A Era das Revoluções

Description

Enem História Mind Map on A Era das Revoluções, created by Nadia Beltrame on 25/08/2020.
Nadia Beltrame
Mind Map by Nadia Beltrame, updated more than 1 year ago
Nadia Beltrame
Created by Nadia Beltrame over 3 years ago
41
0

Resource summary

A Era das Revoluções
  1. O que trouxeram de inovador? Mudaram basicamente a maneira de ver o mundo, ocorrendo dentro do mesmo século, em três períodos.
    1. Revolução Industrial - Inglaterra (1760); Trouxe uma nova forma de trabalho, consigo o capitalismo industrial Revolução dos EUA (1776); Trouxe algo grandioso, algo que se espalha ao mundo, a ideia vai seguir adiante. Revolução Francesa (1789); Traz a derrubada do antigo regime, antigo regime é antigo sistema próximo ao medieval: reis e papas no comando.
      1. A grande influencia é o Iluminismo.
        1. Londres, 1760. Nasce na Inglaterra a Revolução Industrial, por volta de 1760; Uso de CARVÃO como combustível. Eles possuíam todos os quesitos para uma revolução; carvão; mão-de-obra e dinheiro.
          1. Segunda fase da Revolução Industrial, 1830. Traz o uso do AÇO e ELETRICIDADE em evidência. Sua grande contribuição é de fato a eletricidade que, inspira até mesmo obras famosas como: Frankenstein de Mary Shelly, o original. Aqui, podemos notar o crescimento bárbaro da Inglaterra!!!!
          2. Independência dos Estados Unidos. O norte tinha uma visão mais capitalista, o sul agrária. Ambos foram colônias de exploração e povoamento. Primeiro país colônia do mundo a destituir o poder de seu rei, Inglaterra. Sua metrópole, o qual produzia aos ingleses. Começando um movimento para desmanchar aquele “poder” que tinham sobre si, buscando independência.
            1. Lei do Açúcar (1794) Os Ingleses controlavam o comércio da América, só que estas colônias faziam comércio ilegal com a América Central, este era levado aos EUA onde produzia-se o rum (melaço) e era trocado por escravos Africanos, desde que os Ingleses tomaram conhecimento disto, fora criada a Lei do Açúcar. Esse tipo de lei designa um desgosto pela Inglaterra.
              1. Lei do Selo (1765) Imposto a todo e qualquer tipo de papel, deveria haver um selo da real proveniente da Inglaterra. Deveriam comprar, pagar e selar, tudo isso sobre um imposto envolvido no produto, começando um movimentação para acabar com o monopólio inglês sobre a colônia, designando o:
                1. Primeiro Congresso - Estabelece boicote aos produtos Ingleses Boicotar qualquer produto inglês ou até pensamento, dentro da nova colônia.
                  1. Segundo Congresso - Declara Independência dos EUA Ingleses lutam contra essa ideia de liberdade, porém mais tarde derrotados pelos EUA juntamente com a França, que expulsam os ingleses da América. Mas a base forte da independência provinha apenas do leste, aos poucos foram buscando o oeste, Marcha para o Oeste. DOUTRINA MONROE (1823) - América é para os americanos, mas o Sul ainda é agrário e escravocrata.
              2. Revolução Francesa (1789-1799) Acaba com a ideia do antigo regime; Rei e igreja com a divisão de poderes. Como era agrária devido ao regime, não tiveram a ideia de industrializar. Começa haver um movimento de franceses (povos e burgueses menores) que tentam tirar o poder da burguesia maior, os que tinham mais poder consequentemente.
                1. Clero; Nobreza; Camponeses e Burgueses
                  1. Quando convocou-se uma assembleia nacional, ali se criou a “Declaração dos Direitos do Homem” todos são iguais, não existe pirâmide social. Mas o pontapé inicial foi a tomada da Bastilha. Evidentemente o Clero não quer perder o poder, quando a revolução chega aos seus 10 anos, já está desgastada e o povo não consegue chegar ao poder, grandes problemas ocorreram durante.
                    1. No fim deste período surge um grupo de diretórios, liderado por burgueses que perderam o poder no começo e desejam retomá-lo chamados Girondinos que; financiam um golpe, pagam um homem para retomar seu poder, responsável pelo Golpe do 18 de Brumário. Napoleão Bonaparte vem para retomar o poder daqueles revolucionários, não dando certo. Este tomou a coroa por gostar do poder e assim designa a Era Napoleônica:
                      1. Era Napoleônica Este, cria uma guerra contra a Rússia, procurando industrializar a Rússia. Pega seu exército e marcha da França a Rússia, mas fora derrotado pela estratégia do povo russo e não pelo frio. Em sua volta, tenta atingir os Ingleses que passam a conflitar com Napoleão e este, indiretamente, fecha o comércio com todo o continente europeu “Bloqueio Continental”, sendo quebrado pela Rússia e Portugal. Quando os portugueses quebram, como consequência, decide invadir Portugal fazendo com que se retirem e venham para sua colônia mais próspera: BRASIL.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            HISTÓRIA REVOLUÇÃO FRANCESA
            neusamiotto
            Revolução francesa - Império Napoleônico
            Robson Bueno
            Revolução Francesa
            cm lopes
            Revolução Francesa (Séc.XVIII)
            Apenas um estudante
            História do Brasil - Período Colonial
            alessandra
            Períodos da História do Brasil
            GoConqr suporte .
            A CIVILIZAÇÃO ROMANA
            Lucas Villar
            Hebreus, Fenícios e Persas
            Júlia Flores
            Mercantilismo
            Professor Junior
            Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
            Professor Junior
            SEGUNDO REINADO
            Lucas Villar