Mundo Subdesenvolvido

Description

Geografia Mind Map on Mundo Subdesenvolvido, created by Lari Menegatti on 02/03/2021.
Lari Menegatti
Mind Map by Lari Menegatti, updated more than 1 year ago
Lari Menegatti
Created by Lari Menegatti about 3 years ago
7
0

Resource summary

Mundo Subdesenvolvido
  1. educação
    1. A educação é um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos dessas, responsável pela sua manutenção, perpetuação, transformação e evolução da sociedade a partir da instrução ou condução de conhecimentos, disciplinamentos (educar a ação), doutrinação, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Ou seja, é um processo de socialização que visa uma melhor integração do indivíduo na sociedade ou no seu próprio grupo.
    2. setor secundario crescente
      1. O setor secundário transforma os bens primários em mercadorias e destina-as ao setor de comércio e serviços. ... Quando o setor secundário passa a crescer e a dinamizar-se em um dado local, dizemos que está ocorrendo o processo de industrialização, ou seja, a produção mecanizada ou manufaturada de mercadorias.
      2. problemas da urbanização acelerada
        1. A grande aglomeração de pessoas nas cidades, quando essas não disponibilizam infra-estrutura suficiente para a população, gera uma série de dificuldades de ordem ambiental e social.. Diante desse contexto, pode-se enumerar os problemas gerados pelo processo de urbanização ocorrido principalmente em países subdesenvolvidos, dentre muitos estão: Desemprego; As favelas; Cortiço; Loteamentos populares e Enchentes
        2. a fome
          1. As principais conseqüências da fome são: A desnutrição, devido à falta de nutrientes, proteínas e calorias. Raquitismo, devido à carência de Vitamina D. Anemia, provocada pela ausência de Ferro. Muitas pessoas, países e ONGs (Organizações não Governamentais) investem tempo, dinheiro e recursos para combater a fome no mundo, acreditando que só assim ela irá acabar. Outras pessoas acreditam que somente isso não é suficiente, pois seria necessário combater as desigualdades econômicas e sociais que existem tanto entre os países quanto dentro deles, aumentando, principalmente, a distribuição de renda.
          2. combate a pobreza
            1. Não só no Brasil, a pobreza é uma das vergonhas. Ela existe inclusive nos países altamente desenvolvidos, como a Suíça, como os Estados Unidos, com a Suécia, enfim, como os países conhecidos pela sua estrutura social, com reduzida percentagem de pobreza. O governo só poderá combater a pobreza reduzindo os impostos e fazendo um plano não-fictício, como tantos que já foram jogados na lata de lixo dos ministérios. Deve ter o propósito de servir aos pobres do País, que são milhões em todas as regiões.
            2. a economia da base rural
              1. A economia rural é responsável por boa parte das movimentações econômicas brasileiras. A pecuária, as atividades agrícolas e demais serviços rurais têm grande influência, pois, ao movimentarem a economia, geram mais empregos e contribuem para o desenvolvimento e crescimento econômico do país.
                1. existem três formas de produção agricolas distintas: SUBSISTÊNCIA- realizada em pequenas propriedades familiares. a agricultura de subsistência surge também em áreas montanhosas, sendo bastante antiga a ocupação de encostas do Himalaia, na Ásia, onde se desenvolveu o sistema de jardinagem.. PLANTATION- uma agricultura comercial, caracterizada por propriedades muito extensas, trabalho escravo e monocultura. as plantations de cana-de-açúcar foram rapidamente introduzidas no Brasil e logo depois nas ilhas da América Central. AGROINDÚSTRIA- só se desenvolve quando o processo de urbanização se expande, o que vem acontecendo em alguns países subdesenvolvidos, criando amplos mercados nas cidades, formados por indústrias, que precisam de matérias-primas, e pessoas, que necessitam de alimentos para consumo cotidiano.
                2. acelerada queda do crescimento vegetativo
                  1. Também conhecido como “crescimento natural”, este pode ser classificado em três diferentes categorias: positivo, negativo e nulo. Quando o crescimento vegetativo é positivo, significa que o número de nascimentos é superior ao de mortes, fazendo com que haja um aumento progressivo no número de habitantes da região analisada.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
                  GoConqr suporte .
                  TICs na Matemática
                  Erika Lopes
                  TICs na Educação
                  Erika Lopes
                  Períodos geológicos
                  Alessandra S.
                  O Clima - Geografia
                  GoConqr suporte .
                  Projeto Med 2015: História e Geografia
                  elisacoltro
                  Simulado Geografia
                  Marina Faria
                  PROTAGONISMO DO ALUNO
                  Alessandra S.
                  Geografia do Brasil
                  JOISSE DE OLIVEIRA
                  Geografia - Mapa do Brasil
                  GoConqr suporte .
                  Blocos econômicos
                  Ighor Ferreira