O Brasil nos anos 1920

Description

O Brasil nos anoa 1920
Phamela Alves de Oliveira
Mind Map by Phamela Alves de Oliveira, updated more than 1 year ago
Phamela Alves de Oliveira
Created by Phamela Alves de Oliveira almost 4 years ago
35
0

Resource summary

O Brasil nos anos 1920
  1. A crise da República Oligárquica

    Annotations:

    • A política de valorização do café,adotada por muitos anos para combater a crise dos preços internacionais do produto,desagradou diversos segmentos da sociedade.A crise de 1929 reduziu drasticamente os negócios dos Estados Unidos,principal comprador e financiador dos cafeicultores brasileiros, assim como as negociações com outro país.O preço do café caiu 57%, e os empréstimos ao Brasil diminuíram, tornando  inviável a política de valorização do café.
    1. Novos personagens entraram em cena

      Annotations:

      • Enquanto o café enfrentava dificuldades, a atividade industrial crescia de modo significativo,especialmente a partir da primeira Guerra Mundial.Os grupos surgidos com a industrialização e a urbanização logo começaram a manifestar sua insatisfação com o governo oligárquico: Burguesia industrial: reivindicava o aumento de impostos sobre produtos estrangeiros, de modo a proteger a indústria nacional. Classe média urbana: ligada ás atividades industriais, reivindicava a instituição do voto secreto e a moralização do processo eleitoral. Operariado: pressionava o governo para obter condições de vida e de trabalho, além de maior participação política.
      1. O Movimento Tenentista

        Annotations:

        • A década de 1920 também foi marcada por diversos levantes militares liderados por jovens oficiais de baixa patente, em especial tenentes e capitães. Um desses levantes ocorreu em 1922, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. O episódio ficou conhecido como os 18 do Forte.Depois disso, o governo à repressão e decretou estado de sítio. O levante foi sufocado, mas cerca de 6 mil soldados retiraram-se para a região de Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, e formaram a chamada Coluna Paulista. A partir de 1925, 1500 homens dos dois grupos percorreram o interior do país sob o comando de Prestes, a fim de estimular a revolta popular contra o governo.
    2. A cultura urbana se transforma

      Annotations:

      • No ano de 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, foi realizada no Rio de Janeiro a Exposição Internacional. O evento buscou apresentar novidades científicas, tecnológicos e culturais. Nesse mesmo ano foi realizada em São Paulo a Semana de Arte Moderna, que pretendia divulgar no Brasil as inovações artísticas desenvolvidas na Europa.
      1. A Semana de Arte Moderna

        Annotations:

        • Inspirado pelas mudanças que ocorriam na sociedade brasileira, um grupo de artistas e intelectuais realizou, de 13 a 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal,em São Paulo. Leitura de poesias e apresentações musicais, além de uma exposição de ates plásticas.Nas artes, apareciam com mais força os elementos negros,indígenas e cenários.As reações da sociedade ao evento foram as mais diversas.Alguns elogiaram os trabalhadores.Outros, afinados com os padrões tradicionais.
        1. Artistas plásticos negros no Brasil

          Annotations:

          • Além dos artistas que participaram da Semana de Arte Moderna, um olhar maias atento. A contribuição dos negros nas artes plásticas ainda é pouco conhecida e abordada,mais isso não significa que não significa que foi abundante.De fato, ala foi expressiva desde o período colonial.No século XIX, com a criação da Academia Imperial de Belas Artes, alguns artistas negros destacaram-se como Arthur Timóteo da Costa,Bendito José Tobias,Emmanoel Zamor, Estevão Estevão Silva,Firmino monteiro etc... Muitos desses artistas retrataram negros em suas pinturas, em cenas do cotidiano ou em outras situações No início do século XX, os irmãos Arthur Timóteo da costa e João Timótheo da Costa, que já produziam pinturas desde o século anterior, participaram de exposições nacionais e internacionais, ganhando vários prêmios.
          1. A Revolução de 1930

            Annotations:

            • O cenário brasileiro da década de 1920 não era promissor para a ordem oligárquica.A situação piorou quando Washington Luís se negou a apoiar o candidato mineiro que deveria sucedê-lo e optou pelo paulista Júlio Prestes. A oposição ao governo federal formou a Aliança Liberal. A coalizão reunia as oligarquias de Minas Gerais, do Rio de Grande do Sul e da Paraíba, e atraiu a simpatia de outros grupos sociais descontentes com o domínio dos cafeicultores.Em primeiro momento, a oposição aceitou o resultado das eleições.A Revolução de 1930, nome dado na época por seus líderes e apoiadores e consagrado pelos pesquisadores do período.No dia 3 de outubro de 1930, uma revolta armada eclodiu simultaneamente em Minas Gerais e no Rio do Sul, sob liderança de Getúlio Vargas, e no Nordeste,sob comando de Juarez Távora. O Presidente Washington Luís foi deposto,e em seu lugar assumiu uma Junta Pacificadora, que entregou o poder a Getúlio Vargas em 3 de novembro de 1930.Começava o que se chamou na época de República Nova,em oposição à República Velha, dos coronéis e dos cafeicultores.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Revolução Americana
        rmaribeirom
        Professor Manoel Salgado Guimarães
        Grazielle Assis
        Antiguidade Oriental
        Matheus de Oliveira Silva
        Ideologia e Revoluções do Séc. XIX
        Indianara Soares Felix
        Revolta De Canudos
        Elison Hausschild
        Corpo do trabalho
        Darth Vader
        Digite seu texto aqui
        Lucas Deveza de Andrade
        GALERIA DE ARTE VIRTUAL
        Rayka Alves
        GALERIA DE ARTE VIRTUAL
        Rayka Alves
        Revolução Americana
        Alcirene Silva
        Revolução Americana
        Abraão Lucas