Princípios Fundamentais

Alynne Saraiva
Mind Map by Alynne Saraiva, updated more than 1 year ago
Alynne Saraiva
Created by Alynne Saraiva over 6 years ago
130
2

Description

Direito Administrativo (Mapas Mentais) Mind Map on Princípios Fundamentais, created by Alynne Saraiva on 10/21/2013.

Resource summary

Princípios Fundamentais
1 Infraconstitucional (legislações específicas)
1.1 Supremacia do Interesse Público: Os interesses públicos têm supremacia sobre os interesses individuais. Ex.: Desapropriação.
1.2 Presunção de Legitimidade: Os atos da Adm. se presumem legítimos, até prova em contrário. Ex.: Infração de trânsito apontada por agente.
1.3 Continuidade do Serviço Público: Os serviços públicos oferecidos à comunidade não devem ter interrupções. Ex.: Limite ao poder de greve.
1.4 Isonomia ou Igualdade: vedação de qualquer espécie de favoritismo ou desvalia em proveito ou detrimento de alguém.
1.5 Razoabilidade: visa a proibir o excesso, no sentido de aferir a compatibilidade entre meios e fins de modo a evitar restrições desnecessárias ou abusivas por parte da Administração Pública, com lesão aos direitos fundamentais.
1.6 Motivação: exige que o administrador público apresente os fundamentos de fato e de direito que motivaram suas ações.
1.7 Ampla Defesa e Contraditório: oferece ampla defesa e contraditório aos administradores, como garantia a não serem surpreendidos com restrições a sua liberdade.
1.8 Indisponibilidade ou Poder-Dever: A Adm. não pode dispor de Patrimônio Público, pois os bens pertencem à coletividade. O Administrador que deixa de praticar um ato previsto em lei poderá ser punido por omissão, pois o mesmo tem o poder e o dever de prática do ato.
1.9 Autotutela: O Estado tem o dever de fiscalizar a emissão dos seus atos administrativos, podendo anulá-los, revogá-los ou convalidar-los.
1.10 Segurança Jurídica: veda a aplicação retroativa de nova interpretação de lei no âmbito da Administração. O princípio se justifica pelo fato de ser comum, na esfera administrativa, a mudança de interpretação de determinadas normas legais, afetando situações já reconhecidas e consolidadas na vigência de orientação anterior.
2 Constitucional (previstos no Art. 37)
2.1 Legalidade: O Estado só faz aquilo que a lei determinar ou autorizar. Já o particular pode fazer tudo que não é proibido por lei.
2.2 Impessoalidade: A Adm. deve agir de maneira impessoal, sem conceder privilégios ou vantagens pessoais. O Ato deve ter finalidade pública, não se confundindo a Adm. Pública com a pessoa física do agente.
2.3 Moralidade: A Adm. impõe ao Agente Público que além de respeitar a lei o mesmo deve ter um comportamento ético jurídico adequado. Ex.: Nepotismo fere a moralidade.
2.4 Publicidade: imposição legal da divulgação no Órgão Oficial do ato administrativo, no intuito do conhecimento do conteúdo e efeitos desse ato. Alguns não são necessários publicidade como os assuntos de segurança nacional, investigações policiais.
2.5 Eficiência: é a obtenção do melhor resultado com o uso racional dos meios. Tem o objetivo de tornar a Adm. mais rápida, eficaz e menos burocrática.
3 Deveres do Administrador
3.1 Poder-Dever de agir – O poder do agente significa um dever diante da sociedade.
3.2 Dever de eficiência – Cabe ao agente agir com a máxima eficiência funcional.
3.3 Dever de probidade – É o dever de o agente agir com caráter e integridade.
3.4 Dever de prestar contas – Deve, o agente, prestar contas sobre todos os seus atos
3.5 Abuso de poder: quando a autoridade, embora competente para a prática do ato, ultrapassa os limites de sua atribuição (excesso) ou se desvia das finalidades administrativas (desvio) ou se omite de seu dever (omissão).
3.5.1 Excesso de Poder – ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, vai além do permitido e exorbita no uso de suas faculdades administrativas.
3.5.2 Desvio de poder – quando a autoridade, mesmo atuando nos limites de sua competência, pratica o ato por motivos ou com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse público.
3.5.3 Omissão da administração – pode representar aprovação ou rejeição da pretensão do administrador, tudo dependendo do que dispuser a norma pertinente.
4 Poderes Administrativos
4.1 Poder vinculado – é aquele que a lei atribui à administração, para o ato de sua competência, estabelecendo elementos e requisitos necessários para sua formalização.
4.2 Poder discricionário – é a faculdade conferida à autoridade administrativa para, diante de certa circunstância, escolher uma dentre várias soluções possíveis.
4.3 Poder hierárquico – é o poder “através do qual os órgãos e respectivas funções são escalonados numa relação de subordinação e de crescente responsabilidade”.
4.4 Poder disciplinar – é o poder dado a autoridades administrativas, com o objetivo de apurar e punir faltas funcionais. Ele só abrange as infrações relacionadas com o serviço.
4.5 Poder regulamentar – é o poder de que dispõem os executivos, por meio de seus chefes (presidente, governadores e prefeitos) de explicar a lei, a forma correta de execução.
4.6 Poder normativo - é a faculdade que tem a administração de emitir normas para disciplinar matérias não privativas de lei.
4.7 Poder de polícia – é a faculdade de a administração limitar a liberdade individual em prol do interesse coletivo.
4.7.1 Polícia administrativa – age “a priori”, restringindo o exercício das atividades lícitas, em benefício do poder público. Ex.: lei do silêncio; tomar vacina.
4.7.2 Polícia judiciária – Age “a posteriori”, investigando delitos cometidos e aplicando a devida sanção.
4.7.3 Elementos:
4.7.3.1 Estado (sujeito)
4.7.3.2 Tranquilidade pública (objetivo)
4.7.3.3 Limitações às atividades prejudiciais (objeto)
4.7.4 Tem competência para exercer a polícia administrativa: administração direta, autarquias e fundações do direito público.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Mapas Mentais em Sala de Aula
Alice Sousa
Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
3 Canais do Youtube para Estudar para Concursos com Mapas Mentais
Luiz Fernando
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Manual Mapas Mentais - App
Nathalia - GoConqr