Sistema Circulatório

Description

mapa conceptual acerca del sistema digestivo
kutike oliveira
Mind Map by kutike oliveira, updated more than 1 year ago More Less
lfcallejasl
Created by lfcallejasl over 8 years ago
Katlin González
Copied by Katlin González almost 4 years ago
lara sousa
Copied by lara sousa almost 4 years ago
kutike oliveira
Copied by kutike oliveira almost 4 years ago
150
0

Resource summary

Sistema Circulatório
  1. A pequena circulação ou circulação pulmonar consiste no caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração. Sistema Circulatório Esquema da pequena circulação Assim, o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica de maneira que uma segue para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo. Já nos pulmões, o sangue presente nos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio. Por fim, o sangue arterial (oxigenado) é levado dos pulmões ao coração, através das veias pulmonares, que se conectam no átrio esquerdo.
    1. Vasos Sanguíneos
      1. As artérias são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue. O sangue venoso, rico em gás carbônico, é bombeado do coração para os pulmões através das artérias pulmonares. Enquanto o sangue arterial, rico em gás oxigênio, é bombeado do coração para os tecidos do corpo através da artéria aorta. As artérias se ramificam pelo corpo, ficam mais finas, formam as arteríolas, que se ramificam ainda mais, originando os capilares.
        1. As veias são vasos do sistema circulatório, que transportam o sangue de volta dos tecidos do corpo para o coração. Suas paredes são mais finas que as artérias. A maior parte das veias transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico. Contudo, as veias pulmonares transportam o sangue arterial, oxigenado, dos pulmões para o coração.
          1. Os capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias do sistema circulatório. Suas paredes apresentam apenas uma camada de células, que permitem a troca de substâncias entre o sangue e as células. Os capilares se ligam às veias, levando o sangue de volta para o coração. Pelo corpo de uma pessoa adulta circula, em média, seis litros de sangue, numa ampla rede de vasos sanguíneos, bombeados pelo coração.
          2. A grande circulação ou circulação sistêmica é o caminho do sangue, que sai do coração até as demais células do corpo e vice-versa. No coração, o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Do ventrículo passa para a artéria aorta, que é responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo. Assim, quando esse sangue oxigenado chega aos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases: absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico, tornando o sangue venoso. Por fim, o sangue venoso faz o caminho de volta ao coração e chega ao átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores, completando o sistema circulatório.
            1. O sangue é um tecido líquido e exerce papel fundamental no sistema circulatório. É pela corrente sanguínea que o oxigênio e nutrientes chegam até as células. Desse modo, ele retira dos tecidos as sobras das atividades celulares, como o gás carbônico produzido na respiração celular e conduz os hormônios pelo organismo.
              1. O coração é um órgão muscular, que se localiza na caixa torácica, entre os pulmões. Funciona como uma bomba dupla, de modo que o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões. O coração funciona impulsionando o sangue por meio de dois movimentos: contração ou sístole e relaxamento ou diástole. As principais estruturas do coração são:
                1. Endocárdio: membrana que reveste o interior do coração.
                  1. Miocárdio: músculo situado entre o pericárdio e o endocárdio, responsável pelas contrações do coração
                    1. Pericárdio: membrana que reveste o exterior do coração.
                      1. Átrios ou aurículas: cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração
                        1. Ventrículos: cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.
                          1. Válvula tricúspide: impede o refluxo de sangue do átrio direito para o ventrículo direito.
                            1. Válvula mitral: impede o refluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
                            2. O sistema circulatório é classificado em dois tipos: Sistema circulatório aberto ou lacunar: O líquido circulante (hemolinfa) percorre cavidades e lacunas dos tecidos, estando em contato direto com as células. Nesse caso, não há vasos sanguíneos. Presente em alguns invertebrados. Sistema circulatório fechado: O sangue circula dentro de vasos, de onde percorre todo o corpo. É um processo mais eficiente do que a circulação aberta, por acontecer de forma mais rápida. Ocorre em anelídeos, cefalópodes e todos os vertebrados.
                              1. Os vasos sanguíneos são tubos do sistema circulatório, distribuídos por todo o corpo, por onde circula o sangue. São formados por uma rede de artérias e veias que se ramificam formado os capilares.
                                1. Sistema circulatório dos de mais vertebrados
                                  1. Os animais vertebrados tem um coração que bombeia o sangue para os vasos sanguíneos, que se ramificam formando uma ampla rede de vasos muito finos. Essa rica vascularização favorece as trocas gasosas e de nutrientes. O coração musculoso apresenta dois tipos de câmaras intercomunicadas: o átrio ou aurícula, que recebe o sangue trazido pelas veias, e o ventrículo, que recebe sangue do átrio e o bombeia para as artérias. O sangue passa de uma cavidade a outra através de valvas cardíacas.
                                Show full summary Hide full summary

                                Similar

                                MAPA CONCEPTUAL SISTEMA ENDOCRINO
                                david arroyo
                                Histologia animal
                                maria ylla
                                mapa de genetica 4
                                Joel Balseca
                                mapa genetica 5
                                Joel Balseca
                                Mapa Conceptual Tejido Conectivo
                                Valentina Alvarez
                                CASCADAS DE ACTIVACIÓN EN LINFOCITOS
                                Zyanya Barquin
                                Capítulo 27 arqueas y bacterias Biología 2
                                Jude M BG
                                Funciones vitales
                                Yorlan Felipe
                                Clonación e Ingeniería Genética
                                Daniela Minera