Empirismo

luanablankd
Mind Map by luanablankd, updated more than 1 year ago
luanablankd
Created by luanablankd over 5 years ago
27
1

Description

Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas, e são essas experiências que formam idéias.
Tags

Resource summary

Empirismo
1 Empirismo é uma doutrina filosófica que defende a ideia de que somente as experiências são capazes de gerar ideias e conhecimentos.
1.1 O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias, por onde se percebem as coisas, independente de seus objetivos ou significados.
1.1.1 Segundo o empirismo, a mente humana é uma "folha em branco" ou uma "tábula rasa", onde são gravadas impressões externas.
1.1.1.1 O empirismo causou uma grande revolução na ciência, pois graças à valorização das experiências e do conhecimento científico, o homem passou a buscar resultados práticos, buscando o domínio da natureza. A partir do empirismo surgiu a metodologia científica.
2 Principais pensadores são John Locke, David Hume, Aristóteles, Thomas Hobbes entre outros.
2.1 Segundo a teoria de Locke (com a qual concordavam os demais empiristas), a razão, tem a função de organizar os dados empíricos, apenas unir uns dados aos outros, que lhe chegam através da experiência. Segundo Locke, “nada pode existir na mente que não tenha passado antes pelos sentidos”, ou seja, as idéias surgem da experiência externa ou interna, e podem ser classificadas em simples ou compostas
3 O Empirismo e Racionalismo são duas correntes opostas. O Racionalismo aborda o tema do conhecimento a partir das ciências exatas, enquanto o Empirismo dá mais importância às ciências experimentais.
3.1 Racionalismo
3.1.1 O racionalismo é uma teoria filosófica que dá a prioridade à razão, como faculdade de conhecimento relativamente aos sentidos.
3.1.1.1 O Racionalismo Cristão consiste em uma filosofia espiritualista sistematizada por Luís de Matos e que surgiu graças a uma separação do movimento espírita brasileiro
3.1.1.2 Diferentemente do empirismo, o racionalismo aceita a existência das verdades inatas e as verdades "a priori"
3.1.1.2.1 Os principais pensadores são Baruch Spinoza, Gottfried Leibnitz e René Descartes
3.1.1.2.1.1 Para Descartes, existiam três categorias de ideias: as adventícias, as factícias e as inatas. As adventícias representam as ideias que surgem através de dados obtidos pelos nossos sentidos; factícias são as ideias que têm origem na nossa imaginação; e as ideias inatas, que não dependem da experiência e estão dentro de nós desde que nascemos. Segundo Descartes, conceitos matemáticos e a noção da existência de Deus eram exemplos de ideias inatas.
3.1.2 O racionalismo pode ser dividido em diferentes vertentes
3.1.2.1 A vertente metafísica, que encontra um caráter racional na realidade e indica que o mundo está ordenado de forma lógica e sujeito a leis
3.1.2.2 A vertente epistemológica ou gnosiológica, que contempla a razão como fonte de todo o conhecimento verdadeiro, sendo independente da experiência
3.1.2.3 A vertente ética, que acentua a relevância da racionalidade, respetivamente, à ação moral.
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Teoria do Conhecimento - questões básicas
Daniel Vieira Inácio
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE