Os Sertões

Jefferson Negrão
Mind Map by Jefferson Negrão, updated more than 1 year ago
Jefferson Negrão
Created by Jefferson Negrão almost 5 years ago
25
0

Description

Mind Map on Os Sertões, created by Jefferson Negrão on 03/24/2015.

Resource summary

Os Sertões
1 1 - Assuntos apresentados em sala
1.1 1.1 Elementos da narrativa
1.1.1 Narrador-observador
1.1.2 Personagens
1.1.2.1 Antônio Conselheiro; Penha; General Artur Oscar; Luiza; Lucena; Arimatéia; Coronel Moreira Cesar; Tenente Luís
1.2 1.2 Funções da linguagem
1.2.1 Emotiva - "sim, é di dar medo quando tudo se arrepete." p 42
1.2.2 Denotativa - "Tomaram o velho caminho que passava por Cumbe, Aracati e Rosário." p 52
1.3 1.3 Acordo ortográfico

Annotations:

  •    Vôo  Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo Intranqüilidade O trema só foi mantido nas palavras derivados de nomes estrangeiros   
1.3.1 Vôo - Terminações “ôo(s)” perdem o acento circunflexo
1.3.2 Intranqüilidade - O trema só foi mantido em nomes estrangeiros
2 2 - Biografia do autor

Annotations:

  • Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha (1866-1909) foi, jornalista, professor, poeta e escritor brasileiro, autor da obra "Os Sertões". Foi enviado como correspondente ao sertão da Bahia, pelo jornal O Estado de São Paulo, para cobrir a guerra no município de Canudos. Seu livro "Os Sertões", narra e analisa os acontecimentos da guerra.
2.1 Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha (1866-1909) foi, jornalista, professor, poeta e escritor brasileiro. Foi enviado como correspondente ao sertão da Bahia, pelo jornal O Estado de São Paulo, para cobrir a guerra de Canudos.
3 3 - Contexto histórico

Annotations:

  •    Quatro expedições foram enviadas durante um ano contra mais de vinte mil habitantes da região: índios, mulatos, caboclos, pretos... sertanejos dirigidos pelo beato Antônio Conselheiro e munidos apenas de paus, pedras e armas rústicas.   
3.1 Enquanto a Europa se prepara para a Primeira Guerra Mundial, o Brasil começa a viver, a partir de 1894, um novo período de sua história republicana. Os dois primeiros presidentes do Brasil, após a proclamação da República, eram militares: o marechal Deodoro da Fonseca e o marechal Floriano Peixoto. O primeiro presidente civil, o paulista Prudente de Morais, tomou posse em 1894.
4 4 - Intertextualidade

Annotations:

  • "É que ainda não existe um Maudsley para as loucuras e crimes das nacionalidades"
4.1 "É que ainda não existe um Maudsley para as loucuras e crimes das nacionalidades" p 76
5 5 - Ciências
5.1 5.1 Evolucionismo

Annotations:

  • O povo de Canudos era visto como fanáticos religiosos, mestiços, jagunços e vagabundos que simplesmente atrapalhavam o desenvolvimento do país.
5.1.1 O povo de Canudos era visto como fanáticos religiosos, mestiços, jagunços e vagabundos que simplesmente atrapalhavam o desenvolvimento do país. p 12
5.2 5.2 Determinismo

Annotations:

  • Euclides da Cunha deixou claro em "Os Sertões" seu ponto de vista no que se refere ao racismo. Como a maioria dos de sua época, acreditava numa "raça superior", e em sua íntima relação com os de pele clara.
5.2.1 Euclides da Cunha deixou claro seu ponto de vista no que se refere ao racismo. Como a maioria dos de sua época, acreditava numa "raça superior", e em sua íntima relação com os de pele clara.
5.3 5.3 Positivismo

Annotations:

  • "O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral."
5.3.1 "O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral."
6 6 - Eixos temáticos
6.1 6.1 Ética

Annotations:

  • Proibiam-se a bebida, o adultério, o casamento civil, a circulação de dinheiro republicano, acumulação de bens
6.1.1 Proibiam-se a bebida, o adultério, o casamento civil, a circulação de dinheiro republicano, acumulação de bens
6.2 6.2 Direitos humanos

Annotations:

  • uma idéia com apelo mais forte aos corações e mentes das pessoas do que aquelas algo abstratas, de direitos humanos e de soberania popular. Essa lacuna foi preenchida pela idéia moderna de nação, que inspirou primeiro os habitantes de um território compartilhado com o sentimento de pertencer à mesma república.
6.2.1 uma idéia com apelo mais forte aos corações e mentes das pessoas do que aquelas algo abstratas, de direitos humanos e de soberania popular. Essa lacuna foi preenchida pela idéia moderna de nação, que inspirou primeiro os habitantes de um território compartilhado com o sentimento de pertencer à mesma república.
6.3 6.3 Inovação

Annotations:

  • Euclides da Cunha revelou ao Brasil o que ninguém até então conhecia: que o sertão é um só, uma pátria independente. Canudos é uma síntese perfeita, em escala reduzida, dos aspectos predominantes dos sertões do norte. 
6.3.1 Euclides da Cunha revelou ao Brasil o que ninguém até então conhecia: que o sertão é um só, uma pátria independente. Canudos é uma síntese perfeita, em escala reduzida, dos aspectos predominantes dos sertões do norte.
6.4 6.4 Intolerância religiosa

Annotations:

  • Com Os sertões, Euclides golpeou profundamente a indiferença nacional transformando-a em memória, revelando um país desconhecido, arrancando o véu de hipocrisia que encobria os falsos heróis, denunciando as atrocidades, mostrando a intolerância e a incompreensão.
6.4.1 Com Os sertões, Euclides golpeou profundamente a indiferença nacional transformando-a em memória, revelando um país desconhecido, arrancando o véu de hipocrisia que encobria os falsos heróis, denunciando as atrocidades, mostrando a intolerância e a incompreensão.
6.5 6.5 Racismo/Preconceito

Annotations:

  • "Intentamos esboçar, palidamente embora, ante o olhar de futuros historiadores, os traços atuais mais expressivos das sub-raças sertanejas do Brasil. E fazemo-lo porque a sua instabilidade de complexos, aliada às vicissitudes históricas e deplorável situação mental em que jazem, as tornam talvez destinadas a próximo desaparecimento ante as exigências crescentes da civilização."
6.5.1 "Intentamos esboçar, palidamente embora, ante o olhar de futuros historiadores, os traços atuais mais expressivos das sub-raças sertanejas do Brasil. E fazemo-lo porque a sua instabilidade de complexos, aliada às vicissitudes históricas e deplorável situação mental em que jazem, as tornam talvez destinadas a próximo desaparecimento ante as exigências crescentes da civilização."
6.6 6.6 Diversidade

Annotations:

  • "É difícil traçar no fenômeno a linha divisória entre as tendências pessoais e as tendências coletivas: a vida resumida de um homem é um capítulo instantâneo da vida de sua sociedade (...). Acompanhar a primeira é seguir paralelamente e com mais rapidez a segunda: acompanhá-las juntas é observar a mais completa mutualidade de influxos"
6.6.1 "É difícil traçar no fenômeno a linha divisória entre as tendências pessoais e as tendências coletivas: a vida resumida de um homem é um capítulo instantâneo da vida de sua sociedade (...). Acompanhar a primeira é seguir paralelamente e com mais rapidez a segunda: acompanhá-las juntas é observar a mais completa mutualidade de influxos"
6.7 6.7 Corrupção
6.7.1 compra de alimentos que nunca chegam 1h55m
6.8 6.8 Multiculturalismo
6.8.1 "o índio com o branco e o negro, os jesuitas ..." p. 14
7 7 - Mensagens do Livro
7.1 7.1 Síntese dos Sertões (A terra, o homem e a luta)

Annotations:

  •    A primeira parte, A Terra, descreve o cenário em que se desenrolou a ação. Euclides da Cunha, num apanhado geral, estudou os caracteres geológicos e topográficos das regiões que estão entre o Rio Grande do Norte e o sul de Minas Gerais, de modo particular a bacia do rio São Francisco. Nos sertões do norte, fala discorre sobre a seca, das causas da mesma, dando relevo especial ao papel do homem como agente geológico da destruição, que ao praticar desde os tempos mais remotos a agricultura primitiva baseada em queimadas, arrasou as florestas. Os desertos, a erosão, o ciclo das secas terríveis veio em seguida. A segunda parte, O Homem, completa a descrição do cenário com a narrativa das origens de Canudos. Ali Euclides da Cunha estudou a gênese do jagunço e, principalmente, a de seu líder carismático, Antonio Conselheiro. Falou de raças (índio, português, negro), e de sub-raças (que indica com o nome "mestiço". Em O Homem o autor caracterizou o sertanejo como "Hércules-Quasímodo", usando antíteses e paradoxos. Preparando o ambiente para os episódios de Canudos, Euclides da Cunha expôs a genealogia de Antônio Conselheiro, suas pregações e a fixação dos sertanejos no arraial de Canudos. A terceira parte, A Luta, constituída da narrativa das quatro expedições do Exército enviadas para sufocar a rebelião de Canudos, que reunia "os bandidos do sertão": jagunços (das regiões do Rio São Francisco) e cangaceiros (denominação no Norte e Nordeste). Havia cerca de 20.000 habitantes no arraial, na maioria ex-trabalhadores dos latifúndios da região.   
7.1.1 A Terra, a 1º parte da obra, faz um estudo das condições geofísicas do sertão. p.42; O Homem é a 2º parte, completa a descrição do cenário com a narrativa das origens de Canudos. p. 48; A luta, última seção, dedicada a mostrar as várias experdições contra Canudos. p.55.
7.2 7.2 Roteiro de leitura (1º a 4º expedições)

Annotations:

  •    A primeira expedição - Cem homens, comandados pelo tenente Pires Peneira, são surpreendidos e derrotados pelos jagunços no povoado de Uauá. A segunda expedição - Quinhentos homens, comandados pelo major Febrônio de Brito e organizados em colunas maciças, são emboscados pelos jagunços em terrenos acidentados, este último considerado por Euclides verdadeiro gênio militar. Reduzidas a cem homens, as tropas do governo decidem voltar. A terceira expedição - Mil e trezentos homens, comandados pelo coronel Moreira César, armados com canhões Krup, sem planos definidos, partiram em fevereiro de 1897, atacando de frente, do Morro da Favela, o arraial de Canudos. Os jagunços, protegidos pela irregularidade do relevo, buscavam o corpo-a-corpo e desorganizaram as tropas, que na retirada desastrosa deixaram para trás armas, munições, os canhões Krupp e o próprio general Moreira César, morto após ter sido ferido em combate. A quarta expedição - Cinco mil homens, comandados pelos generais Artur Oscar, João da Silva Barbosa e Cláudio Savaget, são enviados pelo sul. As tropas dividem-se em duas colunas. A primeira é cercada pelos jagunços no Morro da Favela e tem de se socorrer da segunda coluna que, vitoriosa em Cocorobó, havia mudado de estratégia, dividindo-se em pequenos batalhões. As duas colunas tentam um ataque maciço. Conseguem tomar boa parte do arraial, mas os soldados mal resistem à fome e à sede.   
7.2.1 1º Expedição - Conselheiro não recebeu o material que havia comprado em Juazeiro, disse que iria buscar e isso foi entendido como ameaça de invasão, tropas enviadas a Canudos foram derrotadas. p 25; 2º Expedição - O fracasso da primeira tropa provocou uma reação rápida, mais homens armados enviados a Canudos, mesmo com canhões falharam. p 26; 3º Expedição - Nessa houve 1300 soldados, farta munição, canhões, entretanto tiveram inúmeras falhas; 4º Expedição - O último ataque.
8 8 - Linguagens
8.1 Padrão do autor

Annotations:

  • "Depois de quatro longos dias e quatro longas noites de verdadeira tortura, subo à tolda do vapor na entrada arrebatadora da Bahia".
8.1.1 "Depois de quatro longos dias e quatro longas noites de verdadeira tortura, subo ..." P. 27
8.2 Não padrão nordestino
8.2.1 "Não, Oxê! Desgracera é Canudos invadida..." P. 36
9 9 - Denúncia (Conclusões e Perspectivas)

Annotations:

  • São cortadas as saídas de Canudos, o abastecimento de água é interrompido. Um tiro de canhão atinge a torre da Igreja. Estóicos, esperando a salvação eterna, os sertanejos não se renderam, e muitos foram degolados após o assalto final.. Perpetrou-se dessa forma o crime de uma nacionalidade inteira.
9.1 São cortadas as saídas, o abastecimento de água é interrompido. Um tiro de canhão atinge a torre da Igreja, os sertanejos não se renderam, e muitos foram degolados após o assalto final. Perpetrou-se dessa forma o crime. p.64
Show full summary Hide full summary

Similar

The Geography Of Earthquakes
eimearkelly3
To Kill A Mockingbird Complete Notes
jessica.moscrip
SMART School Year Goals
Alice ExamTime
PHR SPHR Labor Union Terminology
Sandra Reed
GCSE AQA Physics - Unit 1
James Jolliffe
GCSE AQA Biology 1 Adaptations, Competition & Environmental Change
Lilac Potato
Structure of the League of Nations
saskiamitchell.19
Geography - Case Studies
jacobhatcher97
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Marko Salazar
Biology B1.3
raffia.khalid99
New GCSE Maths required formulae
Sarah Egan