Industrialização e urbanização

kl.a.b
Mind Map by kl.a.b, updated more than 1 year ago
kl.a.b
Created by kl.a.b almost 5 years ago
14
1

Description

Geografia Mind Map on Industrialização e urbanização, created by kl.a.b on 04/16/2015.

Resource summary

Industrialização e urbanização
1 Indústria
1.1 Histórico

Annotations:

  • O processo de industrialização no Brasil, e, por conseguinte da mudança de uma sociedade rural e agrária para uma urbana e industrial, iniciou-se na segunda metade do século XIX, ganhou impulso nas primeiras décadas do século XX e teve um grande salto no período pós-Segunda Guerra Mundial.
1.1.1 1ª etapa

Annotations:

  • Essa ocorreu entre 1500 e 1808 quando o país ainda era colônia, dessa forma a metrópole não aceitava a implantação de indústrias, salvo em casos especiais como os engenhos, e produção em regime artesanal.
1.1.2 2ª etapa

Annotations:

  • Corresponde a uma fase que se desenvolveu entre 1808 a 1930, que ficou marcada pela chegada da família real portuguesa em 1808. Nesse período foi concedida permissão para a implantação de indústria no país. E a implantação de taxas de importação como a Tarifa Alves Branco.
  • Outro fator foi o declínio do café, momento em que muitos fazendeiros deixaram as atividades do campo e, com seus recursos, entraram no setor industria como a à produção de alimentos, têxtil, além de velas e sabão.
1.1.3 3ª etapa

Annotations:

  • Período que ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores. Foi construída no país a Companhia Siderúrgica Nacional (1942 a 1947) Criação da Petrobrás (1953)
  • No intuito de viabilizar a infra-estrutura para a indústria e garantir a integração nacional, foram desencadeadas as seguintes, políticas: A centralização do poder: vargas retirou o poder das mãos dos das oligarquias rurais. A criação de estatais: a Companhia Vale do Rio doce (CVRD), com o objetivo de viabilizar a produção de bens de produção e a CHESF. Expansão da fronteira econômica, através da marcha para o oeste, buscando a incorporação das terras do Centro-Oeste (expansão da pecuária extensiva nos cerrados). A indústria
1.1.4 4ª etapa

Annotations:

  • Teve início em 1955, com JK, e segue até os dias de hoje.
1.2 Surtos
2 medidas do Governo

Annotations:

  • O primeiro dos 50 helicópteros EC725 adquiridos pelas Forças Armadas brasileiras da Helibras acaba de ser entregue, montado e testado no país com participação da indústria local.
  • Renovação do maquinário das indústrias, em 2014. Financiamento do BNDES para obras no exterior, a exemplo, o Porto em Cubas e o metrô em Caracas.
3 Desconcentração Ind.

Annotations:

  • Por volta de 1970, começou a ocorrer uma relativa desconcentração industrial no Brasil, com decréscimo relativo de São Paulo e crescimento maior em outras unidades da federação (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Goiás, Amazonas, Mato Grosso e ouras).
3.1 Fatores

Annotations:

  • As dificuldades de transporte relacionadas ao trânsito intenso nas grandes cidades impediam a agilidade na chegada da matéria-prima ou na saída da mercadoria pronta.
  • a possibilidade de redução de custos com mão de obra. As empresas instalaram-se em regiões onde os sindicatos não estão estruturados e a população local aceita salários menores.
  • O menor preço de terrenos fora das áreas industriais mais consolidadas e a facilidade em encontrar grandes áreas para a construção de plantas industriais de grande porte
  • A guerra fiscal entre os Estados Foi a necessidade de redução de custos que provocou a transferência de várias indústrias para outras regiões a partir da década de 1980,
  • Proximidade com os países do Mercosul Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, que ficam mais próximos dos demais integrantes originais do Mercosul (Uruguai, Argentina e Paraguai), passaram a receber crescente número de fábricas, porque sua localização facilita o transporte de produtos entre os países, diminuindo os custos das empresas
  • O aspecto geográfico também foi um dos fatores que estimularam a mudança de indústrias para o Norte e o Nordeste. Essas regiões estão mais próximas dos Estados Unidos e da Europa, os principais mercados internacionais, o que reduz o preço dos fretes
  • Busca por cidades do interior As cidades do interior, além de isenções fiscais, estão conseguindo oferecer infraestrutura satisfatória de produção e transportes, aliado a uma mão de obra qualificada que recebe salário menor.
  • o poder dos sindicatos dos trabalhadores ddo grandes centros, como o ABC paulista. Teria levado as empresas a buscar novas regiões do país para se instalar locais nos quais os trabalhadores estivessem menos organizados e tivessem menor poder de negociação e pressão.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Geografia do Brasil
kelly.etehil
Simulado Geografia
Marina Faria
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo