Petróleo

Description

vantagens e desvantagens do petroleo
silas.2015carval
Mind Map by silas.2015carval, updated more than 1 year ago
silas.2015carval
Created by silas.2015carval almost 9 years ago
245
0

Resource summary

Petróleo
  1. surgimento do petróleo

    Annotations:

    •     Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).   Primeiro poço da história   O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros. O maior produtor e consumidor mundial são os Estados Unidos; por esta razão, necessitam importar cada vez mais.    
    1. maiores produtores de petróleo

      Annotations:

      •    Os maiores produtores de petróleo são:   1º - Arábia Saudita 2º – Rússia   3º - Estados Unidos   4º - China   5º - Canadá   6º - Irã   7 º - Kuwait   8º - Iraque   9º - Venezuela   
      1. maiores consumidores de petróleo

        Annotations:

        •    Os que mais consome petróleo são: 1ºEstados Unidos   2ºChina   3ºJapão   4ºÍndia   5ºRússia   6ºBrasil   
        1. produção de gases poluentes

          Annotations:

          •    O uso de petróleo como fonte de energia provoca uma elevada quantidade de emissões de CO2 dióxido de carbono,  levando ao efeito do aquecimento global. Estas emissões estão presentes em toda a cadeia de produção de petróleo e derivados e também, na utilização dos combustíveis produzidos.   
          1. impactos Ambientais

            Annotations:

            • Acidentes em que há vazamento de petróleo no mar, fazem com que  afetem plantas, peixes, mamíferos e toda a vida animal e vegetal de determinado ecossistema
      2. Derivados do petróleo

        Annotations:

        • Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
      3. pontos positivos

        Annotations:

        •    O petróleo é uma das substâncias mais importantes do mundo e faz um papel importante em algumas das maiores indústrias, tais como:   ØProdutos químicos;   ØUso em veículos para transportes;   ØGeração de energia;   ØIndústria petroquímica, dentre outras.      A alta densidade de energia e fácil disponibilidade fizeram a humanidade quase totalmente dependente do petróleo.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Geografia- ENERGIA
        jpedrohenriques
        Os impactos do desmatamento
        Karine Maia
        PETRÓLEO
        thaliautbk
        Petróleo
        Lara M
        Recursos Energéticos
        Gaby Borges
        Ácidos Carboxílicos
        Arthur Carvalho
        Fontes de Energia - Necessidades Energéticas, Carvão Mineral e Petróleo
        Thiago Henrique
        O Ciclo do Petróleo.
        Jean Carlos Oliveira
        SLU_MOD 7_IMPACTOS AMBIENTAIS
        Brigida de Queiroz