A história da Informática na Educação Brasileira

Description

Mapa conceitual
zenildomaxx
Mind Map by zenildomaxx, updated more than 1 year ago
zenildomaxx
Created by zenildomaxx about 9 years ago
64
0

Resource summary

A história da Informática na Educação Brasileira
  1. O Brasil deu os primeiros passos, no caminho da informática educativa, em 1971
      1. A partir de 1973, o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes) e o Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional (Clates), dessa mesma universidade, iniciaram, no contexto acadêmico, o uso da informática como tecnologia educacional voltada para a avaliação formativa e somativa de alunos da disciplina de química, utilizando-a para o desenvolvimento de simulações
        1. Em 1975, um grupo de pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), coordenado pelo professor Ubiratan d’Ambrósio, do Instituto de Matemática, Estatística e Ciências da Computação, escreveu o documento “Introdução de Computadores nas Escolas de 2o Grau”
      2. As entidades responsáveis pelas primeiras investigações sobre o uso de computadores na educação brasileira foram: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
        1. outras experiências foram realizadas até 1980, utilizando equipamentos de grande porte. Nessa época, o computador era visto como recurso auxiliar do professor no ensino e na avaliação, enfocando a dimensão cognitiva e afetiva, ao analisar atitudes e diferentes graus de ansiedade dos alunos em processos interativos com o computador.
          1. Final da década de 1970 e início de 1980, novas experiências, apoiadas nas teorias de Jean Piaget e nos estudos de Papert, surgiram na UFRGS, destacando-se o trabalho realizado pelo Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) do Instituto de Psicologia da UFRGS, que explorava a potencialidade do computador usando a linguagem Logo.
            1. Em outubro de 1989 foi criado o Programa Nacional de Informática Educativa (Proninfe), atraves da Portaria Ministerial no 549/GM
              1. Em abril de 1997, foi criado, pela Portaria no 522/MEC, o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.
                1. Em cada unidade da Federação, existe uma coordenação estadual ProInfo, cujo trabalho principal é o de introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas de ensino médio e fundamental, além de articular os esforços e as ações desenvolvidas no setor sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE)
                  1. Os NTEs são locais dotados de infra-estrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software.
          2. Os registros indicam a Universidade Federal do Rio de Janeiro como instituição pioneira na utilização do computador em atividades acadêmicas, por meio do Departamento de Cálculo Científico, criado em 1966, que deu origem ao Núcleo de Computação Eletrônica (NCE).
            1. Aluno: Zenildo Santos
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Componentes Computacionais
              Andre Chagas
              Mapa Conceitual
              Eduardo Morais
              Mapa Conceitual
              ana.gazzola
              Mapa Conceitual com GoConq
              Alessandra S.
              Membrana plasmática
              Maria Eduarda Saladine
              PLANO DE NEGÓCIOS
              Einstein Menezes
              BIOLOGIA - SEMANA 1
              Camila Tais
              Tecnologia e Administração
              Erika Lots
              1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows).
              Geanderson Rodrigues