IMUNIZAÇÃO

Josiane Côrtes
Mind Map by Josiane Côrtes, updated more than 1 year ago
Josiane Côrtes
Created by Josiane Côrtes over 6 years ago
15
1

Description

Imunização

Resource summary

IMUNIZAÇÃO
  1. HEPATITE B (RECOMBINANTE)
    1. A vacina contém o antígeno recombinante de superfície (HBsAg), que é purificado por vários métodos físico-químicos e adsorvido por hidróxido de alumínio, tendo o timerosal como conservante.
      1. SE LIGUE! A vacina hepatite B (recombinante) pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas, independentemente de qualquer intervalo.
        1. ESQUEMA: três doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira doses (0, 1 e 6).
          1. Para recém-nascidos, o mais precocemente possível, nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas, ainda na maternidade ou na primeira visita ao serviço de saúde, até 30 dias de vida.
            1. A continuidade do esquema vacinal será com a vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae b (conjugada) – penta e, nesta situação, o esquema corresponderá a quatro doses, para as crianças que iniciam esquema vacinal a partir de 1 mês de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
              1. Em recém-nascidos de mães portadoras da hepatite B, administre a vacina e a imunoglobulina humana anti-hepatite B preferencialmente nas primeiras 12 horas, podendo a imunoglobulina ser administrada no máximo até 7 dias de vida.
              2. O volume da vacina hepatite B (recombinante) monovalente a ser administrado é de 0,5 mL até os 19 anos de idade e 1 mL a partir dos 20 anos.
                1. Para usuários com 5 anos e mais sem comprovação vacinal, administre três doses da vacina hepatite B, conforme intervalos estabelecidos. Em caso de esquema vacinal incompleto, não reinicie o esquema, apenas o complete de acordo com a situação encontrada.
                2. Via de Administração: intramuscular. Em usuário portador de discrasia sanguínea (por exemplo: hemofílico), a vacina pode ser administrada por via subcutânea.
                  1. Em menores de 2 anos de idade, administre a vacina no músculo vasto lateral da coxa. No caso do músculo deltoide, em usuários acima de 2 anos, a administração será feita na face externa superior do braço.
              3. BCG (Bacilo de Colmé e Guerin)
                1. A vacina BCG é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea). CONTRAINDICADA aos usuários a partir dos 5 anos de idade portadores de HIV, mesmo que assintomáticos e sem sinais de imunodeficiência.Crianças com idades entre 18 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, não vacinadas, somente podem receber a vacina BCG após sorologia negativa para HIV; para estes indivíduos, a revacinação é contraindicada. Nota: A administração da vacina BCG deve ser adiada quando a criança apresentar peso inferior a 2 kg, devido à escassez do tecido cutâneo (panículo adiposo), e quando apresentar lesões graves de pele.
                  1. Esquema, Dose e Volume
                    1. Corresponde à dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Na rotina, a vacina pode ser administrada em crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias. O volume de cada dose corresponde rigorosamente a 0,1 mL.
                    2. A VACINA é ADMINISTRADA por via intradérmica na região do músculo deltoide, no nível da inserção inferior, na face externa superior do braço direito. após a injeção da vacina BCG aparece no local uma pápula de aspecto esbranquiçado e poroso (tipo casca de laranja), com bordas bem nítidas e delimitadas.
                      1. SE LIGUE: A lesão vacinal evolui da seguinte forma: • após a administração, de 3 a 4 semanas, surge um nódulo (caroço) no local; • entre 4 a 5 semanas, o nódulo evolui para uma pústula (ferida com pus); • em seguida, evolui para uma úlcera (ferida aberta) de 4 a 10 mm de diâmetro; e • entre 6 a 12 semanas, finalmente, forma-se uma crosta (ferida com casca em processo de cicatrização).
                      2. SE LIGUE: A vacina BCG, uma vez reconstituída, pode ser usada por um prazo máximo de 6 horas. • Esse prazo só deve ser respeitado se o imunobiológico for mantido sob temperatura adequada (+2ºC e +8ºC) e se forem adotados os cuidados que evitem a sua contaminação.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        SUS E ATENÇÃO A SAÚDE NO BRASIL
                        danieleyuri
                        Principais temas para estudar em Biologia
                        GoConqr suporte .
                        Principais temas para estudar em Biologia
                        Marina Faria
                        Principais temas para estudar em Biologia
                        Edson Ribas
                        Imunização
                        Karine Maia
                        Principais temas para estudar em Biologia
                        Miguel Ronaldo
                        Dengue.
                        Lígia Saraiva
                        PNAE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
                        Jaine Bezerra Costa