IMUNIZAÇÃO

Description

Imunização
Josiane Côrtes
Mind Map by Josiane Côrtes, updated more than 1 year ago
Josiane Côrtes
Created by Josiane Côrtes almost 9 years ago
31
1

Resource summary

IMUNIZAÇÃO
  1. HEPATITE B (RECOMBINANTE)
    1. A vacina contém o antígeno recombinante de superfície (HBsAg), que é purificado por vários métodos físico-químicos e adsorvido por hidróxido de alumínio, tendo o timerosal como conservante.
      1. SE LIGUE! A vacina hepatite B (recombinante) pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas, independentemente de qualquer intervalo.
        1. ESQUEMA: três doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira doses (0, 1 e 6).
          1. Para recém-nascidos, o mais precocemente possível, nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas, ainda na maternidade ou na primeira visita ao serviço de saúde, até 30 dias de vida.
            1. A continuidade do esquema vacinal será com a vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae b (conjugada) – penta e, nesta situação, o esquema corresponderá a quatro doses, para as crianças que iniciam esquema vacinal a partir de 1 mês de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
              1. Em recém-nascidos de mães portadoras da hepatite B, administre a vacina e a imunoglobulina humana anti-hepatite B preferencialmente nas primeiras 12 horas, podendo a imunoglobulina ser administrada no máximo até 7 dias de vida.
              2. O volume da vacina hepatite B (recombinante) monovalente a ser administrado é de 0,5 mL até os 19 anos de idade e 1 mL a partir dos 20 anos.
                1. Para usuários com 5 anos e mais sem comprovação vacinal, administre três doses da vacina hepatite B, conforme intervalos estabelecidos. Em caso de esquema vacinal incompleto, não reinicie o esquema, apenas o complete de acordo com a situação encontrada.
                2. Via de Administração: intramuscular. Em usuário portador de discrasia sanguínea (por exemplo: hemofílico), a vacina pode ser administrada por via subcutânea.
                  1. Em menores de 2 anos de idade, administre a vacina no músculo vasto lateral da coxa. No caso do músculo deltoide, em usuários acima de 2 anos, a administração será feita na face externa superior do braço.
              3. BCG (Bacilo de Colmé e Guerin)
                1. A vacina BCG é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea). CONTRAINDICADA aos usuários a partir dos 5 anos de idade portadores de HIV, mesmo que assintomáticos e sem sinais de imunodeficiência.Crianças com idades entre 18 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, não vacinadas, somente podem receber a vacina BCG após sorologia negativa para HIV; para estes indivíduos, a revacinação é contraindicada. Nota: A administração da vacina BCG deve ser adiada quando a criança apresentar peso inferior a 2 kg, devido à escassez do tecido cutâneo (panículo adiposo), e quando apresentar lesões graves de pele.
                  1. Esquema, Dose e Volume
                    1. Corresponde à dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Na rotina, a vacina pode ser administrada em crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias. O volume de cada dose corresponde rigorosamente a 0,1 mL.
                    2. A VACINA é ADMINISTRADA por via intradérmica na região do músculo deltoide, no nível da inserção inferior, na face externa superior do braço direito. após a injeção da vacina BCG aparece no local uma pápula de aspecto esbranquiçado e poroso (tipo casca de laranja), com bordas bem nítidas e delimitadas.
                      1. SE LIGUE: A lesão vacinal evolui da seguinte forma: • após a administração, de 3 a 4 semanas, surge um nódulo (caroço) no local; • entre 4 a 5 semanas, o nódulo evolui para uma pústula (ferida com pus); • em seguida, evolui para uma úlcera (ferida aberta) de 4 a 10 mm de diâmetro; e • entre 6 a 12 semanas, finalmente, forma-se uma crosta (ferida com casca em processo de cicatrização).
                      2. SE LIGUE: A vacina BCG, uma vez reconstituída, pode ser usada por um prazo máximo de 6 horas. • Esse prazo só deve ser respeitado se o imunobiológico for mantido sob temperatura adequada (+2ºC e +8ºC) e se forem adotados os cuidados que evitem a sua contaminação.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        SUS E ATENÇÃO A SAÚDE NO BRASIL
                        danieleyuri
                        Principais temas para estudar em Biologia
                        Marina Faria
                        Principais temas para estudar em Biologia
                        GoConqr suporte .
                        Principais temas para estudar em Biologia
                        Edson Ribas
                        Imunização
                        Karine Maia
                        Principais temas para estudar em Biologia
                        Miguel Ronaldo
                        PNAE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
                        Jaine Bezerra Costa
                        Dengue.
                        Lígia Saraiva