ANCILOSTOMÍASE

Description

4
Emanueli Carboneze
Mind Map by Emanueli Carboneze, updated more than 1 year ago
Emanueli Carboneze
Created by Emanueli Carboneze about 3 years ago
3
0

Resource summary

ANCILOSTOMÍASE
  1. TRANSMISSÃO
    1. A transmissão ocorre por PENETRAÇÃO ATIVA das cercarias (que estão presentes na água, após sair de seu hospedeiro intermediário – caramujo) na pele e mucosa do hospedeiro. A mesma leva de 10 à 16 horas para acontecer, sendo num local de alta temperatura e luminosidade – isso faz com que a cercaria fique mais agitada. A penetração pode ser nas pernas ou nos pés.
    2. SINAIS E SINTOMAS (Os sintomas são subdivididos em duas (2) fases:
      1. > Fase aguda: Corresponde a miração e maturação. Geralmente assintomática. - Dermatite, tosse, febre, eosinofilia sanguínea, dores abdominais, náuseas e diarreia. > Fase crônica: Espoliação sanguínea + deficiência nutricional, anemia. - Anorexia, perda de peso, palidez, cansaço, fraqueza, dores musculares, cefaleia e sintomas intestinais.
      2. DIAGNÓSTICO
        1. O diagnóstico da ancilostomose é feito através da detecção de ovos do parasito nas fezes. Após a invasão da pele pelo parasito, os primeiros ovos podem aparecer após 2 meses somente. Quando a infecção é provocada pelo A. duodenale, o primeiros ovos podem demorar até 1 ano para surgirem nas fezes.
        2. TRATAMENTO
          1. O tratamento é feito com Mebendazol, Albendazol e o Pamoato de Pirantel. - O Mebendazol deve ser tomado na dose de 100mg, duas (2) vezes ao dia durante três (3) dias consecutivos, porém não é recomendado para gestantes. O tratamento deve ser utilizado em todos os familiares infectados ou para todos os membros de grupos comunitários para interromper o ciclo de transmissão. O controle de cura é realizado 7°, 14° e 21° dias após o tratamento, através de exame parasitológico de fezes.
          2. CICLO DE VIDA
            1. O ciclo de vida é HETEROXÊNICO (parasito precisa de dois hospedeiros opostos). > Como ocorre: O ovo que veio de fezes contaminadas entra na água e por meio de seus poros se enche e rompe liberando larvas já formadas em seu interior (que são os miracídios – aqueles que infectam a casca do hospedeiro intermediário caramujo), nas quais contém cílios que vão permitir a mesma chegar até o caramujo (o molusco libera substâncias que atraem o miracídio). Quando isso ocorre a larva vai perdendo sua estrutura aos poucos e se transforma no esporocisto (forma larval do caramujo), que se multiplicará de forma assexuada e formará a cercaria -> ela sai do caramujo indo em direção ao hospedeiro para ocorrer a penetração.
              1. > Quando a cercaria de penetra no homem, ela se transforma em um ESQUITOSSÔMULO que chegará até o fígado, onde passará a ser um verme adulto. Sendo assim, o macho e a fêmea se juntam para se reproduzirem e os ovos que por eles são liberados, parte se encontram na corrente sanguínea, parte podem alcançar o Intestino Delgado e parte podem ir para o fígado.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Diabetes
            larissa marinho
            Diarreia Aguda
            Tatiana Sá da Fonseca
            DIABETES MELLITUS
            Iago Rohr
            SEMIOLOGIA
            Karen Dalla Costa
            ANCILOSTOMÍASE
            Emanueli Carboneze
            Doença do refluxo
            clarissa gomes
            A PARALISIA CEREBRAL
            Micheline Maria4931
            HIPERPLASIA ADRENAL CONGÊNITA
            Maria Baracioli
            Recursos Materiais e estrutura da Hemodinâmica
            Árgila Carvalho