Revolução Industrial e Liberalismo

matheusmathias00
Mind Map by matheusmathias00, updated more than 1 year ago
matheusmathias00
Created by matheusmathias00 over 4 years ago
98
1

Description

Mind Map on Revolução Industrial e Liberalismo, created by matheusmathias00 on 05/31/2015.

Resource summary

Revolução Industrial e Liberalismo
1 A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
1.1 Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
2 A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
3 A Primeira etapa da Revolução Industrial Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
3.1 A Segunda Etapa da Revolução Industrial A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.
3.1.1 A Terceira Etapa da Revolução Industrial Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.
4 Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
5 O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.
6 Podemos citar como princípios básicos do liberalismo:
6.1 - Defesa da propriedade privada;
6.1.1 - Liberdade econômica (livre mercado);
6.1.1.1 - Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);
6.1.1.1.1 - Igualdade perante a lei (estado de direito)
6.1.1.1.1.1 Matheus Mathias de Souza 8° FERR Prof. Luana
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
2º Guerra Mundial
João Gabriel
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
República Velha
Vitor Gomes
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha