BIOMA CERRADO

Description

2º ano Geografia Mind Map on BIOMA CERRADO, created by Alyssa Gonring on 26/05/2020.
Alyssa Gonring
Mind Map by Alyssa Gonring, updated more than 1 year ago
Alyssa Gonring
Created by Alyssa Gonring almost 4 years ago
3
0

Resource summary

BIOMA CERRADO
  1. Conhecido como savana brasileira, apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero. Esse bioma caracteriza-se por apresentar diversas fitofisionomias em virtude dos vários contatos geográficos que possui com outros biomas.
    1. Apresenta cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. Representantes da fauna do Cerrado são tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça- parda, veado-campeiro, entre outros.
      1. Em relação à flora, estudiosos estimam que há cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação. São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros.
        1. Cerrado abriga nascentes dos principais rios brasileiros, compreendendo, segundo o IBGE, nove das doze bacias hidrográficas existentes no Brasil. Além de abrigar tantas bacias hidrográficas, o Cerrado localiza-se numa região em que existem grandes aquíferos, como o Guarani e o Bambuí.
          1. Clima do bioma Cerrado é predominantemente tropical sazonal, apresentando duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos. O período de seca tem início no mês de maio e termina no mês de setembro. A média pluviométrica é de 1500 mm, e a temperatura média anual é de 22*C, variando ao longo desses períodos.
            1. Cerrado apresenta vegetações distribuídas em formações savânicas, formações florestais e formações campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós, distribuindo-se entre estrato lenhoso e estrato herbáceo. Além das árvores de troncos tortuosos, que podem apresentar até 20 metros, há também cactos e orquídeas no Cerrado.
              1. Tons amarronzados ocasionados pela descoloração causada pela incidência solar. São bastante porosos e permeáveis, propiciando o processo de lixiviação (processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo).
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Períodos geológicos
                Alessandra S.
                Projeto Med 2015: História e Geografia
                elisacoltro
                O Clima - Geografia
                GoConqr suporte .
                Simulado Geografia
                Marina Faria
                Geografia do Brasil
                JOISSE DE OLIVEIRA
                Geografia - Mapa do Brasil
                GoConqr suporte .
                Blocos econômicos
                Ighor Ferreira
                CLIMA GEOGRAFIA
                Alice Sousa
                Revolução Industrial século XVIIl e XIX
                izabelamendeslop
                Geografia- ENERGIA
                jpedrohenriques
                Geografia - Cartografia
                Jessica Caroline de Macedo