Hipotálamo - Funções

Description

Neuroanatomia Mind Map on Hipotálamo - Funções, created by Nair Correia on 28/05/2020.
Nair Correia
Mind Map by Nair Correia, updated more than 1 year ago
Nair Correia
Created by Nair Correia almost 4 years ago
5
0

Resource summary

Hipotálamo - Funções
  1. Regulação da Neurohipófise
    1. Regulação da Adenohipófise
      1. Regulação Autonómica

        Annotations:

        •    O hipotálamo é o centro suprassegmentar mais importante que regula os centros autonómicos do tronco cerebral e da medula espinhal, influenciando fortemente as funções cardiovascular, respiratória e gastrointestinal. Estas informações autonómicas são enviadas através do feixe longitudinal dorsal (de Schütz) e feixe mamilo-tegmental (de Gudden). Não existindo uma delimitação de quais os núcleos simpáticos ou parassimpáticos do hipotálamo, aceita-se que o hipotálamo anterior e medial está relacionado com o controlo parassimpático, enquanto o hipotálamo posterior e lateral se relaciona com os centros simpáticos.   
        •    Estimulação do hipotálamo anterior e medial (áreas pré-óptica e supra-óptica) resultam em ativação parassimpática, com uma diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial, vasodilatação, miose, sudorese aumentada, e motilidade e atividade secretora do TGI aumentadas. Estimulação do hipotálamo posterior e lateral (sobretudo o hipotálamo posterior) resulta em ativação simpática, com aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, vasoconstrição, midríase, diminuição da motilidade e secreção gastrointestinais, entre outros.   
        1. Regulação do equilíbrio hidrossalino
          1. Regulação da Temperatura

            Annotations:

            • Algumas regiões do hipotálamo contêm recetores térmicos que são sensíveis a alterações da temperatura da perfusão sanguínea nessas regiões. A região hipotalâmica anterior (o núcleo pré-óptico medial – centro da perda do calor) é sobretudo sensível à subida da temperatura, desencadeando mecanismos para dissipar o calor (aumento da sudorese e vasodilatação cutânea) através de projeções em centros autonómicos da medula e do tronco cerebral via o feixe prosencefálico medial. Lesão bilateral desta região resultam em febre central ou hipertermia (subida da temperatura corporal). Em contraste, a região hipotalâmica posterior (centro da conservação do calor) é sensível à descida da temperatura, e desencadeia mecanismos para conservação de calor (cessação da sudorese, “arrepios”, vasoconstrição e libertação de hormonas tiroideias). Lesão bilateral desta região resulta em poiquilotermia, em que a temperatura corporal flutua com a temperatura ambiente.
            1. Comportamento Alimentar

              Annotations:

              • O núcleo ventromedial (ou, pelo menos, parte do hipotálamo medial) parece constituir um centro de saciedade, enquanto a região lateral constitui um centro de fome
              1. Sono e vigília

                Annotations:

                •    . Um centro de sono encontra-se no hipotálamo anterior, e o de vigília no posterior. O sistema orexina/hipocretina (ambos péptidos excitatórios) no hipotálamo lateral constitui o principal sistema neuromodulador excitatório que controla o SAA (estados de vigília). Lesão do sistema orexina/hipocretina encontra-se associado a narcolepsia. Doentes geralmente têm o início dos sintomas na sua adolescência, quando se apresentam muito sonolentos durante o dia, podendo adormecer se não tiverem estímulos exteriores que os mantenham acordados. Doentes narcolépticos apresentam também paralisia do sono quando se encontram ou a adormecer ou a acordar, encontrando-se conscientes, mas incapazes de se moverem, ou podem ter sonos enquanto se encontram conscientes à medida que adormecem (alucinações hipnagógicas) ou ao acordar (alucinações hipnopômpicas). Todos estes fenómenos representam um enfraquecimento das fronteiras entre a “vigília” e o “sono”, com componentes do sono REM a introduzirem-se no estado vígil. Defeitos genéticos que cursam com perda de sinalização orexinérgica e hipocretinérgica podem originar narcolepsia em animais. Em humanos, a maioria dos indivíduos apresenta uma perda de neurónios orexinérgicos e hipocretinérgicos por reação autoimune. Neurónios orexinérgicos e hipocretinérgicos estabilizam o estado comportamental ao reforçar o estado de vigília, e ao impedir que adormeçamos imediatamente. Na ausência de orexina, o estado de vigília é menos estável, e o indivíduo adormece facilmente. Pode ainda apresentar fragmentos do sono REM (sonhar, atonia muscular) nos momentos “errados”, resultando em alucinações, paralisia do sono, e cataplexia (perda súbita de tónus muscular). 
                1. Regulação do estado pró-inflamatório e na manuntenção do estado de defesa a uma infeção
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
                  Natália Abitbol
                  Anatomia: sistema esquelético I
                  Natália Abitbol
                  Processo de Cicatrização
                  Letícia Silva
                  Anatomia Artérias
                  Filipe Brito
                  Regras NBRs
                  Maria Clara Oliveira
                  Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
                  vitorstoco
                  SIMULADO - Casos Clínicos
                  Rodrigo Gouvea
                  AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
                  Residencia CM HBDF
                  DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
                  Vanessa Palauro
                  Escala de Coma de Glasgow
                  Vanessa Palauro
                  Termos téc. Enfermagem
                  Letícia Silva