Humanismo

Description

asda
Neves07
Mind Map by Neves07, updated more than 1 year ago
Neves07
Created by Neves07 almost 9 years ago
26
0

Resource summary

Humanismo
  1. Século XV ao XVIII
    1. Caída do sistema Feudal , entrando em seu lugar o mercantilismo
      1. Migração de Camponeses para as cidades
        1. Subordinação completa à Igreja abandonada
          1. Início das Grandes navegações
          2. O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, também conhecida como Pré-Renascimento ou Quatrocentismo, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Tem como marcos iniciais as nomeações de Fernão Lopes como Guarda-Mor da Torre do Tombo (local onde se guardavam os documentos oficiais), em 1418 e, como Cronista-Mor do Reino, em 1434, quando recebeu de D. Duarte, rei de Portugal, a incumbência de escrever a história dos reis que o precederam.

            Annotations:

            • O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, também conhecida como Pré-Renascimento ou Quatrocentismo, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Tem como marcos iniciais as nomeações de Fernão Lopes como Guarda-Mor da Torre do Tombo (local onde se guardavam os documentos oficiais), em 1418 e, como Cronista-Mor do Reino, em 1434, quando recebeu de D. Duarte, rei de Portugal, a incumbência de escrever a história dos reis que o precederam.
            1. MOVIMENTO HUMANISTA: Desde o século XVI, era perceptível a insatisfação por parte dos estudiosos com as concepções hierárquicas e dogmáticas dos valores culturais defendidos pela Igreja. Os humanistas tinham por objetivo principal a valorização do ser humano e a defesa do saber, como forma de romper com os ideais medievais, o que determinou a defesa de ideias como:
              1. Classicismo: voltou-se para a Antiguidade Clássica, retomando os valores greco-romanos. Procuravam espelhar a estética da antiguidade nas obras. Eles pretendiam renascer essa cultura que estava desaparecida durante o período medieval, denominado “Idade das Trevas”.
                1. Antropocentrismo: o oposto do teocentrismo medieval, que falava que Deus era o centro do universo. No antropocentrismo, o homem era o centro do universo, sendo independente de Deus.
                  1. Individualismo: afirma a liberdade do indivíduo, principalmente perante à sociedade e ao Estado. Contrapunha-se ao coletivismo da sociedade feudal medieval.
                  2. HumanismoHistoricamente o Humanismo foi um movimento intelectual italiano do final do século XIII que irradiou-se para quase toda a Europa, isto porque, após a queda de Constantinopla em 1453, muitos intelectuais gregos (professores, religiosos e artistas) refugiaram-se na Itália e começaram a difundir uma nova visão de mundo, mais antropocêntrica, indo de encontro à visão teocêntrica medieval.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Humanismo
                    Isabella V. Silva
                    Classicismo
                    thiagosilva327
                    Humanismo- Resumo
                    Vinicius Rocha
                    Trovadorismo
                    Neves07
                    Humanismo
                    Nathan Lima
                    ROCOCÓ
                    bineadriana
                    Escolas Literárias
                    Lucas Souza
                    Humanismo
                    Laryssa Valencise
                    HUMANISMO
                    Luana Schramm
                    escolas literárias (1ª parte)
                    Lu B