Adolescência

Description

Mapa conceitual sobre jovens institucionalizados.
Tayse Limaa
Mind Map by Tayse Limaa, updated more than 1 year ago More Less
Fernanda Escobar
Created by Fernanda Escobar over 7 years ago
Tayse Limaa
Copied by Tayse Limaa almost 4 years ago
10
0

Resource summary

Adolescência
  1. Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive.
    1. Desenvolvimento
      1. Inimputabilidade
        1. Ato infracional
          1. Segundo o ECA (art. 103) o ato infracional é a conduta da criança e do adolescente que pode ser descrita como crime ou contravenção penal. Se o infrator for pessoa com mais de 18 anos, o termo adotado é crime, delito ou contravenção penal.
            1. Medida Socioeducativa
              1. As medidas socioeducativas estão previstas no ECA e são aplicáveis aos adolescentes autores de ato infracional. A aplicação de determinada medida socioeducativa deve considerar o tipo de ato infracional, suas circunstâncias e a capacidade do adolescente em cumpri-la. As medidas socioeducativas passíveis de aplicação pelo juiz, conforme Artigo 112 do ECA são: advertência; obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida; semiliberdade; internação.
                1. Institucionalização
                  1. A internação é uma medida socioeducativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 112, e definida como uma medida de privação de liberdade. Conforme a lei 12.594 de 2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, é a mais gravosa do sistema socioeducativo.
                  2. Educação
                    1. Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos dessas, responsável pela sua manutenção, perpetuação, transformação e evolução da sociedade a partir da instrução ou condução de conhecimentos, disciplinamentos (educar a ação), doutrinação, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.
                      1. Reinserção social
                        1. Reinserção social é o processo que integra uma pessoa novamente ao convívio social após sofrer uma etapa de privação de liberdade.
                    2. Processo Socioeducativo
                      1. As medidas socioeducativas previstas no ECA têm o objetivo de responsabilizar o adolescente pela autoria do ato infracional, mas não só. Pretende, ainda, contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social, o que reafirma a sua natureza pedagógica.
                2. Inimputável é todo indivíduo que, ao tempo do cometimento de uma infração penal, um crime, não pode ser considerado capaz de entender, de forma plena, seu ato e suas consequências..
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente
            GoConqr suporte .
            ECA - LEI 8069/91
            GoConqr suporte .
            Lei nº 8069/90 (ECA)
            GoConqr suporte .
            Simuladão 01 Pediatria
            RevalideMED.com
            Direitos fundamentais garantidos pelo ECA - 02.10.2014
            Marcelo Llaberia
            Artigos importantes do ECA (Lei 8.069/90)
            Luís Felipe Mesiano
            Questões ECA I
            Luís Felipe Mesiano
            Quiz Aula 02 - Estatística SSO
            Jéssica Meireles
            Política Social e método-Capítulo 1
            lorenacampos44
            ECA - Família Substituta
            Joníferson Corvalan Rodrigues