Revolução Industrial

gabrielmaia
Mind Map by gabrielmaia, updated more than 1 year ago
gabrielmaia
Created by gabrielmaia over 5 years ago
274
5

Description

Resumo sobre a Revolução Industrial
Tags

Resource summary

Revolução Industrial
1 Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo. Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.
2 A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
3 Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias. Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas“. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador. O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.
4 Na primeira fase, entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
5 A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.
6 A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
7 Era Meiji
7.1 Os três primeiros governantes Tokugawas estabeleceram um controle tão rígido sobre o Japão que seu governo duraria mais de dois séculos e meio até finalmente desabar, em 1868, na tumultuada esteira da reabertura do Japão aos países do Ocidente, uma década e meia antes. Os Tokugawas reinavam através de daimyos hereditários, que somavam cerca de 265. Os daimyos controlavam os feudos por intermédios dos samurais. A transição de luta armada constante para uma paz vigiada de perto provocou o surgimento de uma nova classe: os samurais, que tinham direito de usar do sobrenome da família e ainda portar duas espadas (sendo que os plebeus não tinham o direito de usarem armas e nem o sobrenome da família). Mesmo com toda essa confusão, não haviam sido bem definidas as classes sociais. Todas as localidades haviam guerreiros que não tinham um senhor (rounin), ou que os perderam em guerra como a de Sekigahara ou eram um dos poucos sobreviventes. Foram necessários um ou duas gerações para organizar
Show full summary Hide full summary

Similar

Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
REVOLUÇÃO RUSSA
Savio Andrade
Terceira Revolução industrial
lepereir1
A Revolução Industrial
Tania Lacerda
Revolução Industrial e Liberalismo
matheusmathias00
Revolução industrial
Danilo Silva
Revolução Industrial2
gabrielmaia
Formação do Espaço e a Revolução Industrial
Marina Blumer Grigull
Espaço Geográfico e Revolução industrial
alana broch
Revolução Industrial
gustavo jaccoud
Globalização e Revoluções técnico-científicas
João Victor