Autuação/Infração - Processo

Description

Concursos Legislação de Trânsito Mind Map on Autuação/Infração - Processo, created by Carlos Moradore on 18/04/2015.
Carlos Moradore
Mind Map by Carlos Moradore, updated more than 1 year ago
Carlos Moradore
Created by Carlos Moradore about 9 years ago
105
2

Resource summary

Autuação/Infração - Processo

Annotations:

  • Dos passos do processo de autuação da infração de trânsito. Artigo de apoio: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6276
  1. Auto de Infração

    Annotations:

    • Ao cometer uma infração, o agente da autoridade de trânsito lavra um auto de infração. O AIT dá início ao processo administrativo para imposição de penalidade por transgressão a legislação de trânsito.
    1. Notificação da autuação

      Annotations:

      • Caso não seja identificado no momento da infração, será enviada em até 30 dias, DA DATA DE COMETIMENTO DA INFRAÇÃO, uma notificação da autuação ao endereço de registro do veículo. A não expedição da notificação ensejará o arquivamento do processo.
      1. Defesa Prévia/Defesa da autuação

        Annotations:

        • O prazo não será inferior a 15 dias para o exercício de tal defesa. Começa a contar a partir do momento em que o infrator toma ciência (recebe notificação). Se deferida a defesa prévia, o auto de infração é arquivado. Se indeferida é realizada a emissão da NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE e dá-se andamento ao processo.
        1. Conversão para advertência

          Annotations:

          • A penalidade de advertência por escrito poderá ser imposta no caso de infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa. 
        2. Notificação de Penalidade

          Annotations:

          • Ao receber a notificação de penalidade o autuado tem prazo não inferior a 30 dias para apresentação do primeiro recurso, que deve constar em tal documento. A data estabelecida também constará para fins de recolhimento da multa em 80% de seu valor para cessação de tal processo. Neste caso pode-se pagar e entrar com recurso. Caso o recurso(pgto com 20% de desconto) Em caso de recebimento da Notificação pelo sistema de notificação ELETRÔNICA, e caso o infrator aceite a aplicação da penalidade, reconhecendo o cometimento da infração, abrindo mão do seu direito de recurso, o recebimento é feito pelo valor equivalente a 60% do valor da multa. (40% de desconto)
          1. Primeiro Recurso

            Annotations:

            • Se a infração for cometida em localidade diversa daquela do licenciamento do veículo, o recurso poderá ser interposto a órgão ou entidade de local de domicílio do proprietário do veículo, com isso tal autoridade irá remeter à autoridade competente para apreciação do recurso, que nesse caso é a JARI do órgão ou entidade autuador. Deve ser apreciado em 30 dias, caso contrário abre-se efeito suspensivo.
            1. Segundo Recurso

              Annotations:

              • Caso indeferido o primeiro recurso pela JARI do órgão autuador, desde a notificação do indeferimento o administrado E A AUTORIDADE têm 30 dias para interpelar um segundo recurso nos seguintes termos:
              1. Autuação Estadual, Municipal

                Annotations:

                • Caso a autuação tenha sido emitida por órgão/entidade Estadual ou Municipal, o segundo recurso será apreciado pelo CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) do Estado do respectivo órgão autuador.
                1. Autuação DF

                  Annotations:

                  • Caso o emissor da autuação tenha sido órgão/entidade do DF, o órgão a apreciar o segundo recurso será o CONTRANDIFE (Conselho de trânsito do Distrito Federal)
                  1. Autuação pela União

                    Annotations:

                    • Caso a autuação tenha sido realizada pela PRF ou DNIT e for de natureza gravíssima, ou ensejar a suspensão por mais de 6m ou ainda a cassação do doc de habilitação, cabe a análise do recurso ao CONTRAN. Se for de natureza Leve, Média ou Grave, a apreciação poderá ser feita pela JARI (mesma do primeiro recurso) ou por um colegiado Especial. (quando houver mais de uma JARI) "Tratando-se de penalidade imposta por órgão ou entidade de trânsito da União, será o recurso apreciado pelo CONTRAN nos caso de suspensão do direito de dirigir por mais de seis meses, cassação do documento de habilitação ou penalidade por infrações gravíssimas; nos demais casos, a apreciação do recurso incumbirá a um colegiado especial integrado pelo Coordenador-Geral da JARI, pelo Presidente da Junta que apreciou o recurso e por mais um Presidente de Junta, sendo que, em havendo apenas uma JARI, o recurso será julgado por seus próprios membros."
                    1. Encerramento do processo

                      Annotations:

                      • O PROCESSO PODE SER FINALIZADO: - RECURSO INDEFERIDO: Neste caso, quando julgado improcedente o recurso em segunda instância, não há mais medida administrativa a ser tomada e a autuação/penalidade será aplicada. - RECURSO DEFERIDO: Se segundo recurso for julgado procedente, a penalidade de multa será cancelada.  Em caso de provimento de recurso, os valores pagos serão ressarcidos. - A não interposição do recurso no prazo legal. - O pagamento da multa, com reconhecimento da infração e requerimento de encerramento do processo na fase em que se encontra, sem apresentação de defesa ou recurso. IMPORTANTE:  SOMENTE APÓS A FINALIZAÇÃO DO PROCESSO, AS PENALIDADES PODERÃO SER CADASTRADAS NO RENACH.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Legislação de Trânsito
            questoesdetransito
            Compete ao Contran
            jorge samtana
            Pressupostos do CTB
            Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
            Normas gerais de circulação e conduta
            alexandre_tesk
            CONCURSO DETRAN 2018
            lucivanda neres araujo
            Vias terrestres urbanas e rurais
            Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
            AULA 00 - ESTRATEGIA
            Schenkel Miranda
            Considera-se trânsito a utilização :
            Iago Gonzalez
            CETRAN/CONTRANDIFE
            alexandre_tesk