ARCADISMO

Description

Mind Map on ARCADISMO, created by Joana Kriesel on 30/03/2015.
Joana Kriesel
Mind Map by Joana Kriesel, updated more than 1 year ago
Joana Kriesel
Created by Joana Kriesel about 9 years ago
23
0

Resource summary

ARCADISMO
  1. Autores
    1. Manuel Maria Barbosa du BOCAGE (português) – poeta de transição entre o Arcadismo e o Pré-Romantismo. No Brasil, temos Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama, Santa Rita Durão, Silva Alvarenga.
    2. Obras
      1. Poesias, Labirinto de Amor, 1753, Obras Poéticas, 1768, Vila Rica, 1839 (Cláudio Manuel da Costa); O Uruguai, 1769, Epitalâmio às núpcias da Sra. Da. Maria Amália, 1769 (José Basílio da Gama); Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga).
      2. Período de Vigência
        1. Século XVIII e XIX
        2. Contexto Político
          1. O Iluminismo e os acontecimentos que abalaram a ordem política e social do Ocidente - Independência Norte Americana e Revolução Francesa - tiveram ampla repercussão no crescente sentimento nativista brasileiro e no descontentamento reinante, provindo da área de mineração. Vila Rica, em Minas, foi berço dos principais acontecimentos setecentistas, surgindo os poetas do Arcadismo e a Inconfidência Mineira...foi nesse cenário que vivia a sociedade da época.
          2. Contexto Econômico
            1. Em Portugal: Grandes Reformas na Economia; Aumento da exploração na colônia do Brasil; Expulsão dos jesuítas do território português. O domínio Inglês em Portugal cresce, e a dependência econômica de Portugal torna-se incontrolável.
              1. O Arcadismo no Brasil desenvolveu-se concomitantemente ao chamado ciclo do ouro, em Minas Gerais e teve em Vila Rica (atual Ouro Preto) seu principal centro de difusão. Alguns de seus integrantes estiveram ligados à Inconfidência Mineira, principal evento político do século 18 no Brasil.
              2. Contexto Histórico
                1. Na Itália, onde procuravam imitar a lenda grega, criaram a Arcádia em 1690 - uma academia literária que reunia os escritores com finalidade de combater o Barroco e difundir os ideais neoclássicos. Para serem coerentes com certos princípios, como simplicidade e igualdade, os cultos literatos árcades usavam roupas e pseudônimos de pastores gregos e reuniam-se em parques e jardins para gozar a vida natural.
                  1. No Brasil e em Portugal, a experiência neoclássica na literatura se deu em torno dos modelos do Arcadismo italiano, com a fundação de academias literárias, simulação pastoral, ambiente campestre, etc. Esses ideais de vida simples e natural vêm ao encontro dos anseios de um novo público consumidor em formação, a burguesia, que historicamente lutava pelo poder e denunciava a vida luxuosa da nobreza nas cortes. O desejo da natureza, a realização da poesia pastoril, a reverência ao bucolismo são traços marcantes da literatura arcádica, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco.
                  2. Os artistas desse período compreendiam que o Barroco havia ultrapassado os limites do que se considerava arte de qualidade e procuravam recuperar e imitar os padrões artisticos do renascimento.
                  3. Marco Inicial e Final
                    1. Marco inicial: Publicação das "Obras Poéticas", de Cláudio Manuel da Costa e fundação da Arcádia Ultramarina, movimento poético-literário que dá início ao Arcadismo, em 1768.
                      1. Marco Final: Publicação do livro de poemas Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
                      2. Principais Características
                        1. Ideológico: influenciado pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.
                          1. Poético: com o retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos e a valorização da natureza e da mitologia.
                          2. Também conhecido como Neoclassicismo, caracteriza-se pela busca de restauração dos ideais de sobriedade e equilíbrio da antiguidade clássica em contraposição aos excessos do período anterior, o Barroco.
                            1. Contexto Social
                              1. Arcadismo esteve intrinsecamente ligado, entre outros, a fatores de ordem histórica, uma vez que a Inconfidência Mineira revela seu marco introdutório na história da literatura. Em se tratando de tal aspecto, convém que façamos uma breve retomada, no sentido de relembrarmos alguns fatos concebidos como relevantes.
                              Show full summary Hide full summary

                              Similar

                              Arcadismo
                              Santa1a
                              LITERATURA BRASILEIRA
                              Flavia Martini S
                              escolas literárias (1ª parte)
                              Lu B
                              Era Moderna
                              Ykaro Hariel
                              Escolas literárias
                              Júlia Martins
                              ARCADISMO
                              Viviana Gomes
                              Brasil
                              gmattos132
                              Recuperação de Literatura 3º Bim. - 1º EM - IABC 2017
                              Rubens MMaia
                              Arcadismo/ Neoclassismo
                              natalia mikaele Vasconcellos
                              Matéria Lit 4ºBim
                              Letícia Weigand