DROGAS ILÍCITAS E LÍCITAS

Description

DROGAS
vitória cavalcati
Mind Map by vitória cavalcati, updated more than 1 year ago
vitória cavalcati
Created by vitória cavalcati over 3 years ago
245
0

Resource summary

DROGAS ILÍCITAS E LÍCITAS
  1. As drogas, substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo, são divididas em dois grandes grupos, segundo o critério de legalidade perante a Lei: drogas lícitas e ilícitas.
    1. As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lícitas na nossa sociedade são o cigarro e o álcool. Outros exemplos de drogas lícitas: anorexígenos (moderadores de apetite), benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade), etc.
      1. Já a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc., são drogas ilícitas, ou seja, são drogas cuja comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas. É importante ressaltar que não é pelo fato de serem lícitas, que essas drogas são pouco ameaçadoras; a alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, as drogas ilícitas respondem por 0,8% dos problemas de saúde em todo o mundo, enquanto o cigarro e o álcool, juntos, são responsáveis por 8,1% desses problemas. Nesse sentido, muitos questionam a aceitação, por parte da sociedade, das drogas lícitas, uma vez que as mesmas são prejudiciais para a saúde e também causam dependência nos usuários. Assim, o critério de legalidade ou não de uma droga é historicamente variável e não está relacionado, necessariamente, com a gravidade de seus efeitos. Alguns até mesmo afirmam que esse critério é fruto de um jogo de interesses políticos, e, sobretudo, econômicos.
        1. Resolução mínima de 1024x768. Copyright © 2020 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      Máquinas Elétricas
      Leticia Cechella
      Recursos Naturais
      Sofia Mazzucchelli P Toledo
      Previsão do tempo
      Aleksandro Silva
      Crise no ensino de ciências
      Moisés Alves
      Animais Invertebrados
      Naira Patrícia Oliveira Freitas
      Algebra
      Alex Maraio
      Geometry Formulas
      Selam H
      OCR AS Biology - Lipids
      Chris Osmundse
      A2 Ethics - Virtue Ethics
      Heloise Tudor
      GCSE REVISION TIMETABLE
      TheJileyProducti