ARTES

Marcela Santos
Mind Map by Marcela Santos, updated 5 months ago More Less
Alessandra S.
Created by Alessandra S. almost 7 years ago
Marcela Santos
Copied by Marcela Santos 5 months ago
9
0

Description

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE ARTES

Resource summary

ARTES
1 Missão Artística Francesa
1.1 Artistas franceses: Joachim Lebreton, Nicolas-Antoine Taunay, Jean-Baptiste Debret e Auguste-Henri-Victor Grandjean de Montigny.
1.1.1 Após 10 anos da chegada dos artistas franceses no Brasil e a consolidação da escola. A atividade artística inseriu- se no país, sendo grande parte da formação cultural do Brasil de origem francesa.
1.1.1.1 Ensino de Arte
1.1.1.1.1 O ensino primário privilegiava o ensino do desenho, baseado em modelos e reproduções fiéis em que a técnica imperava.
1.1.1.1.1.1 O ensino do desenho dava ênfase à linha, ao contorno, ao traçado e à configuração.
1.1.1.1.1.1.1 Seguiam-se os programas de desenho geométrico, perspectiva, decoração e ornamentos, tendo sempre como base uma cópia de modelos preestabelecidos.
1.1.1.1.1.1.2
1.1.1.1.1.2 Escolas
1.1.1.1.2 Mesmo com a instauração da República o ensino de Arte continuava a vigorar baseado em cópias, relacionado ao processo de industrialização e centrado na figura do professor.
1.1.1.1.3 Arte e seu desenvolvimento histórico (propostas pedagógicas)
1.1.1.1.3.1 No século 20 o teatro e a dança não faziam parte do currículo escolar. Eram utilizados apenas em datas comemorativas
1.1.1.1.3.2 No início do século 20, o ensino da Arte ficou a cargo das disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico
1.1.1.1.3.2.1 As ideias pedagógicas contém duas principais influências para o Brasil, possibilitando como esses dois movimentos se articularam desde o século 19.
1.1.1.1.3.2.1.1 Em Desenho, desenvolvia-se o conteúdo de Desenho Geométrico e Desenho do Natural, em que se faziam cópias de matrizes preestabelecidas
1.1.1.1.3.2.1.2 Em Trabalhos Manuais, ensinavam-se, para as mulheres, habilidades domésticas, dentre as quais estavam o bordado, o tricô e o crochê; os homens aprendiam “artes industriais”, especialmente as atividades em que utilizavam madeiras, serrotes e martelo, para confecção de bandejas, porta-retratos, caixas
1.1.1.1.3.2.2 Nessa época uma grande mudança ocorreu na cultura e na arte brasileira, com importantes contribuições da Literatura e das Artes Plásticas.
1.1.1.1.3.2.2.1 A união de artistas de diferentes áreas possibilitou a ocorrência da Semana de Arte Moderna de 1922, primeira exposição de Arte que divulgou obras modernistas e que teve uma grande repercussão entre o público.
1.1.1.1.3.3
1.1.2 Jean- Baptiste ficou pouco tempo no Brasil (1816 a 1831), mas deixou sua grande e bela contribuição artística (desenvolveu uma obra comprometida com a realidade social do Brasil).
1.2 Em 1816, fundou Escola Real de Ciências, Artes e Ofício
1.2.1 Em 1826, passou a funcionar na Academia Imperial de Belas-Artes (Rio de Janeiro)
2 Ensino de Artes
2.1 Seguiu o mesmo modelo de ensino Francês, extremamente acadêmico.
2.1.1 Baseada no estilo Neoclássico, desenvolvendo no Rio de Janeiro a arquitetura das novas construções que surgiram com a instalação da corte
2.1.1.1 Nessa época iniciou em Minas Gerais um estilo Barroco e Rococó (Barroco Brasileiro). Iniciava-se, assim, uma dicotomia que permaneceu por muitos anos no Brasil.
2.1.1.1.1 Estilo que atendia ao povo e aos trabalhadores em geral.
2.1.1.2 Estilo preferido da Elite
3 Como componente curricular, no decorrer da sua história, recebeu vários nomes: Desenho, Música, Canto Orfeônico, Educação Artística, Arte-Educação, Educação através da Arte e, finalmente, Arte.
3.1 No século 20 o teatro e a dança não faziam parte do currículo escolar. Eram utilizados apenas em datas comemorativas
3.1.1 Nessa época o ensino e a aprendizagem, continuavam centrados no professor, que transmitia seu saber e desenvolvia em seus alunos habilidades manuais, de organização e de limpeza.
4 Em 1951, maior exposição de Arte do país: a primeira Bienal de São Paulo
4.1 A união de artistas de diferentes áreas possibilitou a ocorrência da Semana de Arte Moderna de 1922, primeira exposição de Arte que divulgou obras modernistas e que teve uma grande repercussão entre o público.
5 Nas décadas de 1960 e de 1970, a Arte tornou-se um meio importante de crítica social e de valorização da cultura popular, não só por meio da música, mas também por meio do teatro, da dança e das artes plásticas.
6 O movimento conhecido como Escola Nova (1927-1930), cuja filosofia era predominantemente baseada em Dewey, foi um importante desenvolvimento do ideário educacional brasileiro, hoje muitas vezes criticado, mas responsável por uma intensa divulgação das ideias educacionais em revistas e jornais.
7 O movimento da “Pedagogia Libertária” teve a influência nos programas de Arte, enriquecendo a prática com valorização do patrimônio cultural e da arte popular, com o intuito de maior conscientização e o desenvolvimento de uma postura crítica
8 Na década de 1980, ocorreu uma organização dos professores de Arte, que promoviam encontros e debates para ampliar as discussões e os cursos de aprimoramento. Com isso,a denominação “Arte-Educação” passou a vigorar entre os professores de Arte, intensificando uma discussão sobre as metodologias de ensino.
9 Sistema Cultural
9.1
9.1.1 As relações simbólicas que envolvem os artefatos e as manifestações artísticas estão ligada diretamente com a cultura.
10 Cultura
10.1 As produções estão diretamente ligadas às culturas nas quais se inserem. Assim, as linguagens da arte e os sentimentos que as criações despertam estão intrinsecamente ligados
10.2 É toda a produção simbólica de um coletivo, significada nas relações sociais.
Show full summary Hide full summary

Similar

TICs na Educação
Erika Lopes
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
Karin Elisa Frie
Softwares Educacionais
valdeiresmendes
Novas Tecnologias e mediação pedagógicas
tatiana_ana2012
TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
taize1305
JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS
Beth Schneider
Tecnologia móvel em sala de aula: problema ou desafio?
rosana-jatoba