Paradigmas Históricos da Inclusão de PcD no Mundo

Description

Mapa Mental referente aos Paradigmas Históricos da Inclusão de PcD no Mundo
Isabela Cabral
Mind Map by Isabela Cabral, updated more than 1 year ago
Isabela Cabral
Created by Isabela Cabral over 3 years ago
29
0

Resource summary

Paradigmas Históricos da Inclusão de PcD no Mundo
  1. I-Exclusão
    1. Também conhecido como Modelo de Rejeição Social, teve início na Antiguidade onde os deficientes não eram bem vistos na sociedade, eram considerados inferiores, logo eles podiam ser abandonados por sua família e até serem mortos e isso seria um ato correto de acordo com a sociedade pois o ideal era uma pessoa saudável que mantivesse a estética do padrão de beleza da época.
      1. Um filósofo da Antiguidade, Aristóteles, defendia que o homem só podia expressar sua inteligência e seus conhecimentos através da fala, logo isso impedia as pessoas surdas de receberem educação.
        1. Mas isso começou a mudar com a chegada do Cristianismo que tinha ensinamentos que eram voltados para a caridade, amor ao próximo e isso faz com que a sociedade passe a considerar como merecedores de cuidados, pois todos são filhos de Deus.
          1. No Séc.IV, começam a surgir hospitais, instituições de caridade e igrejas que forneciam alimentação, abrigo, educação e os cuidados que as pessoas com deficiência (PCD) precisavam mas isso acabava excluindo-os da vida social.
        2. II-Segregação ou Institucionalização
          1. Predominante na Id. Média até o início do Séc. XX, também conhecido como Modelo Assistencialista, diziam que os deficientes tinham sido "manchados" pelo demônio, mas acontece que elas podiam ser "salvas" pois não iriam ser eliminadas como na exclusão mas consequentemente a PcD ia ser deixado/guardado em porões, casas, sendo afastados da sociedade.
            1. Quando chegou o Renascimento, o sistema econômico feudalista começou a mudar para o capitalista e a deficiência passa a ser analisada sob o viés médico e científico.
              1. E foi considerado como um período de Institucionalização, onde as pessoas ficavam enclausuradas como se fossem prisioneiros tendo apenas atenção básica: vestuário, abrigo e alimentação. Ex: Instituto Nacional dos Jovens Cegos, Instituto Nacional de Surdos-Mudos. O Brasil de D. Pedro II (1825-1891) teve esses institutos como modelo.
                1. Em 1717 no Brasil as "Santas Casas de Misericórdia" foram umas dessas instituições que acolhiam jovens pobres e doentes que foram abandonados pela família, e foram de grande importância em relação a educação de PcD no país.
                  1. Após a institucionalização, foram criadas escolas especiais e o objetivo era manter os indesejáveis longe dos "normais" em ambientes separados, começou na Europa e foi levados aos EUA, Canadá e depois o Brasil.
                    1. No Brasil em 1926 é criado o "Instituto Pestalozzi" onde visa ampliar a procupação com o atendimento às pessoas com deficiência e sua inserção no mercado de trabalho, e Helena Antipoff foi sua fundadora onde ela atendia pela psicologia e isso foi um marco para a sociedade brasileira.
            2. III-Integração
              1. Teve início nos anos 1940, ela está baseada em um modelo médico da deficiência, sendo os deficientes que necessitem de ser tratados e modificados para que possam ser integrados e encaixados na sociedade, eles não tinham a mesma igualdade de condição que as pessoas sem deficiência tinham.
                1. O problema desse paradigma é que eles tinham que adaptar a essa nova realidade, e deveria ser inserido nas salas de aula, só que não havia preparo ou formação dos profissionais da educação para recebê-los e muito menos para incluir.
              2. IV-Inclusão
                1. Surgiu nos EUA com a reflexão sobre a necessidade de se questionar o atendimento às pessoas com deficiência, com intenção de defender um sistema de ensino de qualidade para todos. Em 94 na Espanha, reuniram-se mais 300 representantes de vários governos e organizações internacionais para a elaboração da "Declaração de Salamanca".
                  1. E por meio deste documento foi ampliado o conceito de necessidades educacionais especiais, sugerindo a inclusão de todas as crianças nas escolas regulares. Além de contribuir para a reestruturação das instituições educacionais e para o fortalecimento da educação inclusiva,também era proposto que precisavam de um serviço adequado para atender às necessidades educacionais e especificidades de cada aluno incluído e que suas diferenças sejam respeitadas.
                  2. O movimento das pessoas com deficiência surgiu no final de 1970, e pela primeira vez elas mesmas protagonizaram suas lutas e buscaram ser agentes de sua própria história. Ele foi fundamental para perceber as necessidades de atendimento em relação aos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais, o lema é "Nada sobre Nós sem Nós", isso significa que não basta inseri-los na sociedade pois não há igualdade se todos não participam ativamente.
                    1. Nesses movimentos eles pediam a equiparação de oportunidades, adequação dos sistemas sociais no intuito de eliminar barreiras para que possam participar em todos os ambientes.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  1_Socialização e integração
                  pri0711
                  Escola Inclusiva e AE
                  André Castro Gandra
                  Digite seu texto aqui
                  valeria diniz
                  Educação Especial
                  Daiana Stresser
                  Desafio dos sinais: do sinal ao significado - Aula 03
                  Emannuelle Araújo
                  O que uma escola precisa para desenvolver uma metodologia que dê acesso para uma educação inclusiva?
                  Allyne Pongo Menezes
                  Geopolítica, Regionalização e Integração
                  Marcos Augusto
                  Mapa Conceitual
                  Leo Ribeiro
                  Educação Inclusiva
                  Fabíola Zaire
                  Inclusão: Para ocorrer à inclusão de alunos com necessidades especiais e preciso mais que leis específicas, é necessário tomadas de decisões através das autoridades educacionais em todos os níveis, bem como dos alunos e seus familiares.
                  Priscila Oliveira
                  Sinalário diverso
                  Professor de Libras