MATA ATLÂNTICA

Description

2º ano Geografia Mind Map on MATA ATLÂNTICA, created by Alyssa Gonring on 26/05/2020.
Alyssa Gonring
Mind Map by Alyssa Gonring, updated more than 1 year ago
Alyssa Gonring
Created by Alyssa Gonring almost 4 years ago
384
0

Resource summary

MATA ATLÂNTICA
  1. Bioma Mata Atlântica ocupa cerca de 13% do território brasileiro e compreende a região costeira do Brasil, indo dos estados do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Esse bioma é composto por variados ecossistemas florestais e por uma biodiversidade semelhante à do bioma Amazônia.
    1. Hoje resta menos de 10% da mata nativa, que sofre com o intenso desmatamento, responsável pela extinção de diversas espécies desse bioma. Fauna do bioma Mata Atlântica é semelhante à do bioma Amazônia, contando com aproximadamente 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 espécies de mamíferos e 350 espécies de peixes.
      1. Os principais representantes da fauna são micos, tamanduás, tucanos, jaguatiricas, rãs, onças-pintadas, bichos-preguiça, entre outros. Flora da Mata Atlântica conta com aproximadamente 20 mil espécies de vegetais, das quais 8 mil existem apenas nessa região. Cerca de 55% das espécies arbóreas e 40% das espécies não arbóreas são endêmicas, existindo apenas nesse bioma.
        1. Mata Atlântica compreende a região onde se localizam sete bacias hidrográficas que se alimentam dos rios São Francisco, Paraíba do Sul, Paraná, entre outros. Apresenta temperaturas elevadas, altos índices pluviométricos e elevada umidade do ar, com escassez de períodos de estiagem.
          1. Composta por árvores de médio e grande porte, cujas copas tocam-se, caracterizando uma formação contínua de florestas que podem alcançar até 60 metros de altura. Os solos que compõem a Mata Atlântica são geralmente rasos e ácidos, extremamente úmidos e pobres em decorrência da pouca incidência solar, que é impedida de alcançar.
            1. A pouca profundidade do solo e os altos níveis pluviométricos propiciam processos erosivos e deslizamentos nas partes mais altas. Vegetação da Mata Atlântica é composta por árvores de médio e grande porte, que formam uma floresta contínua.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Períodos geológicos
              Alessandra S.
              Projeto Med 2015: História e Geografia
              elisacoltro
              O Clima - Geografia
              GoConqr suporte .
              Simulado Geografia
              Marina Faria
              Geografia do Brasil
              JOISSE DE OLIVEIRA
              Geografia - Mapa do Brasil
              GoConqr suporte .
              Blocos econômicos
              Ighor Ferreira
              CLIMA GEOGRAFIA
              Alice Sousa
              Revolução Industrial século XVIIl e XIX
              izabelamendeslop
              Geografia- ENERGIA
              jpedrohenriques
              Geografia - Cartografia
              Jessica Caroline de Macedo