Era Vargas

Description

mapa conceptual acerca del sistema digestivo
kutike oliveira
Mind Map by kutike oliveira, updated more than 1 year ago More Less
lfcallejasl
Created by lfcallejasl over 8 years ago
Katlin González
Copied by Katlin González almost 4 years ago
kutike oliveira
Copied by kutike oliveira almost 4 years ago
62
0

Resource summary

Era Vargas
  1. Aliança Liberal
    1. Na política café com leite que vigorou durante as primeiras décadas da República brasileira, os políticos paulistas e mineiros alternavam-se na cadeira de Presidente da República. As economias desses estados eram predominantemente do café e do leite respectivamente. Esses oligarcas mantinham-se assim a ordem política e econômica favoráveis aos seus Estados, mas principalmente aos Oligarcas locais. Em uma grande coligação oposicionista em âmbito nacional a Aliança Liberal lança em 1930 a candidatura de Getúlio Vargas e João Pessoa em uma aliança entre Minas Gerais e o Rio Grande do Sul. A Aliança Liberal nasce do desentendimento dos políticos mineiros com a escolha de Washington Luís, presidente em exercício, sob a candidatura de Júlio Prestes.
    2. Trabalhadores Urbanos
      1. Getúlio Vargas foi o governante que fez da política trabalhista uma forma de controle social e política. Inspirado no modelo fascista italiano, Vargas procurou controlar a massa de trabalhadores urbanos, sobretudo aqueles ligados à então crescente industrialização do país, por meio da legislação trabalhista, como a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho – ou das Leis Trabalhistas), decretada em 1º de maio de 1943
      2. Economia
        1. O Estado Novo de Getúlio Vargas se destacou na história econômica do Brasil por iniciar um sistemático processo de industrialização do país, baseado na forte intervenção econômica do Estado na economia e na substituição de importações. A centralização do poder estatal no período permitiu que houvesse uma grande quantidade de investimento na industrialização, que seria lenta caso se baseasse apenas nos capitais privados da burguesia brasileira.
        2. Oligarquia
          1. Ficou conhecido na historiografia brasileira como República Oligárquica o período que se estende do fim da República da Espada ao inicio da Era Vargas (1894-1930). A principal característica desse momento está na elite que domina o poder político e econômico nesse período, e também da nome ao momento – as oligarquias.
          2. revolução
            1. Era Vargas foi um período iniciado em 1930, logo após a Revolução de 1930, e finalizado em 1945 com a deposição de Getúlio Vargas. Nesse período da história brasileira, o poder esteve centralizado em Getúlio Vargas, que assumiu como presidente do Brasil após o movimento que depôs Washington Luís da presidência.
            2. Getúlio Vargas
              1. Getúlio Vargas, um dos grandes nomes da história recente do Brasil, foi militar, advogado e político. Tornou-se presidente do Brasil por meio da Revolução de 1930 e governou de maneira centralizadora, sendo forçado a renunciar quinze anos depois de ter assumido. Acabou cometendo suicídio, em 1954, durante uma intensa crise política.
              2. Parque Industrial
                1. A década de 1990 é marcada pela implementação do modelo político-econômico neoliberal na administração pública federal, onde surgem as ondas de privatizações de nossas estatais. Período em que há um processo de desregulamentação da economia por meio da flexibilização das leis trabalhistas, maior abertura do mercado nacional para produtos, capitais e serviços internacionais, além da redução de investimentos em setores sociais e criação de agências reguladoras. A onda de desconcentração espacial das indústrias que já vinha sendo registrada desde a década de 1970 sofre um efeito catalisador a partir desse período, por meio da chamada Guerra Fiscal, em que cidades em vários pontos do Brasil oferecem incentivos, e até mesmo renúncias fiscais e financiamento do parque industrial de empresas, no intuito de hospedar empreendimentos.
                2. política do café-com-leite
                  1. A política do café com leite foi um grande acordo nacional, político e econômico que regulou a lógica de poder durante quase toda a Primeira República, também conhecida como República Velha (1889-1930). O acordo que envolvia as oligarquias estaduais e o governo federal funcionava para manter o controle e o poder nas mãos das elites, grandes proprietários de terras do Brasil.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  MAPA CONCEPTUAL SISTEMA ENDOCRINO
                  david arroyo
                  Histologia animal
                  maria ylla
                  mapa de genetica 4
                  Joel Balseca
                  mapa genetica 5
                  Joel Balseca
                  Mapa Conceptual Tejido Conectivo
                  Valentina Alvarez
                  CASCADAS DE ACTIVACIÓN EN LINFOCITOS
                  Zyanya Barquin
                  Capítulo 27 arqueas y bacterias Biología 2
                  Jude M BG
                  Funciones vitales
                  Yorlan Felipe
                  Clonación e Ingeniería Genética
                  Daniela Minera