radiação
                                              Sem Parar
                                              Simulado de física
                                              Alessandra S.
                                              Ondulatória
                                              Leatrice Barros
                                              Simulado ENEM - Ciências da Natureza
                                              Nathalia - GoConqr
                                              Física - Sobre Ondas
                                              Helen Manzur
                                              Queda livre
                                              ana_santos_1_